quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dilma chora ao falar de massacre no Rio


Dilma decretou luto de três dias após mortes. Foto: Sérgio Lima/Folhapress.

A presidenta Dilma Rousseff chorou há pouco ao pedir um minuto de silêncio em homenagem às crianças e aos adolescentes executados esta manhã numa invasão a uma escola em Realengo, na zona oeste do Rio. Dilma ficou com a voz embargada ao pedir aos presentes a uma cerimônia no Palácio do Planalto que prestassem homenagem aos “brasileirinhos indefesos que perderam a vida e o futuro”. De acordo com a polícia, 11 alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira morreram e 18 pessoas estão feridas.

Mulher é carregada após passar mal em frente a escola, na região de Realengo.
A fala emocionada de Dilma substituiu o discurso que ela faria para comemorar a formalização de 1 milhão de empreendedores individuais. A presidenta disse que a tragédia no Rio tornou inoportuna a comemoração.

“Hoje temos que lamentar o fato do que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característica do país ocorrer esse tipo de crime. Por isso, considero que todos aqui, homens e mulheres aqui presentes, estamos unidos no repúdio àquele ato de violência, no repúdio a esse tipo de violência contra crianças indefesas”, afirmou.

Mais cedo, o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, havia dito que a presidenta estava “chocada” e “consternada” com o massacre.

Wellington Menezes de Oliveira, 24, estudou na escola que atacou, no Rio. Foto: Reprodução/Globo News.

“Sem precedentes”

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que esta quinta-feira é um dia de luto para a educação brasileira e classificou o episódio como uma “tragédia sem precedentes” no Brasil. Segundo ele, esta semana deveria ser celebrada pela confirmação do piso salarial de professores pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (8). Mas que, com as mortes no Rio, não havia mais clima para comemoração.

Haddad disse que o MEC está à disposição da prefeitura do Rio para auxiliar alunos, professores e demais funcionários da escola no que for necessário. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também afirmou que a pasta vai auxiliar os governos estadual e municipal no que estiver à sua alçada.

O atirador foi identificado pelos policiais como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, ex-aluno da escola. O jovem foi morto por um policial militar, que o impediu de seguir atirando. Ele estava com duas armas e forte munição, segundo os policiais. De acordo com a polícia, Wellington pretendia se matar após o massacre, conforme indicava uma carta deixada pelo atirador.

Fonte: Blog do Luis Cardoso
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário