Aproximadamente 85 mil pés de maconha foram destruídos pelos policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA), numa operação desencadeada, neste sábado (27), no município de Rosário, na região do Munin. O trabalho foi coordenado pelo secretário Adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Aluísio Mendes. Aluísio explicou que a região é tradicionalmente conhecida como grande produtora de maconha sendo constantemente monitorada em operações de rotina do GTA. Na área foram identificados um total de oito roças cultivadas e canteiros de mudas prontas para plantio.
“Observamos que o trabalho desenvolvido aqui é de criminosos experientes com uma estrutura bem montada, uso de defensivos agrícolas, adubos, sementes e irrigação. Pelos indícios encontrados no local, esse é um plantio que já funciona há mais de um ano devendo estar na terceira ou quarta colheita”, explica Mendes.
A operação contou com 20 policiais, dois helicópteros, três viaturas e um caminhão responsável pelo abastecimento das aeronaves. Após cortar todos os pés de maconha, a droga foi colocada numa fogueira para ser incinerada junto com objetos encontrados no local.
Foram encontrado também um saco com a maconha que já havia sido colhida, sementes e uma trouxa com pés de maconha, material que será encaminhado para a Delegacia Regional de Rosário que ficará responsável pela abertura de inquérito para investigar os responsáveis pela área. “O proprietário deverá ser indiciado pelo crime e a área deverá ser desapropriada para fins da reforma agrária”, explicou Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário