quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mutirão para diagnóstico do Glaucoma será realizado sábado em Nova Olinda do Maranhão

(Imagem ilustrativa)

No próximo dia (03) sábado, será realizado em Nova Olinda do Maranhão o mutirão para diagnóstico e tratamento do Glaucoma.
A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de saúde. A mutirão será realizado a partir das 08:00 horas no Centro de Saúde (Antigo SESP). A ação visa atender todos os novaolindenses que apresentam algum tipo de problema visual, pois o glaucoma pode ocorrer em qualquer idade.
Os interessados deverão comparecer no Centro de Saúde, portando uma cópia da identidade (RG) e o cartão do SUS para receber o atendimento. Durante todo o sábado (03) a equipe de oftalmologistas estarão atendendo a população.
A consulta, o tratamento e os colírios serão gratuitos. A ação visa atender e diagnosticar possíveis portadores do glaucoma, doença que pode ocasionar se não tratado a tempo a cegueira.

CONHEÇA MAIS SOBRE O GLAUCOMA

-O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

CAUSAS

Por razões que a medicina ainda não compreende totalmente, o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza o glaucoma. Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.

FATORES DE RISCO

Os médicos alertam para alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de glaucoma que pode levar a cegueira, se não tratados. Confira:
  • Pressão intraocular elevada
  • Idade acima dos 60 anos ou acima dos 40 anos, para o caso de glaucoma agudo
  • Afro americanos são mais propensos a desenvolver glaucoma do que pessoas caucasianas, principalmente os acima dos 40 anos de idade
  • Histórico familiar de glaucoma pode elevar as chances de um indivíduo desenvolver a doença também
  • Diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo também podem levar à doença
  • Doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações, aumentam o risco de glaucoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário