domingo, 15 de novembro de 2015

22 detentos são resgatados de Delegacia Regional em Zé Doca

Homens armados invadiram e resgataram 22 presos da 8ª Delegacia Regional de Zé Doca (MA), a 302 km de distância da capital maranhense, na noite desse sábado (14). De acordo com as primeiras informações, por volta das 21h três suspeitos renderam o policial e o carcereiro – que é funcionário da prefeitura da cidade – da unidade, quebraram os cadeados os colocaram na cela, levaram armas – uma calibre .40 e armas de inquérito – e outros objetos da delegacia e liberaram os detentos.
Os fugitivos foram identificados como João Pereira, Gildenilson Pinheiro Corrêa, Antônio Renato da Silva, Marcos Jhones Alves de Lima, Wilson Sousa Dias, Wirlande Diniz Silva, Ackila Rodrigo Silva Sousa, Adriano Fomnseca Costa, Valdemir Aroucha Pinto, Deilson Oliveira Carvalho, Huedson Alves da Cruz, Elizeu Fernandes Almeida, Rogério Fernandes Lima, Maury Henrique Costa, Francisco Barbosa Nascimento, Emanoel da Silva Pina, Fidel Moreira de Araújo, Carlos Magno Raposo, Antônio Evanilson Pereira de Sousa, Jaciara Gatinho e Jamile Gabriela Baia da Cunha.
A lista foi encaminhada pelo delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, ao G1, e os nomes confirmados pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, Dircival Gonçalves da Silva. “É muita ousadia desse grupo tentar tomar de assalto uma delegacia para resgatar presos”, disse o superintendente.
Na unidade, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), estavam 70 presos. Os quase 50 presos que permaneceram na unidade devem ser transferidos nas próximas horas para unidades na capital maranhense.
Com a fuga, uma equipe da Polícia Civil de Governador Newton Bello (MA), município localizado a quase 40 km de Zé Doca, foi acionada para reforçar o trabalho de recaptura dos fugitivos, mas o carro da equipe ficou atolado e retirado por uma ambulância.
Segundo a 12ª Companhia Independente (CI) da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) de Zé Doca, nenhum dos fugitivos foi recapturado até o momento. O trabalho é reforçado por equipes da Polícia Civil e PM-MA das cidades de Pinheiro (MA), Pedro do Rosário (MA) e Bacabal (MA), além do Grupo Tático Aéreo (GTA).
Informações que possa levar à prisão dos foragidos podem ser repassadas ao Disque-Denúncia pelos telefones (98) 3223-5800 (capital), 0300-313-5800 (municípios do interior do Maranhão) e (98) 99224-8660 (aplicativo WhatsApp).
Custódia irregular de presos
Com 1,5 mil sob custódia considerada indevida pelo Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA), o presidente da entidade, Heleudo Albino Moreira, diz que espera rapidez nas obras de construção de presídios para a retirada desses detentos de unidades da Polícia Civil no interior do Maranhão.

“É uma luta nossa, inclusive, fazemos mais uma vez o apelo ao atual secretário de Segurança (Jefferson Portela) e quem foi justamente quem, quando foi delegado-geral, iniciou a retirada de presos da Região Metropolitana (de São Luís). Graças a Deus, houve esse avanço nesse período. Mas o que nós esperamos é que isso se estenda para todo o Maranhão. Não é mais possível, não é razoável, não é aceitável, não é admissível que os presos, nós temos hoje aproximadamente mil e quinhentos presos sob custódia dos policiais civis nas unidades da Polícia Civil”, diz.
G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário