quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Atenção Nova Olinda ! CEMAR fará amanhã ação social na praça José Sarney

A Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) realiza nesta sexta-feira (27.02) a ação social em Nova Olinda do Maranhão na praça José Sarney das 09:00 às 11:00 horas.
Haverá a troca de lâmpadas incandescestes (comuns) por lâmpadas fluorescentes que são mais econômicas, além de informações e brindes.
O escritório da CEMAR em Nova Olinda do Maranhão foi reaberto na manhã desta quinta-feira (26) com atendimento das 08:00 às 12:00 horas.
A ação social terá a cobertura da Rádio Ieshuá FM na manhã desta sexta-feira (27). Vá ao local da ação social, faça a troca das lâmpadas comuns e receba mais informações.

Placar da Rodada

Confira abaixo o placar da rodada desta quarta-feira (25.02.2015).

Copa do Brasil

Brasil-RS 1 x 2 Flamengo-RJ
Santo André-SP 0 x 1 Goiás-GO
Luziânia-DF 0 x 3 América-MG
Amadense-SE 1 x 2 CRB-AL
Moto Club-MA 1 x 1 Boa-MG
Estrela do Norte-ES 3 x 2 Sampaio Corrêa-MA
São Raimundo-RR 1 x 3 ASA-AL


Campeonato Carioca

Barra Mansa 1 x 1 Resende

Campeonato Paulista

Linense 0 x 2 Corinthians

Campeonato Catarinense

Internacional 3 x 1 Criciúma

Marcílio Dias 0 x 2 Chapecoense
Atlético de Ibirama 1 x 3 Metropolitano
Joinville 1 x 0 Figueirense


Campeonato Baiano
Galícia 0 x 0 Vitória

Serrano 2 x 2 Jacuipense
Juazeirense 0 x 0 Jacobina
Bahia de Feira 0 x 0 Vitória da Conquista
Colo Colo 1 x 0 Feirense
Bahia 2 x 0 Catuense


Campeonato Pernambucano

Serra Talhada 1 x 0 Salgueiro

Náutico 1 x 2 Santa Cruz



Campeonato Cearense
Ceará 3 x 1 Quixadá
Guarany-S 3 x 2 Itapipoca
Guarani-J 0 x 1 Fortaleza


Copa Libertadores

Atlético-MG-BRA 0 x 1 Atlas-MEX

São Paulo-BRA 4 x 0 Danúbio-URU
Universitario Sucre-BOL 0 x 0 Cruzeiro-BRA
Estudiantes-ARG 3 x 0 Barcelona-EQU


Liga dos Campeões da Europa

Arsenal-ING 1 x 3 Monaco-FRA

Bayer Leverkusen-ALE 1 x 0 Atlético de Madrid-ESP

Desemprego sobe para 5,3% em janeiro, a maior taxa desde setembro de 2013

A taxa de desemprego no País avançou para 5,3% em janeiro, a maior taxa desde setembro de 2013, quando havia sido de 5,4%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2014, a taxa estava em 4,3%. A pesquisa é feita nas seis principais regiões metropolitanas do País.O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que esperavam um resultado entre 4,50% a 5,60%, e um pouco acima da mediana de 5%. O rendimento médio real dos trabalhadores registrou alta de 0,4% em janeiro de 2015 ante dezembro de 2014 e aumento de 1,7% na comparação com janeiro de 2014.
O Estadão.

NOEC e Atlético jogam no final de semana pela Copa da BR.

As duas equipes de Nova Olinda do Maranhão jogarão neste final de semana pela Copa da BR no estádio municipal Mangueirão. A equipe do NOEC fará um jogo ainda da 1ª rodada contra a equipe do Benfica da cidade de Pindaré Mirim no próximo sábado às 15:45 horas.
A equipe do Atlético Novaolindense jogará no domingo (01) contra o Barcelona de Presidente Médici às 15:45 horas.

Rodada Completa da Copa da BR

Sábado (28.02.2015)

15:45 hs - Sorriso x Cruzeiro - Zé Doca
15:45 hs - NOEC x Benfica - Nova Olinda
15:45 hs - Mancha Negra x Araguanã - Gov. Nunes Freire

Domingo (01.03.2015)

15:45 hs - Águia x JUEMA - Presidente Médici
15:45 hs - São Caetano x Botafogo - Santa Luzia do Paruá
15:45 hs - Junco x Gurupi - Maranhãozinho
15:45 hs - Atlético x Barcelona - Nova Olinda

Amistoso em Maranhãozinho

Sábado (21.02.2015)

17:00 horas - Seleção de Maranhãozinho x Flamengo PI


Copa do Interior 2015: Definidas as datas das semifinais.

A coordenação da 9ª Copa do Interior de futebol, definiu nesta quarta-feira (25) as datas para a realização dos jogos das semifinais da competição. Não haverá mais jogos preliminares, as semifinais acontecem em duas datas.

Semifinais

Sábado (28.02.2015)

16:00 horas - Vila Davinópolis x Pelônea - Café da Mata - jogo 29

Sábado (07.03.2015)

16:00 horas - Boa Vista x Flamengo do Plano B - jogo 30

A final da competição será realizada no dia 14 de março.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Deputados aprovam reajuste de 13,1% em salários de professores

Uma das primeiras ações do governador Flávio Dino (PCdoB) para a melhoria da educação no estado, a medida provisória que regulamenta o novo piso salarial dos professores do ensino básico foi aprovada ontem por unanimidade na Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais também votaram a favor de uma MP sobre contratações temporárias de pessoal e um projeto de lei que muda as regras referentes à cessão de funcionários do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o Executivo.

A MP 192, que aumentou o salário dos professores em 13,01%, também fixou o piso estadual de acordo com a lei federal que regulamenta o piso salarial nacional. “As medidas aprovadas têm um impacto importante. Isso mostra uma preocupação com a melhoria da educação e a valorização dos professores e demais servidores. O fato de ter sido aprovada por unanimidade mostra que os deputados estão atentos ao novo momento pelo qual passamos”, afirmou o presidente em exercício da Assembleia Legislativo, Othelino Neto (PCdoB).

Ao encaminhar a votação da matéria, o deputado Professor Marco Aurélio explicou que, com esta Medida Provisória, a fixação do novo piso, que implica a recomposição salarial de 13,01%, irá acar-retar um impacto anual de 32 milhões 748 mil reais no Orçamento do Estado. “Esta matéria é um projeto importante justamente porque o Executivo assegura a valorização do servidor, sem extrapo-lar limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou.

O Artigo 1º da Medida Provisória nº 192/2015 fixa o vencimento-base dos Servidores Públicos Es-taduais do Subgrupo Magistério da Educação Básica, em consonância com a Lei Federal nº. 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério para o ano de 2015 e com o que dispõe o artigo 32 da Lei nº. 9.860, de 1º de julho de 2013. O Artigo 2º diz que esta Medida Provisória entra em vigor a partir de sua publicação, retroagindo seus efeitos financeiros a 1º de janeiro de 2015.

Para Rogério Cafeteira (PSC), líder do governo na Casa, a aprovação por unanimidade demonstra que o governo tem tomado as medidas certas. “Até ontem, na votação da MP 185, que era a mais polêmica, foi aprovada por quase todos os deputados. Foi algo consensual. Todas essas medidas provisórias que estão em pauta serão aprovadas por ampla maioria, acredito que não haverá nenhum questionamento”, disse.

A MP 185 permite que a Procuradoria-Geral do Estado defenda os policiais civis, militares e bombeiros envolvidos em conflitos durante o exercício de suas funções. Apenas os deputados Edilázio Júnior (PV) e Zé Inácio votaram contra a medida.

A deputada Andrea Murad (PMDB), que se declara como de oposição ao governo e votou a favor das MPs colocadas em discussão na segunda-feira, afirmou que tinha apenas uma dúvida sobre como se daria a defesa dos policiais pela Procuradoria-Geral do Estado e teve esse questionamento esclarecido por Rogério Cafeteira. “Concordo com o que é a favor do povo. Também concordo com o deputado Edilázio Júnior que isso deve ser ampliado aos demais servidores, mas é algo para mais tarde”, opinou.

Segundo o presidente em exercício da AL, Othelino Neto, os deputados devem aprovar hoje os descontos no IPVA e o projeto “CNH Jovem”, que irá garantir a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos estudantes de escola pública com idade entre 18 e 21 anos. O ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, havia lançado um projeto parecido em 2010, com o nome “Habilitação na Mão”.

Em 2013, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) conseguiu a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 202/2013, que trata da obtenção gratuita da CHN por pessoas de baixa renda, mas o projeto foi vetado pela ex-governadora Roseana Sarney e o veto não chegou a ser discutido na Assembleia Legislativa. “O importante é que o projeto irá beneficiar uma camada da população que tem uma grande demanda por políticas públicas”, afirmou o líder do PMDB.

O Imparcial

Confirmado o cantor católico JONNY no 'IV Rebanhão 2015' em Nova Olinda do Maranhão

Paróquia São Francisco, no município de Nova Olinda, realizará mais uma programação diferenciada nos preparativos para a páscoa deste ano. Trata-se da quarta edição do 'REBANHÃO 2015', cujo tema é a passagem bíblica de Gálatas 5, 25: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo".

"A execução da ação inovadora de evangelização acontecerá nos dias 07 e 08 de março, sábado e domingo, respectivamente, com momentos de louvor, pregações, missas e show's voltados para todo o povo de Deus de qualquer parte que venha a desejar integrar-se ao espírito de conversão deste tempo quaresmal em nossa pequena cidadela", disse o pároco da cidade, padre Erenaldo.

Com grande expectativa da comunidade, a abertura do evento se dará na manhã do sábado com momentos de pregação durante todo o dia, que só se encerrará com o aguardadíssimo show do CANTOR CATÓLICO JONNY, sendo que este acontecerá a partir das 19hs no Ginásio Municipal, com entrada totalmente gratuita.

As pregações do sábado serão protagonizadas por membros da 'Comunidade Ebenezia', uma irmandade religiosa sediada na capital São Luís, e que vivencia a espiritualidade da Renovação Carismática Católica. 

Outro momento importante será o de encontro com o bispo da Diocese de Zé Doca, Dom João Kot, no encerramento de toda a programação, domingo, às 17hs. em que presidirá uma celebração eucarística na Igreja Matriz. 

Blog do Luis Magno Alencar

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Caminhoneiros intensificam bloqueio de rodovias federais em seis estados


As manifestações de caminhoneiros tornaram-se mais intensas na manhã desta terça-feira (24), segundo o mais recente balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Motoristas enfrentam dificuldades para atravessar 69 pontos de 24 rodovias federais em seis estados. Ontem (23) à noite, eram 64 trechos bloqueados em 23 estradas federais.

Os dois sentidos da pista estão bloqueados em 66 trechos interditados por caminhoneiros que protestam contra o aumento no preço dos combustíveis e os baixos valores dos fretes desde a semana passada.

Os estados mais prejudicados são Santa Catarina, com 17 trechos bloqueados, o Rio Grande do Sul, com 15 pontos interditados, e Paraná, com 14 bloqueios. As rodovias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais tiveram aumento no número de interdições causadas pelos caminhoneiros.

Em Santa Catarina, os caminhoneiros ocupam trechos das BRs-116, 153, 282, 470, 158 e 163. Na BR-262, no quilômetro 645, próximo do município de São Miguel do Oeste, a interdição já dura quatro dias.

No Rio Grande do Sul, quase todas as interdições nas estradas começaram ontem (23). Há registro de bloqueios nas BRs-285, 116, 293, 158, 386, 468, 472 e 392. O bloqueio próximo do município de Carazinho começou na manhã de hoje. No Paraná, as interdições afetam as BRs-272, 158, 369, 376, 277, 163 e 373.

Em Minas Gerais, há bloqueio total das pistas de trechos das BRs-262, 381 e 040. Em Mato Grosso, os manifestantes estão em pontos das BRs- 070, 163 e 364. Em Mato Grosso do Sul, há bloqueios em trechos das BRs-262 e 381.

A PRF informou que tem negociado com os manifestantes para liberar a passagem de veículos, principalmente ambulâncias, carros de passeio e de transporte de passageiros.

Ontem, a Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu entrar na Justiça Federal com pedido de liberação das rodovias bloqueadas. De acordo com a AGU, a medida tem o apoio do Ministério da Justiça, por meio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública. Até o momento, segundo o órgão, ainda não houve decisão da Justiça.

Segundo a AGU, as ações foram ajuizadas nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Advocacia da União informa ainda que pediu autorização da Justiça para que o Poder Público adote “as medidas necessárias para garantir a circulação nas pistas e a fixação de multa de R$ 100 mil para cada hora em que os manifestantes se recusarem a liberar o tráfego”.

Nas ações, as procuradorias regionais da União argumentam que “os bloqueios aumentam os riscos de acidentes e ameaçam a segurança de todos os que precisam trafegar nas rodovias, além de provocar graves prejuízos econômicos, ao impedir que cargas, muitas delas perecíveis ou perigosas, cheguem ao destino”.

Agência Brasil

Correios de Araguanã é alvo de bandidos nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (24), a agência dos Correios localizada na avenida principal da cidade foi alvo de bandidos. De acordo com informações da guarnição da PM no município, dois homens armados em uma moto praticaram a ação delituosa, onde renderam funcionários e clientes.
O valor levado pelos bandidos não foi divulgado pela agência. Após a ação, os dois assaltantes fugiram para rumo ignorado. Depois de ser acionada, a Polícia Militar ainda realizou várias buscas pela regional, mas ninguém até o momento foi ou identificado.
Vale lembrar também, que no mês de janeiro, o caixa eletrônico do Banco do Brasil que ficava localizado no prédio da Prefeitura Municipal da cidade também foi alvo de bandidos, onde não ação os bandidos levaram todo o dinheiro e até o momento ninguém também foi preso.
Blog do Maycon Alves

Assembleia define membros das comissões permanentes

A Assembleia Legislativa do Maranhão já tem oficializados todos os membros das 12 Comissões Permanentes que atuarão durante o quadriênio 2015/2018 da 18ª Legislatura, formadas de acordo com a indicação dos Blocos Parlamentares, conforme a Resolução nº 337 do dia 10 de fevereiro deste ano.

O passo seguinte será a instalação de cada uma das Comissões, quando ocorrerá a eleição do presidente e do vice-presidente. Veja como ficou cada uma delas:

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania: Professor Marco Aurélio (PC do B), Eduardo Braide (PMN), Paulo Neto (PSDC), Fábio Macedo (PDT), Alexandre Almeida (PTN), Adriano Sarney (PV) e Ricardo Rios (PEN).


Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle: Sérgio Frota (PSDB), Fábio Braga (PT do B), Raimundo Cutrim (PC do B), Edivaldo Holanda (PTC), Rigo Teles (PV), Antônio Pereira (DEM) e  Vinicius Louro (PR).

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia: Wellington do Curso (PPS), Sérgio Frota (PSDB), Professor Marco Aurélio (PC do B), Nina Melo (PMDB), Junior Verde (PRB), Sousa Neto  (PTN) e Rogério Cafeteira (PSC).

Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho: Fábio Macedo (PDT), Bira do Pindaré (PSB), Edivaldo Holanda (PTC), Andréa Murad (PMDB), Josimar de Maranhãozinho (PR),  Hemetério Weba (PV) e  Rogério Cafeteira (PSC).

Comissão de Saúde: Stênio Rezende (PRTB),  Dr. Levi Pontes (SD), Edson Araújo (PSL), Fábio Braga (PT do B), Antônio Pereira (DEM), Léo Cunha (PSC) e Ricardo Rios (PEN).

Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional: Paulo Neto (PSDC), Dr. Levi Pontes (SD), Stênio Rezende (PRTB),   Fábio Braga (PT do B), Hemetério Weba (PV), Rigo Teles (PV) e Ricardo Rios (PEN).

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias: Wellington do Curso (PPS), Zé Inácio (PT), Eduardo Braide (PMN), Roberto Costa (PMDB), Junior Verde (PRB), Alexandre Almeida (PTN), Rogério Cafeteira (PSC).

Comissão de Obras e Serviços Públicos: Neto Evangelista (PSDB), Sérgio Frota (PSDB), Cabo Campos (PP), Nina Melo (PMDB), Vinicius Louro (PR),  Hemetério Weba (PV), Léo Cunha (PSC).

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Edson Araújo (PSL), Bira do Pindaré (PSB),  Wellington do Curso (PPS), Neto Evangelista (PSDB),  Léo Cunha (PSC),  Adriano Sarney (PV) e  Ana do Gás (PRB).

Comissão de Ética: Professor Marco Aurélio (PC do B), Cabo Campos (PP), Paulo Neto (PSDC), Max Barros (PMDB), Ana do Gás (PRB), Hemetério Weba (PV) e Léo Cunha (PSC).

Comissão de Assuntos Econômicos: Edson Araújo (PSL), Zé Inácio (PT), Fábio Macedo (PDT), Neto Evangelista (PSDB) – Licenciado,  Adriano Sarney (PV), Antônio Pereira  (DEM) e Josimar de Maranhãozinho (PR).

Comissão de Segurança Pública: Cabo Campos (PP), Raimundo Cutrim (PC do B), Dr. Levi Pontes  (SD), Roberto Costa (PMDB), Junior Verde (PRB),  Sousa Neto (PTN) e Rigo Teles (PV).

Justiça decide que menores de 6 anos não podem frequentar ensino fundamental

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta segunda-feira (23), que escolas públicas e particulares não devem aceitar a matrícula de crianças menores de 6 anos (a completar até 31 de março do ano letivo) no ensino fundamental. Alunos com idade inferior devem ser matriculados na etapa de ensino anterior, que é a pré-escola. A regra já tinha sido regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas era questionada judicialmente em alguns estados por pais e redes de ensino que pediam a flexibilização da idade corte.

O CNE defende que crianças menores do que 6 anos, ainda que tenham capacidade intelectual, ainda não atingiram a maturidade necessária para esta etapa de ensino. A decisão da Primeira Turma do STJ reformou acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que admitiu o acesso de alunos menores de 6 anos de idade no ensino fundamental em Pernambuco, mediante a comprovação de capacidade intelectual do aluno por meio de avaliação psicopedagógica.

Em sua primeira decisão, o TRF5 determinou a suspensão das resoluções e autorizou a matrícula de menores de 6 anos em todas as instituições de ensino fundamental do país. A União recorreu e o tribunal manteve a sentença, mas limitou sua eficácia ao estado de Pernambuco.

As duas partes recorreram ao STJ. A União sustentou, entre outros pontos, que a fixação da idade mínima para ingresso no ensino fundamental é atribuição do CNE e que as resoluções foram expedidas após a realização de estudos e audiências públicas. Já o Ministério Público defendeu que a sentença de liberação da matrícula para menores de 6 anos deveria valer em todo o Brasil, e não apenas em Pernambuco.

Em seu voto, o juiz Sérgio Kukina, relator dos recursos, apontou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação é clara ao afirmar que o ingresso do aluno no ensino fundamental deve ocorrer a partir dos 6 anos. Também argumentou que o Judiciário não poderia acolher o medido do Ministério Público, caso contrário estaria invadindo competências do Executivo. 
 

O Imparcial

Atenção! Estado divulga resultado preliminar de seletivo para mil professores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponibiliza, nesta terça-feira (24), o resultado preliminar dos candidatos classificados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de mil professores. A lista nominal de classificados e excedentes será disponibilizada no site da Seduc.

Nesta primeira fase, foram desclassificados os candidatos que não apresentaram os requisitos básicos para a disciplina pleiteada, conforme os editais 001/2015 e 002/2015 e, ainda, aqueles que não entregaram os documentos exigidos para confirmação da inscrição. Esses candidatos podem consultar a situação na página da secretaria, informando o CPF e a senha gerada no momento da inscrição.

Para interposição de recurso, o candidato deverá formular pedido no site da Seduc, no prazo de 48 horas, informando o CPF e a senha gerada no momento da inscrição, além de imprimir o recurso, assinar e entregar na sede da Unidade Regional de Educação (URE) à qual o município de opção está jurisdicionado. A Comissão de Processo Seletivo Simplificado alerta que o recurso que não for entregue na URE no prazo previsto nos editais não terá validade, sendo desconsiderado.

O seletivo para contratação temporária de professores integra as medidas determinadas pelo governador Flávio Dino para melhoria da educação na rede pública estadual. Dentre as outras ações já definidas pela gestão estadual estão a prorrogação dos contratos de 4.990 professores, progressão funcional de 11.144 professores, reajuste de 15% no salário dos professores contratados, aplicação do percentual de reajuste do piso nacional a todas as referências funcionais do magistério e realização de reparos emergenciais em 93 escolas que estão sem condições de funcionamento.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Começaram hoje (23) as inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que tem como objetivo estimular o interesse pela área e descobrir talentos. A escola interessada tem até o dia 31 de março para inscrever os alunos pelo site www.obmep.org.br. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep 2015 vai premiar 6.500 alunos com medalhas, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas.
Como nos anos anteriores, serão três níveis de participação na olimpíada: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; do 8º e 9º anos do ensino fundamental; e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Todos os ganhadores de medalha serão convidados para ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr., que é desenvolvido no ano seguinte ao das provas, em que os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
São esperados 18 milhões de participantes de 99% dos municípios brasileiros. Material didático, como banco de questões e provas anteriores, está disponível no site da olimpíada. O diretor-geral do Impa, professor César Camacho, diz que o material também é enviado impresso para todas as escolas públicas.
“Nesses dez anos de fato, a olimpíada se consagrou como um projeto não somente importante para selecionar talentos em matemática como também como um instrumento de ensino da matemática que está à mão para os professores que se disponham a utilizá-lo, seja na forma de textos, em vídeos ou em aulas. É um padrão muito eficiente do ensino da matemática”, disse Camacho.
A Obmep também disponibiliza o Portal da Matemática, que estimula o estudante a se interessar pela área. “A consciência geral que temos dessa atividade é que ela vai estimular o estudante, que se sente desafiado por questões interessantes do dia a dia, na forma de problemas de matemática, para os quais ele sabe que existe uma resposta inteligente. Então, é um desafio ao raciocínio. Isso acaba por fisgar o interesse do estudante e também do professor”, acrescentou o diretor-geral do Impa.
Além da competição, da iniciação científica para os vencedores e do portal, a olimpíada oferece atividades como o Programa de Iniciação Científica e Mestrado, os clubes de Matemática, Obmep na Escola - para os professores - , preparação para competições internacionais e polos olímpicos de treinamento intensivo e de preparação para a olimpíada. Há polos nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Salvador, Fortaleza e Parnaíba.

Agência Brasil

Baleia é encontrada encalhada em mangue na cidade de Turiaçu, MA

Animal teria aproximadamente 15 metros de comprimento.Mamífero ficou preso na vegetação de um mangue.


Uma baleia Jubarte foi encontrada na manhã desta segunda-feira (23) na cidade de Turiaçu, a 152 km de São Luís. O animal ficou preso na vegetação de um mangue e acabou se ferindo. De acordo com informações dos moradores do local, o Corpo de Bombeiros foi acionado e com ajuda de alguns pescadores ainda tentam desencalhar o animal. A baleia está em um canal encalhada entre as raízes do mangue, o que tem dificultado o trabalho deles que tentam salvar a baleia.
Ainda segundo os moradores, o animal teria aproximadamente 15 metros de comprimento. A bióloga e presidente do Instituto Ecos de Gaia, Nayara Valle, afirma que não há nenhum registro de um animal deste porte que tivesse encalhado antes. "Não há registro no estado do Maranhão de um animal deste porte encalhado. Se a baleia for realmente deste tamanho é um caso inédito”.
A bióloga acrescentou que uma mudança na corrente ou uma desorientação do animal podem ter feito que ele tenha mudado sua rota. “Não sabemos a idade nem as condições de saúde dessa baleia, fatores que também poderiam ter influenciado para que ela alterasse sua rota”, analisou Nayara Valle.
O animal foi resgatado no fim da tarde desta segunda-feira após ajuda do Corpo de Bombeiros e moradores da cidade.
G1 Maranhão

Governo do Estado investe R$ 153 milhões em aumento salarial para servidores públicos

A partir de 1º de fevereiro de 2015, os servidores públicos do Maranhão já contam com novo 
vencimento implantado pelo governo Flávio Dino. São 24.820 servidores (entre ativos e inativos) que receberam reajuste relativo ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Estado do Maranhão. A maior parcela do benefício está sendo concedida pela nova administração, na qual o funcionalismo receberá aumento que varia entre 16% e 64%.

Somente com o pagamento dos servidores ativos do Estado, o Tesouro Estadual passará a investir anualmente na economia maranhense quantia superior a R$ 153 milhões. Com os servidores inativos remunerados pelo Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), o montante aumenta em R$ 50 milhões ao ano.

A vitória dos servidores públicos, que têm seus direitos a progressão garantidos desde os primeiros dias da nova administração, foi destacada pelo governador Flávio Dino. Em reunião com o secretário de Gestão e Previdência (Felipe Camarão), Casa Civil (Marcelo Tavares) e Articulação Política e Assuntos Federativos (Márcio Jerry), o governador ressaltou o trabalho realizado por toda a equipe do Governo do Maranhão para possibilitar que esse avanço fosse realizado desde os primeiros dias de Governo.

“São benefícios aos servidores públicos, mas que representam um forte incremento na economia maranhense. Os mais de 24 mil beneficiados vão fazer com que mais dinheiro circule em nosso estado, e isso também é fator de desenvolvimento, gerador de emprego e renda em todos os setores,” analisou Flávio Dino.

A concessão do aumento aos servidores do Estado, segundo ele, foi possível a partir do entendimento da equipe da administração, que colocou a garantia dos direitos ao funcionalismo público como tema prioritário desde os primeiros dias de Governo. Valorizar os servidores foi uma das estratégias utilizadas para garantir a melhoria dos serviços públicos à população e incrementar a economia maranhense.

“A implantação desta etapa do plano de cargos, carreiras e salários é uma vitória. Nós, como sindicato, enxergamos esse ato como de extrema importância porque isso vai repercutir na vida dos servidores e em toda a economia do estado. Além disso, é uma demonstração do compromisso, respeito e responsabilidade do governador”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão, Cleinaldo Lopes, ao explicar que entende a conquista como um grande passo.

O sindicalista também ressaltou a postura do governo Flávio Dino, que pôs em prática as tratativas da mesa de negociações. “Podemos realmente confiar na palavra do governo, que cumpriu o acertado na mesa de negociação. Estamos num novo momento, de valorização”, completou.

A diminuição com gastos excessivos e desnecessários ao funcionamento da máquina pública com sua verdadeira função, que é promover serviços públicos de qualidade à população, também foi fundamental para que o Governo do Estado pudesse planejar com agilidade a concessão do aumento aos servidores.

Os benefícios salariais concedidos a 73.037 servidores públicos pelo Governo Flávio Dino, já no mês de fevereiro, causam impacto positivo na vida das famílias dos servidores públicos estaduais de todo o Maranhão. Ao todo, em 2015 serão mais de R$ 440 milhões injetados na economia maranhense através de aumento nos vencimentos do funcionalismo através da implantação da maior parcela do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e de progressões concedidos pela nova administração.

Além da implantação da parcela mais significativa do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Estado, o governo também garantiu aumento a outras categorias. A progressão de 11 mil professores (R$ 32,7 milhões), a implantação do novo piso salarial do magistério (R$ 200,7 milhões), reajuste do salário mínimo nacional (R$ 6,9 milhões) e o reajuste dos celetistas da EMARHP (R$ 6,5 milhões) somam o conjunto de benefícios concedidos em 2 meses aos servidores.

“O nosso reajuste o governo cumpriu sem titubear. Essa medida é importante porque resgata o que a categoria dos servidores públicos vem reivindicando há muito tempo. Esse primeiro passo mostra o gesto democrático do governo, que vem dialogando permanentemente com todos os sindicatos”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, ao elogiar a iniciativa do governo.


Imperatriz vence o Moto de virada no Castelão

O Moto sofreu sua segunda derrota consecutiva e a primeira no Campeonato Maranhense na tarde deste domingo. O Papão foi derrotado em pleno Estádio Castelão pelo Imperatriz por 3 a 2 e perdeu a chance de chegar a liderança. Além disso, o Rubro-Negro saiu do G4 e viu o Cavalo de Aço ingressar.

A equipe da capital chegou a ficar duas vezes na frente do placar com gols de Felipe e Dieguinho. Porém, em tarde inspirada de Júnior Chicão, autor de dois gols, o Imperatriz conseguiu a virada aos 46 minutos do segundo tempo com gol de Rubens.

Com o resultado, o Imperatriz chegou aos mesmos quatro pontos do Moto e tem quase todos os números iguais ao Papão, mas recebeu menos cartões e por isso está na frente.

Na próxima rodada do Estadual, as duas equipes atuarão no dia 1 de março. O Imperatriz recebe o Sampaio em casa e o Moto joga contra o Expressinho, mais uma vez em São Luís. Antes disso, o Moto recebe o Boa Esporte (MG), na quarta-feira, pela Copa do Brasil

O Imparcial

9ª Copa do Interior: Definidos os semifinalistas

Foram definidos os semifinalistas da 9ª Copa do Interior no último sábado (21) com a realização de quatro jogos. As equipes da Vila Davinópolis, Pelônea, Boa Vista e Flamengo do Plano garantiram vagas nas semifinais.

Resultados das quartas de finais


14:20 - Vila Davinópolis 1 x 0 Quadra XIII – Jogo 25 - Café da Mata

16:20 - Pelônea (5) 0 x 0 (3) Café da Mata – jogo 26 - Café da Mata

14:20 - Juventus da B1 (6) 1 x (7) 1 Boa Vista – jogo 27 - Mangueirão

16:20 - Flamengo PB 3 x 2 Quadra B 4 – jogo 28- Mangueirão

Semifinais

Vila Davinópolis x Pelônea
Boa Vista x Flamengo do Plano B

-A definir datas e horários.

Copa da BR 2015: Atlético vence e NOEC fica no empate

Os clubes de Nova Olinda do Maranhão que participam da Copa da BR 2015, realizaram jogos fora de casa neste domingo (22).
Na cidade de Presidente Médici o Atlético conseguiu vencer o Botafogo de Centro Guilherme pelo placar de 1 x 0. Na cidade de Zé Doca, estreando na competição o NOEC empatou em 2 x 2 contra a equipe do Cruzeiro de Araguanã. Para o futebol de Nova Olinda do Maranhão os resultados foram excelentes, pois as duas equipes jogam em casa na rodada seguinte e podem ficar próximos de classificações para a segunda fase.

RESULTADOS DA COPA DA BR

2ª Rodada da Copa da BR 2015

Sábado (21.02.2015)

15:45 horas - Gurupi x Águia - Maranhãozinho (adiado)
15:45 horas - Barcelona 2 x 0 Junco - Presidente Médici
15:45 horas - JUEMA 1 x 0 São Caetano - Governador Nunes Freire

Domingo (22.02.2015)

15:45 horas - Botafogo 0 x 1 Atlético - Presidente Médici
15:45 horas - Benfica 1 x 0 Sorriso - Pindaré Mirim
15:45 horas - Araguanã 0 x 1 Guarany - Nova Olinda
15:45 horas - Cruzeiro 2 x 2 NOEC - Zé Doca
15:45 horas - Flamengo 2 x 0 Mancha Negra - Maranhãozinho