sexta-feira, 30 de março de 2012

Agência do Banco do Brasil de Carolina é assaltada na manhã desta sexta-feira

O gerente do banco e um mototaxista foram feitos reféns.
SÃO LUÍS -Clima de pânico e terror na cidade de Carolina. Um bando assaltou, na manhã desta sexta-feira (30), a agência do Banco do Brasil do município. Segundo informações, os bandidos chegaram em uma caminhonete S10 de cor prata. Alguns integrantes do grupo invadiram o banco, e outros ficaram do lado de fora. Houve troca de tiros com a polícia.

Os bandidos teriam levado oito reféns. Policiais militares dos municípios de Balsas e Estreito foram acionados para ajudar na perseguição dos criminosos. Eles fugiram em direção ao município de Riachão em dois veículos: a S10 prata e um automóvel Fox, tomado de assalto.

Na BR-230, os criminosos liberaram os reféns e atearam fogo na S10. Eles continuaram a fuga somente no Fox por uma estrada que liga o povoado Taboaquinha, ainda em Carolina, à cidade de Goiatins, no Estado do Tocantins. No povoado da cidade maranhense, a quadrilha abandonou o veículo e continuou a fuga em quatro motocicletas, que já estavam à espera do bando.

A polícia conseguiu seguir as pistas dos criminosos que entraram no matagal. Um dos bandidos acabou morto. Os demais integrantes do banco estariam cercados em uma fazenda de Goiatins

Portal: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Juíza aprova funcionamento da unidade prisional de Santa Inês

O funcionamento da Unidade Prisional de Ressocialização de Santa Inês – cidade distante 250 km da capital – foi aprovado pela juíza da Vara de Execuções Penais do município, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro. A ação da magistrada aconteceu na tarde de quarta-feira (28), durante visita de inspeção ao local. Na unidade, também estiveram presentes o chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Asplan/Sejap), Bruno Polary; e o assessor da Asplan, Roberto Araújo Costa.

Na ocasião, Larissa Rodrigues avaliou as reformas realizadas nas instalações da unidade prisional. De acordo com a juíza, hoje nota-se, além de uma melhor estrutura física, uma preocupação social por parte da Sejap. “Pude ver aqui consultório dentário, centro de saúde, sala de alfabetização. Então o interesse aqui não é só de punir, mas ressocializar o detento”, afirmou.

Acompanhada do promotor de Justiça Frank Teles de Araújo, Larissa Rodrigues vistoriou todos os setores da unidade prisional. Os mais de dez compartimentos da unidade foram inspecionados por ambos, de forma positiva. “A estrutura física do local está muito boa. A inclusão das duas guaritas muito bem colocadas de forma estratégica”, ressaltou o promotor.

Frank Teles concordou com a juíza e reforçou que o funcionamento da cadeia pública já está mais que adequado. “A infraestrutura do local está correta e adequada para o funcionamento”, pontuou ele.

Convidado pela juíza a comparecer durante a inspeção, o delegado regional de Santa Inês, Valter Costa dos Santos, disse que 13 presos da delegacia serão transferidos para a unidade prisional. “A inspeção era justamente para ver se a casa estava apta para receber os internos, e está adequada estruturalmente para recebê-los”, declarou o delegado.

Questionada sobre a superlotação, a juíza disse que a maior preocupação é continuar mantendo os detentos somente de Santa Inês. “Vamos fazer um levantamento para que os internos de outras cidades sejam reconduzidos para suas comarcas. Mas a população carcerária está adequada”, destacou Larissa Rodrigues.

Hoje, a unidade prisional de ressocialização da cidade abriga, em suas instalações, um total de 56 detentos com uma capacidade para 70 internos. O mestre de obras João Alberto Evangelista Sousa disse que os trabalhos estarão concluídos em poucos dias. “Só estamos finalizando alguns detalhes, como a limpeza do poço de abastecimento d’água”, informou Alberto.

O diretor da unidade prisional de Santa Inês, Luís Henrique Sena de Freitas, avaliou como positiva a visita da magistrada à casa de detenção. “Esperávamos a visita dela para que avaliasse se a unidade estava ou não apta para o funcionamento. Como ela aprovou o funcionamento é porque está tudo certo, então foi positiva sim”, afirmou o diretor.

Sena falou sobre os desafios à frente da casa de detenção. Segundo ele, o objetivo é manter a unidade dentro dos padrões da Lei de Execuções Penais (LEP). “A LEP reza que devemos garantir assistência jurídica, social e psicológica. Vamos fazer com que todos esses direitos deles sejam acatados, mas isso é o maior desafio hoje”, declarou.

Após a visita da juíza, O chefe da Casa Civil, Luís Fernando, solicitou ao secretário Sérgio Tamer que agendasse para 4 de abril a inauguração da cadeia pública de Santa Inês. Ele complementou falando sobre os avanços no sistema prisional do Maranhão.

Segundo Luís Fernando, todos os investimentos do governo voltados para a construção, ampliação e reforma nos presídios tem sido bastante positivos. “O governo, por meio da Sejap, tem mostrado um interesse em contribuir para um melhor funcionamento do sistema prisional do Estado”, finalizou o chefe da Casa Civil.

Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz

IBAMA intensifica fiscalização em todos os Municípios da Pré-Amazônia Maranhense

O IBAMA intensificou a fiscalização ambiental nos municípios que dão acesso a floresta tropical da Pré-Amazônia maranhense, que são eles: Zé doca, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do paruá, Presidente Médici, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire e Centro Novo do maranhão. Os Agentes ambientais federais foram deslocados de vários estados da federação onde permanecerão por tempo indeterminado. Equipes chegaram a esses municípios de helicópteros e também por terra. Com apoio de homens da Polícia Federal, irão fiscalizar desmatamentos e os pontos de extração ilegal de madeira. Todos previamente mapeados pela Gerência Executiva da FUNAI.

Até o fim da operação, o IBAMA pretende autuar todos os madeireiros e os Índios que estão associados a eles para a exploração ilegal de madeira. Além da multa, o Madeireiro que desmatou, explorou a floresta será denunciado ao INCRA e poderá perder seus bens já adquiridos na região como: Caminhões, Tratores, Moto serras e como conseqüência maior, terão as suas Serrarias lacradas ou até queimadas. Por se envolverem em ilícitos ambientais, os madeireiros estão correndo um sério risco de perder tudo.

Fonte: Rádio Tropical (http://www.radiotropicalslp.com/) Postagem de Willame Policarpo
Edição: Cícero Ferraz

MAC é campeão do 1º turno do Maranhense

Vitória do primeiro turno do Campeonato Maranhense acabou com jejum
Viana - Se o jejum das equipes do interior por títulos no Campeonato Maranhense durava três anos, o do Maranhão Atlético era bem maior. Com a conquista do primeiro turno do Estadual sobre o Viana, na tarde desta quinta-feira (28), a equipe atleticana pôs fim a um período de cinco anos sem vencer nenhuma das etapas da competição.

A última vez que o Maranhão sagrou-se campeão de um turno aconteceu em 2007, quando bateu o Bacabal. Naquela oportunidade as duas equipes decidiam o segundo turno e na primeira partida da final, em São Luís, o time do Parque Valério Monteiro venceu por 2 a 0. Na volta, embora perdido por 2 a 1, o MAC assegurou a conquista pelos critérios de desempate.

Ainda naquele ano, o Maranhão pela última vez conquistou o Estadual. Na grande final enfrentou o campeão do primeiro turno, o Imperatriz. No primeiro jogo, mesmo fora de casa, o Quadricolor venceu por 1 a 0, graças ao gol do lateral-esquerdo Lúcio, aos 26 minutos do primeiro tempo.

Na última partida do campeonato de 2007, no Nhozinho Santos, nem mesmo a derrota por 2 a 1 (Rubsen e Marcelo Troisi para o Imperatriz; Arcinho descontou) tirou o título do Parque Valério Monteiro

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Governo do Estado vai qualificar agentes comunitários de saúde

O Governo do Estado vai beneficiar 17 mil agentes comunitários de saúde com qualificação profissional por meio do Programa Maranhão Profissional. O assunto foi um dos pontos da pauta da reunião do governador em exercício, Washington Luis Oliveira, nesta quinta-feira (29), com integrantes do Comitê de Mobilização e Articulação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, realizada no gabinete do Palácio dos Leões.

Durante a reunião, o governador em exercício lembrou que sempre teve uma ligação forte com os movimentos comunitários de saúde e destacou que a federação dos agentes comunitários vem fazendo um trabalho no sentido de capacitar e potencializar o trabalho desses profissionais, para que eles cada vez mais preste um bom serviço para a saúde pública no Estado, de forma preventiva.

"Portanto acho que devia ser uma prioridade dos municípios uma atenção a esses agentes comunitários que desenvolve esse trabalho lá na ponta, junto, dentro das casas das pessoas. É uma política importante do Sistema Único de Saúde, que é de responsabilidade dos municípios, financiado pelo governo federal e o Governo do Estado apóia isto", disse Washington Oliveira.

Na reunião com o governador estavam presentes o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Maranhão e presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Raimundo Henrique da Silva, o coordenador do comitê dos Agentes Comunitários, Sérgio Gutenberg Oliveira, além de representantes dos agentes comunitários dos municípios de Cachoeira Grande, Timon, Tuntum, Formosa da Serra Negra e Grajaú, entre outros municípios.

Além da qualificação profissional os agentes também pediram o apoio do governo para a abertura da Escola do SUS, para que possa capacitar esses profissionais e também um projeto de incentivo financeiro do Estado ao agente comunitário de saúde. "Nós estamos recebendo essa pauta e vamos trabalhar no sentido de buscar atender naquilo quer for da competência do Estado", completou o governador em exercício.

O presidente do Comitê, Sergio Gutenberg, agradeceu o governador por ter recebido a categoria. "Estamos aqui pedindo ao vice-governador e a governadora Roseana Sarney que tenha um olhar diferente para essa categoria. Sabemos da luta dos dois e vamos aguardar sabendo quer nossas solicitações serão providenciadas", disse.

Qualificação - Em relação a participação dos agentes comunitários no Programa Maranhão Profissional, Sérgio Gutenberg disse que será um grande beneficio para a categoria. "Precisamos nos qualificar melhor e esse é um programa quer abre a porta para muitos trabalhadores", observou.

O Programa Maranhão Profissional visa ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da formação profissional de pessoas no estado. Por meio do Programa, o governo do Estado vai coordenar, através de ações integradas do poder público estadual com a iniciativa privada e as instituições de ensino públicas e privadas, a formação profissional de milhares de pessoas para atender uma demanda de 200 mil novas vagas de empregos.

O programa prevê ainda: a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado. A meta é qualificar 400 mil trabalhadores maranhenses.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ibama e Polícia Ambiental realizam operação 'krakatoa' em municípios do MA

Operação identifica serrarias que trabalham ilegalmente em terras indígenas no MA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais(IBAMA) em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental está há 15 dias colocando em ação a operação Krakatoa que tem como objetivo o desmonte de serrarias em torno de terras indígenas nos municípios de Centro de Guilherme e Santa Luzia do Paruá. A ação deverá se estender por mais um mês a fim de conseguir explorar 100% do território dos dois municípios.

45 pessoas de Estados como Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amapá, Ceará e Maranhão buscam madeireiros que, ilegalmente, trabalham em árvores que pertencem ao território indígena. As penas são multa ao proprietário da serraria, por descumprimento do embargo e reincidência e, também, por trabalhos com madeiras de origem ilegal.

Além dessas punições, os funcionários da serraria, também, aumentam o prejuízo financeiro pela qual a empresa passará por fuga do local no momento da inspeção.

“Quando chegamos as serrarias muitos homens saem correndo. Porém, isso é mais um agravante que aumenta a multa das serrarias por não contribuição com o nosso trabalho”, declarou Ciclene, funcionária do Ibama.

Até o momento, mais de 10 serrarias já foram abordadas, multadas e fechadas pela inspeção que acredita que esse número pode dobrar ao fim da inspeção

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Prefeito João Castelo vai ser transferido para São Paulo

Prefeito de São Luís será levado para o hospital Sírio Libanês. Ele está internado em estado grave

SÃO LUÍS – O prefeito de São Luís, João Castelo vai ser transferido ainda hoje (29), para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A transferência deve ocorrer por volta das 19h00. João Castelo (PSDB), está em estado grave, na UTI do Hospital UDI, em São Luís.

De acordo com o boletim médico divulgado às 16h00 desta quinta-feira, o prefeito de São Luís está em internado na UTI com um quadro de desidratação. Ainda segundo o boletim, o prefeito está acordado, com os sinais vitais estáveis e respirando sem a ajuda de aparelhos.

O prefeito João Castelo (PSDB), deu entrada no Hospital UDI, na noite desta quarta-feira (28), por volta das 22h, apresentando quadro de gastroenterite [inflamação intestinal].

Segundo os médicos o estado de saúde do prefeito é grave, porém estável. João Castelo está acompanhado da família.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Treze presos, que participaram de rebelião em Pedrinhas, retornam a São Luís

SÃO LUÍS - Treze presos, que participaram da rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em novembro de 2010, estão de volta a capital maranhense. Eles chegaram nesta quinta-feira (29), do Estado do Mato Grosso, onde em estavam em uma penitenciária federal de segurança máxima.

Os presos serão realocados em várias unidades prisionais da capital, inclusive no Quartel da Polícia Militar de São Luís, localizado no Calhau. A Secretaria de Administração Penitenciária não informou os nomes dos presos que retornaram a São Luís.

Os 13 detentos foram os líderes do motim que durou mais de 24h e teve como saldo negativo 18 pessoas mortas, sendo que três destes foram decapitados e as cabeças jogadas no pátio do Presídio São Luís.

Portal: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vereador e ex-prefeito chamam atenção do governo para abandono de Marajá do Sena

Marajá do Sena - Localizado a 350 quilômetros de São Luís, o município de Marajá do Sena encontra-se isolado e praticamente abandonado pelo Governo do Estado, segundo informam políticos locais, que se dizem indignados pelo isolamento da cidade por conta do precário estado de conservação da rodovia MA-323, uma via estratégica para o município de pouco mais oito mil habitantes.

O vereador Gildomar Rodrigues (PRTB), o “Gildo”, tem defendido que, em meio à polêmica em torno de mais um empréstimo de R$ 2,3 bilhões, solicitado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governo aloque parte desse recurso para concretizar as obras da MA-323. O vereador lembra que em 2010, a MA era para ter sido contemplada com o último financiamento feito pelo estado junto ao banco estatal.

Em 14 de setembro de 2010, o governo anunciou no Diário Oficial do Estado uma licitação para pavimentar a MA-323, que liga a sede de Marajá do Sena ao povoado de Nova Olinda, mas a obra nunca saiu do papel. Ela seria realizada com os recursos do empréstimo de 900 milhões solicitados ao BNDES. Até hoje a população sofre com as condições precárias dessa MA, onde, em pleno século XXI, cidadãos são transportados em redes porque automóveis como ambulâncias, por exemplo, não têm como trafegar”, reclama o parlamentar.

Segundo o ex-prefeito Perak Roberto, há anos a população de Marajá sofre com a situação da MA- 323 e nada é feito para solucionar o problema. Perak afirma que o governo do Estado deveria aproveitar o novo empréstimo que está sendo solicitado ao BNDS e solucionar de vez os transtornos causados pelo estado em que se encontra a rodovia.

“A situação é crítica em todos os aspectos. O município de Marajá do Sena não tem como planejar o seu futuro sem que a MA-323 seja efetivamente construída e devidamente pavimentada, pois o que temos atualmente está longe de ser considerada uma MA. O município e a população necessitam dessa obra, pois milhares de pessoas, entre crianças, jovens e idosos, têm sofrido com essa situação”, afirmou.

Cobranças – Segundo o vereador Gildo, a população tem cobrado da prefeitura a construção da MA-323, sem o devido conhecimento de que se trata de uma obra de competência do governo do Maranhão. “A prefeitura tem feito o possível para ao menos disponibilizar tratores para ajudar a tirar os carros que ficam no atoleiro na época das chuvas, mas isso não resolve. Estamos pedindo socorro, essa é a verdade”, desabafou.

O vereador fez questão de lembrar também que a situação da comunidade é humilhante e que a cidade está isolada da região porque a estrada efetivamente não existe. Ele apela que alguma solução seja tomada pelo poder público estadual no sentido que Marajá do Sena seja contemplada com as obras de estadas vicinais.

“Não aguentamos mais esse sofrimento, essa humilhação. Mês passado, o pai de uma moradora morreu de ataque do coração, aos 86 anos, e tivemos que carregá-lo por mais de cinco quilômetros em uma rede. Estamos isolados do mundo e só ouvimos promessas do governo e nada mais”, assegurou.

A MA-323 é a principal via de acesso ao município de Marajá do Sena. A única alternativa que a população tem para chegar a outras localidades é através do Rio Grajaú, uma viagem que chega a durar quase 6 horas de barco.

Além dos transtornos causados aos produtores locais, que não têm como escoar a produção, a situação da MA-323 causa outro grave problema: merendas não chegam às escolas da região, bem como os medicamentos nos postos de saúde, conforme Gildo.

As reclamações de pais de alunos são constantes quanto à falta ou atraso da merenda escolar por conta das condições de trafegabilidade da MA-323. “Nossas crianças não se alimentam direito porque a merenda escolar demora a chegar e quando chega é no lombo de animais porque nenhum carro consegue chegar ao nosso povoado. A mesma coisa acontece como os remédios que não chegam aos postos de saúde e muitas pessoas chegam até morrer”, finalizou o vereador Gildo.

Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz

Exames de Lula confirmam desaparecimento de tumor

Ressonância e laringoscopia detectaram "ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório", segundo médicos
Exames realizados na manhã desta quarta-feira no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmaram que o tumor na laringe desapareceu, de acordo com médicos do Hospital Sírio-Libanês. Apesar do desaparecimento do tumor, Lula só será dado como curado do câncer daqui a cinco anos, caso não haja recidiva.
 
De acordo com o boletim médico, os exames detectaram "ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado". Lula chegou ao hospital hoje por volta das 8h e foi submetido a ressonância nuclear magnética e laringoscopia, segundo o hospital.

O tratamento de Lula começou no dia 31 de outubro e incluiu sessões de quimioterapia e de radioterapia. A última sessão de radioterapia ocorreu no dia 17 de fevereiro. O último exame detalhado realizado por Lula, realizado em dezembro, já havia apontado uma redução do tumor de 75% em relação ao seu tamanho inicial, de 2,5 centímetros de diâmetro.

Leia o boletim médico na íntegra:

"O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje (28/03), para realização de exames e avaliação dos resultados do tratamento ao qual foi submetido.

Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado.

O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.

A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto."

Atividades

Nas últimas semanas, devido à baixa imunidade, o ex-presidente teve nesse período inflamação na garganta e ficou internado por causa de uma pneumonia. Mesmo assim, Lula continuou recebendo visitas tanto em seu apartamento em São Bernardo do Campo como no hospital. Ontem, Lula recebeu no hospital a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem conversou durante 50 minutos.

Na sexta-feira, a expectativa é que Lula participe de evento realizado por seu instituto sobre regionalização de políticas públicas no Hotel Jaraguá, em São Paulo.

O câncer

O câncer de laringe está altamente associado ao fumo e ao consumo de álcool. Se descobertos em estágio inicial, 90% dos casos são curáveis. Se o câncer se espalhou para as áreas ao redor da laringe (gânglios linfáticos e pescoço) as chances de cura ficam entre 50% e 60%. Os tratamentos incluem cirurgia para remoção do tumor, radioterapia e quimioterapia.

Fonte: (Com Agência Estado e IG)
Edição: Cícero Ferraz

Fórmula de disputa da Copa União 2012 é modificada

Reunião do Conselho Arbitral da FMF alterou fórmula do campeonato após dois anos

SÃO LUÍS – Copa União 2012 definida. A competição, que chega este ano à sua terceira edição, teve mudanças em sua forma de disputa. A reunião do Conselho Arbitral da Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizada na noite dessa terça-feira (27) definiu como será a competição em 2012. Campeonato concederá vaga para a Copa do Brasil de 2013.

Neste ano, a Copa União continuará tendo dez times. Na primeira fase, as equipes, que formarão um grupo único, se enfrentam em jogos de ida e volta. Os oito melhores no geral se classificam para as disputas das fases de mata-mata (quartas de final, semifinais e final), que serão realizadas duas partidas em cada uma das fases.

As equipes com as melhores campanhas na fase de grupos terão vantagem de jogar por dois empates nos mata-mata.

Taça Cidade - 2012

O Conselho Arbitral também definiu a realização da Taça Cidade de São Luís, competição que ocorrerá de 5 a 8 de setembro, em comemoração aos 400 anos da capital maranhense. O mini-torneio contará com a participação de times da capital e do interior, que serão divididos em dois grupos na primeira fase: capital e interior. Os campeões de cada grupo decidem o torneio.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Câmara vota, hoje, o projeto da 'Lei Geral da Copa'

Acordo fechado ontem pôs fim ao impasse que impediu votações nas últimas duas semanas
SÃO LUÍS - A Câmara dos Deputados votará, nesta quarta-feira (28), o projeto do Executivo que institui a "Lei Geral da Copa" (PL nº 2.330/11), conforme acordo fechado, ontem (27) à noite, entre os líderes partidários e o presidente da Câmara, Marco Maia, que está exercendo interinamente a Presidência da República. A votação do Código Florestal (PL nº 1.876/99) foi marcada para abril.

A presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), comemorou a desvinculação entre as duas votações. "A Lei Geral da Copa não tem nada a ver com o Código Florestal, e fiquei feliz de ver que o caminho democrático do diálogo é sempre melhor", disse.

Líderes de oposição disseram que o acordo mostra que cabe ao Parlamento definir a sua própria agenda. "Na semana passada, o governo quis impor uma agenda a esta Casa, e demos uma resposta firme. Agora, todos os impasses estão superados, os ânimos serenados e a Câmara reafirma a sua capacidade de construir a sua própria agenda", disse o líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).

Bebidas nos estádios

O fato de haver acordo para a votação não significa consenso quanto ao projeto. O líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), disse que o partido ainda espera derrubar a liberação da venda de bebidas nos estádios. "Nós temos um acordo de procedimentos para a votação, não de mérito", esclareceu.

Araújo comemorou o acordo. "A melhor articulação do governo é a presidente Dilma viajar", disse, pelo Twitter. "Como a crise viajou para a Índia, resolvemos as votações", acrescentou.

O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), disse que a votação da proposta pode enfrentar algumas "dificuldades", mas não acredita em grandes divergências. "Prevaleceu o entendimento de que era fundamental votar a ‘Lei Geral da Copa’ o mais rapidamente possível para não prejudicar os entendimentos com a Fifa", disse.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Prefeitos têm até segunda para prestar contas com o TCE

Cerca de 196 prefeitos não haviam entregue suas prestações de contas referentes a 2011.

SÃO LUÍS - Cerca 196 prefeitos não haviam entregue, até ontem (27), suas prestações de contas do exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O prazo termina segunda-feira, 2 de abril, a partir de quando os inadimplentes já começarão a ter sérios problemas com a Justiça, correndo até o risco de inelegibilidade. Dos presidentes das Câmaras Municipais somente 30 já entregaram os documentos

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Professores do município fazem protesto em São Luís

A categoria saiu da Igreja do São Francisco em direção a sede da Prefeitura de São Luís.

SÃO LUÍS - Os professores da rede pública municipal de ensino de São Luis realizam nesta terça-feira (27), a IV Marcha em Defesa da Educação pública de qualidade.

A categoria estava concentrada em frente a Igreja de São Francisco de Assis, no São Francisco e seguiram em direção a Prefeitura de São Luís.

A categoria promete ainda acampar em frente a sede do executivo municipal até que todas as reivindicações da categoria sejam atendidas.

Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Chuva forte alaga casas e encobre veículos no Centro de Imperatriz (MA)

Cruzamento da Sousa Lima e Aquiles Lisboa foi um dos pontos críticos.Trânsito também ficou complicado na rua Coronel Manoel Bandeira.
A chuva forte que caiu em Imperatriz, que fica a 640 km de São Luís, alagou várias ruas e avenidas, no Centro, na noite desta terça-feira (27).

No cruzamento das ruas Sousa Lima e Aquiles Lisboa, no Centro de Imperatriz, a água invadiu casas e encobriu veículos. Na Coronel Manoel Bandeira algumas casas chegaram a ser inundadas. O carros trafegavam com dificuldade.

Outros dois pontos críticos que ficaram completamente alagados, no Centro de Imperatriz foram os cruzamentos da avenida Dorgival Pinheiro e Rua João Lisboa com a Rua Amazonas.

A chuva também complicou a situação de quem tentou trafegar no trecho entre as Ruas Simplicio Moreira e Tamandaré, também no Centro. Além da chuva forte, o esgoto entupido dificultou que o nível da água baixasse normalmente. Não houve vítimas.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

terça-feira, 27 de março de 2012

Proposta do novo Estatuto do Educador será finalizada nas próximas semanas

A proposta de reformulação do Estatuto do Educador será concluída em breve para ser encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa. Os reajustes finais no texto da proposta foram discutidos em reunião que aconteceu na noite de terça-feira (26), entre o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

De acordo com Bernardo Bringel, as discussões da proposta revisada do Estatuto do Educador estão em fase final. “Com o avanço nas discussões do texto da proposta, o documento será encaminhado em curto espaço de tempo”, disse Bringel.

O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, destacou que as discussões finais do novo estatuto estão relacionadas ao ajustamento do texto à Lei do Piso Nacional do Magistério.

A formatação do Estatuto do Educador seráfinalizada nas próximas semanas, a fim de que o documento final seja entregue à governadora Roseana Sarney e encaminhado posteriormente à Assembleia Legislativa para discussão e aprovação.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Prazo para usuário obter cartão do SUS vai até 2014

Segundo subsecretário estadual de Saúde, não há necessidade de pressa para obter o cartão
SÃO LUÍS – Vai até o ano de 2014 o prazo para que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) obtenham o Cartão Nacional de Saúde, que será necessário para procedimentos oferecidos pelo governo federal, como a marcação de consultas e realização de exames. Para alguns procedimentos, como cirurgias por meio de Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), assim como procedimentos pagos com recursos adicionais do Ministério da Saúde – como o Fundo de Ações Estratégicas e de Compensação (Faec) –, o cartão já é obrigatório. Mas, por enquanto, não há necessidade de correria aos postos de saúde, já que o atendimento é garantido mesmo a quem ainda não possui o cartão. Atualmente, o SUS possui 150 milhões de usuários. No Maranhão, o SUS cobre pelo menos 80% da população, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A medida visa o monitoramento de todos os procedimentos realizados pelo SUS, por meio do cadastramento dos profissionais que trabalham no sistema, assim como dos usuários. O Cartão Nacional de Saúde é semelhante a um cartão de crédito, com uma fita magnética que guarda informações sobre o usuário. O sistema integrado vai facilitar, também, a compensação dos procedimentos realizados entre os Estados.

De acordo com o subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite, o cadastramento não é compulsório neste primeiro momento. "O importante é que o cidadão se conscientize de que é importante ter o seu cartão, como a gente tem o cartão do plano de saúde. É importante que ele valorize isso. Da nossa parte, o cartão será importantíssimo para nós sabermos quem é quem na Saúde. Nós vamos poder saber, em determinado momento, quais foram as consultas ou prevalências", afirmou em entrevista na manhã desta terça-feira (27). Ele acredita que, após o prazo, o usuário continuará sendo assistido pelo SUS, mas convidado a saber a importância do sistema que está sendo implementado e fazer seu registro

Procedimento

O ideal, segundo o subsecretário, é que a família se desloque à unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o cadastro. É feito um registro com os dados pessoais de cada usuário. Agentes comunitários de saúde, também, estão realizando o registro.

A emissão do cartão é gratuita. Nas unidades de saúde, após realizado o registro, o usuário recebe um cartão provisório, até que seja enviado um cartão definitivo em residência, por meio dos Correios. Caso opte por receber o cartão por meio dos agentes comunitários de saúde, o prazo para entrega do cartão pode ser de até três meses.

Outras informações podem ser obtidas na página do Ministério da Saúde na internet.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Vinte municípios do Maranhão desmataram acima do permitido

Estado tem com o maior número de cidades na lista de prioridades do Ministério do Meio Ambiente
BRASÍLIA - O Diário Oficial da União publicou, nessa segunda-feira (26) portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a relação dos 53 municípios prioritários para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado - o PPCerrado. Medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e controle serão tomadas pelo Governo Federal para reduzir as taxas de desmatamento registradas.

O Maranhão é o Estado com o maior número de municípios na lista de prioridades. No período apurado, 20 unidades federadas desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados. O limite é compatível com o que prevê a lei, que permite com que as propriedades rurais desmatem até 75% das áreas. Bahia e Tocantins vêm em seguida com oito e o Piauí, com seis, ocupa o terceiro lugar.

Entraram na lista os que desmataram área superior a 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010 e possuam, em seu território, mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas.

Levantamentos feitos com base em imagens de satélite apontam que os 53 municípios representam apenas 4% do total de municípios do bioma, mas são responsáveis por 44,7% de toda a área desmatada no período.

De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, isso significa que o corte do bioma é relativamente concentrado em poucas áreas. A publicação da lista orientará, de agora em diante, as ações das três esferas de governo. O objetivo é, de um lado, diminuir o ritmo das motosserras e dos correntões e, de outro, promover novas atividades econômicas que valorizem a manutenção do Cerrado em pé, que produzam mais e com menos áreas abertas. A expectativa, conclui o diretor, é que os planos governamentais, como o da Agricultura de Baixo Carbono (ABC), sejam direcionados para apoiar os municípios na agenda da sustentabilidade.

Metas

A redução de 40% nas emissões de gases efeitos estufa provenientes do desmatamento no Cerrado é uma das metas voluntárias assumidas pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima , realizada em Copenhague, na Dinamarca. O compromisso foi transformado em lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Lula.

Dentro do PPCerrado, estão em andamento pelo MMA estão a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) do Cerrado e o Cadastro Ambiental Rural. Além disso, existem propostas de ampliação do número de Unidades de Conservação para o Bioma em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Novo inspetor da PRF/MA chega para assumir cargo

A 18º Superintendência de Polícia Federal no Estado do Maranhão já possui um novo chefe. O inspetor Valcir Correira Ortins chegou a São Luís para assumir o cargo. Ele vai substituir Tereza Nascimento Pereira e a portaria de nº 304 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de fevereiro de 2012.

Segundo informações da assessoria de comunicação da PRF, o inspetor Valcir ingressou na polícia em 1994 com 19 anos de idade. Aos 23 anos foi Superintendente Substituto da PRF, na Paraíba por três anos, vindo a assumir a titularidade dessa Superintendência em maio de 2004 e permaneceu até outubro de 2011. Já assumiu diversas funções na PRF, atuou na área operacional e na administrativa, nas funções de Corregedoria e Financeira.

A indicação para a Superintendência, no Maranhão, decorre da vasta experiência como gestor na Paraíba, estado com características regionais semelhantes às encontradas no Maranhão.

MAIS PRF

Policiais Rodoviários Federais recuperaram, no último dia 23, o veículo Scânia, placa NMO 2060/AL, carregado de refrigerante Antártica. A carreta foi encontrada no pátio do Posto Bananal, localizado no Km 234 da BR 010, entre o Povoado Bananal e o município de Governador Edison Lobão.

De acordo com a PRF, o veículo havia sido tomado de assalto na BR-316, próximo ao Povoado Dezessete, no município de Peritoró, fato ocorrido na noite de quinta-feira (22). A carreta foi fechado por um automóvel, onde desceram três homens, dos quatro que se encontravam no veículo. Todos estavam armados e entraram na cabine da carreta, de onde retiraram o motorista e o deixaram em um matagal às margens da BR-316.

Todos os postos da PRF no estado foram comunicados do roubo depois que o

motorista conseguiu se soltar, sair do matagal e registrar um boletim de ocorrência no posto mais próximo de onde se encontrava.

Policiais Rodoviários Federais ao passarem pelo Posto Bananal, observaram dois homens que se encontravam em um veículo Saveiro branco, placa do Marabá/PA. Um deles abaixou o vidro do Saveiro e ficou observando a carreta com a carga que estava estacionada no pátio do posto, cujas características batiam com a que havia sido roubada no dia anterior.

Dentro da Saveiro foi encontrado um equipamento usado para bloquear o sistema via satélite de rastreamento de autocargas e outros veículos, popularmente chamado de "capeta".

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 26 de março de 2012

Câmara Municipal: Sessão ordinária com debates entre oposição x situação

Na sessão ordinária realizada hoje (26) na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda do Maranhão, os debates foram bem acirrados entre situação e oposição. Houve uma série de cobranças por parte dos vereadores do PT quando a recuperação das estradas do interior, onde segundo os vereadores não houve a recuperação da estrada das Quadras XVI e XVII e construção da estrada do Nazaré, ao mesmo tempo houve elogio ao executivo pelo asfaltamento de algumas ruas (Manoel Balbino e parte da Praça do Mercado Velho). Alguns vereadores, ressaltaram que o debate é necessário para o crescimento democrático. O vereador Milton Moreira (Presidente da Casa) cobrou a votação da LDO e Orçamento, Lei que regulariza a terras da zona urbana. O Vereador Belimário, cobrou a presença de funcionários (couveiros) no cemitério local.
Quanto ao pedido do Sindicato do Servidores Públicos de Nova Olinda do Maranhão, a Comissão Processante não foi instalada nesta segunda-feira. O plenário estava lotado com a presença de muitos populares que aguardavam a votação do Parecer do TCE-MA, onde as contas do Executivo de 2006 (Gestão do ex-prefeito Hemeterio Weba Filho) foi devolvida para a Câmara Municipal.
A sessão de hoje tinha como matéria principal a votação do relatório final. Por 7 votos a 2, os vereadores votaram pela manutenção do Parecer do TCE-MA, onde as contas serão devolvidas para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Nesta terça-feira, os vereadores deverão reunir-se antes do inicio da sessão para a formação da Comissão Processante, onde os servidores públicos pedem investigação sobre o recolhimento o INSS de cada servidor, onde consta o não repasse de forma individual, segundo a petição do Sindicato dos Servidores.
Com já estamos em ano eleitoral, os debates prometem ser cada vez mais acirrados.

Edição e Foto: Cícero Ferraz

Colisão na BR-135 mata duas pessoas e deixa outras quatro feridas

Acidente aconteceu na tarde de domingo (25). Segundo PRF, pista estaria molhada.
SÃO LUÍS – Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, sendo duas em estado grave, em um acidente na tarde deste domingo no Km 45 da BR-135, na altura do povoado Periz de Cima.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um automóvel Fiat Strada (HYV-9294/CE), que se deslocava no sentido São Luís/Bacabeira teria ficado desgovernado, invadido a pista contrária e colidido com outros dois veículos, uma Frontier (JUA-2741/MA) e um Celta (NHG-0630/MA). O acidente aconteceu por volta das 15h

Ainda segundo informações da PRF, a pista estava molhada no momento do acidente.

Odair José da Penha, de 35, e uma pessoa identificada como Israel, de 28 anos, morreram no acidente. Os dois homens estavam no Fiat Strada.

Na Frontier, estavam quatro pessoas. Duas delas, identificadas como Vagno Santos Sousa e Murilo Henrique de Sousa Dias, ficaram gravemente feridas. As outras vítimas, que tiveram ferimentos leves, foram Raimundo David Costa (condutor) e Orleandro Muniz Sousa Dias

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

MAC espanta 'zebra' e fica a um empate do título

No jogo de ida da final do 1º turno, MAC aproveitou mando de campo para vencer o Viana
SÃO LUÍS – A decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense começou com uma importante vitória do Maranhão Atlético por 2 a 1 sobre o Viana. Jogando em casa, o MAC espantou a “zebra” e ficou muito perto de conquistar o título do turno. Na próxima quinta-feira (29), o MAC precisa apenas empatar que, mesmo assim, solta o grito de campeão.

Na partida deste domingo, o Viana não se intimidou por estar jogando fora de casa. O início de jogo do time vianense foi a mil por hora. Foram pelo menos duas boas oportunidades nos primeiros minutos.

Passado o susto, o MAC respondeu com chutes de longe, mas o goleiro Baby impedia que o time da capital abrisse o marcador. Apesar de boas chances das duas equipes, o placar no primeiro tempo ficou no 0 a 0.

Na volta do intervalo, os donos da casa foram ao ataque em busca de gols para reverter a vantagem do Viana, que jogava por dois empates para ser campeão. Demorou, mas o gol finalmente saiu. Aos 15 minutos da etapa final, Willian acertou um belo chute e tirou o zero do placar: 1 a 0 para o Maranhão Atlético

Na sequência, quando o MAC ainda comemorava o gol, Cantarelli foi expulso deixando o time da capital em desvantagem dentro de campo. Mas nada que impedisse o MAC de ampliar o marcador. De pênalti, Toniel fez 2 a 0 aos 25 minutos.

E ainda deu tempo para mais uma expulsão no jogo. Gleisson fez falta e foi para o vestiário mais cedo. Com igualdade numérica, o Viana descontou aos 37 minutos com Juninho. Fim de jogo: MAC 2 x 1 Viana

Fonte: Imirante Esportes
Edição: Cícero Ferraz

domingo, 25 de março de 2012

Nova Olinda Veteranos e Presidente Médici garantem vaga na 2ª fase da Copa Regional

(Nova Olinda Veteranos)

Neste final de semana (sábado e domingo), mais quatro equipes (04) garantiram vaga para a 2ª fase da Copa Regional de Veteranos. As equipes do Nova Olinda Veteranos e Presidente Médici garantiram vaga no Grupo H da Região do Alto Turi. O Nova Olinda Veteranos, de maneira surpreendente venceu de virada a equipe do Barcelona de Santa Luzia do Paruá neste sábado à tarde. O Barcelona estava garantindo vaga na 2ª fase até os 31 minutos do segundo tempo. Com alguns substituições feitas pela comissão técnica do Barcelona, deixou a equipe vulnerável, onde aos 34 minutos, o atacante Jailson (11) empatou o jogo e logo aos 37 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Buruca (16) fez o gol da classificação do Nova Olinda. 
Neste domingo (25), foi a vez da equipe de Presidente Médici garantir a vaga para a final. Aproveitando-se da fragilidade do ataque da Associação de Veteranos, a equipe visitante pressionou desde o início, onde aos 13 minutos do 1º tempo abriu o placar. Na segunda etapa, a equipe visitante ampliou o placar logo aos 30 segundos, e posteriormente a equipe da Associação de Veteranos não suportou o melhor futebol, sofrendo a maior goleada de sua história. Placar final de Associação de Veteranos 0 x 8 Presidente Médici.

Classificação final do Grupo H
1-Presidente Médici 06 pts +07 gs
2-Nova Olinda Veteranos 06 pts +01
3-Barcelona SLP -04 pts
3-Associação de Veteranos - 01 pts

Resultados do Final de semana
Nova Olinda Veteranos 2 x 1 Barcelona SLP
Presidente Médici 8 x 0 Associação de Veteranos

Santa Inês
Newton Bello 6 x 1 Bela Vista
Vila Nova 2 x 1 Alto Alegre

Jogos das 2ª fase (Quartas-de-finais) - Jogos em Santa Inês (Benezão)
Domingo
01.04.2012 - 08:30 - Caxiense x Expressinho
01.04.2012 -10:00 - Nova Olinda Veteranos x om Futuro
Sábado
07.04.2012 - 15:00 - Cohab x Alto Alegre
07.04.2012 - 17:00 - Crediario S. Francisco x Santo Antonio
Domingo
08.04.2012 - 08:30 - Tufilândia x Bela Vista do Maranhão
08.04.2012 - 10:00 - Presidente Médici x São Cristóvão
Sábado
14.04.2012 -15:00  -  Newton Bello x Águia
14.04.2012 - 17:00 -  Vila Militar x Buriticupu

Informações: Adiel Mendes e Davi Coelho
Edição: Cícero Ferraz

Anulado o concurso público para Prefeitura de Santa Inês-MA

Concurso foi anulado pela segunda vez este ano.Houve tumulto em vários locais de prova neste domingo (25).


Anulado neste domingo (25), o concurso público da Prefeitura de Santa Inês para preenchimento de 605 vagar para diversos cargos na administração pública. A decisão foi anunciada às 9h30 pelo presidente da comissão organizadora do concurso, Milton Carvalho Ferreira.
Houve muito tumulto nos locais de prova. Segundo a comissão do concurso, pelo menos 15% dos candidatos inscritos tentaram fazer a prova sem o cartão de inscrição, mas foram impedidos. Vários candidatos registraram ocorrência na Delegacia Regional de Santa Inês.
A comissão do concurso deve divulgar até quarta-feira (28), o novo edital do concurso para preenchimentos das vagas.
O concurso já havia sido anulado a primeira vez, no dia 5 de fevereiro. Na ocasião, uma mulher chegou a ser presa e solta após pagamento de fiança. A candidata foi flagrada com gabarito num celular. Vários telefones celulares de candidatos teriam sido apreendidos pela polícia.
O concurso público em Santa Inês é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura e o Ministério Público do Trabalho para substituição de todos os contratados por servidores concursados até 31 de março.
Fonte: G1 Maranhão (Edição: Cícero Ferraz)

Polícia prende suspeitos de assassinar pecuarista

IMPERATRIZ- O assassinato do pecuarista Braz Josias Cabrini, que estava desaparecido desde a última terça-feira (20), após autorizar saque de R$ 69 mil na agência do Banco do Nordeste, em Imperatriz, está esclarecido. O fazendeiro de Porto Franco, João Helisson Damasceno, o “Juju”, foi preso como mandante do crime. Outros três homens (foto) foram presos por participação neste assassinato. Se forem condenados, os envolvidos podem ser condenados de 12 a 30 anos de reclusão.
Em entrevista coletiva concedida na manhã deste domingo (25), o delegado regional de segurança, Francisco de Assis Ramos, e o delegado Fairlano Ayres explicaram que o crime foi planejado e executado quase com perfeição.
Segundo o delegado Assis Ramos, João Helisson havia contraído dívida de quase R$ 250 mil referente à compra de cerca de 200 bezerros e mandou matar o pecuarista para não ter que pagar a conta. Parte do montante que havia sido pago (R$ 69 mil) teve o saque autorizado pelo pecuarista antes de seu desaparecimento.
Prisões
A polícia prendeu três homens por envolvimento no crime. Dois deles, Adriano Célio da Silva Colaço, 23 anos, e Diego Rômulo Monteiro, conhecido por “Júnior”, foram acusados de executar a vitima com doze tiros de pistola 380.
O corpo do pecuarista foi encontrado no último sábado (24) em um matagal, em local de difícil acesso, nas imediações da Vila Davi II e próximo ao local onde está sendo construído o presídio da cidade, já em avançado estado de decomposição.
“Foi uma trama inicialmente bem feita, mas deixou vestígios”, ressaltou o regional acrescentando que o fio da meada foi a prisão de Adriano Célio na última sexta-feira portando documentos falsos e uma quantidade em dinheiro. Esse homem foi reconhecido por funcionários do banco como a pessoa que fez o saque do dinheiro. Em depoimento, Adriano entrou em contradição e acabou confessando participação no crime e revelando o local onde o corpo havia sido dispensado.
Edição: Cícero Ferraz (Informações: Portal Imirante)

sábado, 24 de março de 2012

Governo lança edital para contratação temporária de professores

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lança, na próxima semana, os editais do processo seletivo simplificado para contratação de professores.

As inscrições serão gratuitas e realizadas via internet, no endereço eletrônico da Seduc: www.educacao.ma.gov.br A entrega dos títulos, acompanhados da ficha de inscrição, gerada na internet, ocorrerá nas sedes das Unidades Regionais de Educação (UREs), conforme editais.



O processo selecionará candidatos para lecionarem nas escolas da rede estadual de ensino nas áreas de Ensino Médio Regular e Ensino Fundamental; Educação do Campo; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja; e Educação Especial.


O seletivo simplificado visa atender a necessidade da Secretaria de complementar o quadro de pessoal docente da rede estadual de ensino da capital e interior do estado, para o ano letivo de 2012.
As vagas, distribuídas por Unidade Regional de Educação/Município/Disciplina, constarão nos editais a serem publicados no endereço eletrônico da Seduc e afixados nos prédios da Secretaria situados à Rua Virgílio Domingues, nº 741 - São Francisco; na Avenida Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo; Rua Edmundo Calheiros, nº 05, São Francisco e nas sedes das UREs. 


Clique e confira o Edital e Vagas para cada município. EDITAL E DOCUMENTOS/

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Governo do Estado entrega títulos de posse a 140 famílias

As famílias são dos povoados Achui e Papagaio, de Humberto de Campos e Primeira Cruz. 
SÃO LUÍS - O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (23), no Auditório da Escola Erundine Silva, no município de Humberto de Campos, títulos de terra de domínio comunitário a 140 famílias dos povoados Achui e Papagaio, dos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz, respectivamente. Com isso, o governo dá um passo importante garantindo o acesso das famílias a políticas públicas e a créditos agrícolas, estimulando a produção, gerando oportunidade de trabalho e a melhoria da qualidade de vida no campo.
“Este é o objetivo maior da governadora Roseana Sarney, que encontra no prefeito Ribamar Fonseca, de Humberto de Campos, e no prefeito Sérgio Albuquerque, de Primeira Cruz, pontos de apoio para que programas, projetos e ações do Governo do Estado possam acontecer e possam ser vitoriosos”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.
O secretário chefe da Casa Civil, que representou a governadora Roseana Sarney na solenidade, estava acompanhado do secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e do diretor presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luis Alfredo.
Ao todo, são mais de 2.700 hectares de terras entregues às famílias, beneficiando mais de 800 pessoas. Luis Fernando destacou que não se pode falar em desenvolvimento, em melhoria de qualidade de vida, sem a valorização do pequeno agricultor, e é isso que o governo está fazendo com a entrega dos títulos de propriedade de terra.
O prefeito de Humberto de Campos, Ribamar Fonseca disse que a entrega dos títulos de posse da terra representa tranquilidade para as famílias, que tinham como um dos grandes problemas trabalhar em áreas onde havia certeza do domínio. “Tenho certeza que esses trabalhadores rurais a partir de hoje se sentiram outros, porque trabalharão com a segurança de que ninguém vai disputar a posse de sua terra.”, destacou.
O secretário Hildo Rocha lembrou que, desde o seu primeiro mandato, Roseana Sarney vem trabalhado na promoção da reforma agrária no estado e que no governo atual está retomando este programa. “Agora, por meio do Iterma, o governo está beneficiando várias famílias, dando um primeiro passa para que o Estado possa incluir esses produtores rurais no mercado, na economia moderna, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, disse.
Meta
A regularização das terras devolutas do Estado faz parte de uma programação que deve ser concluída até 2015. “Estamos fazendo esta regularização com recursos próprios do Estado ou em convênio com o Governo Federal. Hoje, o Maranhão já tem o maior número de assentamentos de terras, totalizando mil, beneficiando cerca de 200 mil famílias em todo o estado”, informou diretor presidente do Iterma, Luis Alfredo.
Fonte: Portal Imirante (Edição: Cícero Ferraz)