quinta-feira, 31 de março de 2011

Fuga na delegacia de Zé Doca deixa população assustada


A população de Zé Doca esta vivendo os piores momentos em termos de segurança pública nestes últimos dias.
A delegacia foi interditada há quase um ano pela justiça, mas até agora nenhuma atitude foi tomada por parte do Governo.

Na madrugada de segunda-feira, dez presos fugiram da delegacia do município, quatro foram resgatados e seis estão foragidos.

A fuga - Os presos cavaram um buraco na cela 3 com ajuda de um “chucho”, depois quebraram a cama de concreto da cela e retiraram os ferros fazendo uma ferramenta para cavarem o buraco.

Hoje pela madrugada, mas uma tentativa de fuga, desta vez na cela 2, onde os presos também estavam cavando um buraco. Agentes da policia descobriram a tempo, evitando mais uma fuga.

 O delegado de Zé Doca Balby, em entrevista ao programa “A Tribuna do Povo”, relatou que esta fazendo o possível para manter a segurança no município, mesmo sem ter condições necessárias pra isso, pois a falta de contingente e a fraca estrutura da própria delegacia colocam em risco esse tipo de situação.

Há 15 dias, uma fuga foi feita na mesma delegacia, os bandidos aproveitaram à hora da visita para todos fugirem, mas na oportunidade os agentes conseguiram segurar alguns e depois prendeu o restante nas ruas do município.

A população cobra constantemente dos três deputados estaduais, Vianey Bringel, Neto Evangelista e Carlos Filho, mas nenhum deles se pronunciou. Apenas o parlamentar Hemetério Weba se solidarizou com a população e assegurou que vai entrar em contato com o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Fonte: Blog do Luis Pablo
Edição: Cícero Ferraz

MPMA pede cassação do prefeito de Cururupu

Para o MP-MA, José Francisco Pestana feriu o princípio da legalidade.

A contratação de dois advogados sem licitação, em setembro de 2005, para a Prefeitura Municipal de Cururupu, motivou o Ministério Público do Maranhão a ajuizar Ação Civil Pública por ato de improbidade contra o prefeito José Francisco Pestana. No contrato de prestação de serviços advocatícios, o gestor tenta justificar a contratação sem processo licitatório em razão do “ineditismo e da notória especialização”.

Na ação, o promotor de Justiça Francisco de Assis Silva Filho argumenta que a celebração de contratos, pagos com dinheiro público, e com a dispensa indevida de licitação “atenta contra o patrimônio público municipal e os princípios que devem reger a administração pública”.

De acordo com a Lei de Licitações (8.666/93), para a inexigibilidade de processo licitatório é necessário o atendimento de critérios como: inviabilidade de competição e natureza singular do serviço, os quais não foram obedecidos pelo prefeito municipal para contratação dos advogados Ricardo José Alves e Guilherme Grummt Wolf.

Além disso, segundo o promotor de Justiça Francisco de Assis Silva Filho, ao realizar a contratação o prefeito feriu o princípio da legalidade, pois era claro a viabilidade da competição ante a natureza dos serviços. “Os agentes públicos devem exercer suas funções com lisura e retidão, pautados nos princípios da administração pública”, afirma Silva Filho.

O MPMA pede à Justiça a condenação do prefeito à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo prefeito. Além disso, requer proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

Fonte: Luis Cardoso
MPMA
Edição: Cícero Ferraz

Corinthians confirma apresentação sem pompa para Adriano


Adriano será apresentado sem pompa pelo Corinthians. Já que não recebeu autorização para utilizar o Museu do Ipiranga no evento, o clube decidiu promover a primeira entrevista coletiva de seu reforço com discrição: no CT Joaquim Grava, às 12h30 desta quinta-feira, sem torcedores presentes.

A ideia inicial da diretoria do Corinthians era fazer uma grande festa para recepcionar Adriano. O presidente Andrés Sanchez cogitou até entregar a camisa do clube para o jogador na terça-feira, mesmo dia em que o São Paulo abriu os portões do Morumbi para apresentar o também atacante Luís Fabiano. Desistiu porque, segundo ele, "não seria justo" dividir as atenções com o rival.

O Corinthians ainda pretendia inovar no local da apresentação. Para valorizar o apelido de Imperador, o clube tentou utilizar o Museu do Ipiranga na cerimônia para Adriano. A curadoria do museu reprovou a ideia, para proteger seu acervo.

Após conhecer os novos companheiros e posar para fotos com o uniforme do Corinthians, Adriano deverá voltar ao Rio de Janeiro para se recuperar de lesão no ombro direito.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Casos de dengue já passam de 31 mil no estado do Rio

Rio de Janeiro – O último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aponta que o número de casos de dengue chegou a 31.412 no estado, no período de 2 de janeiro a 26 de março. Foram registradas 23 mortes, sendo sete no Rio de Janeiro, três em Nova Iguaçu, três em São João de Meriti, duas em Duque de Caxias e uma morte em cada um dos seguintes municípios: Magé, Cabo Frio, Marica, Mesquita e São José do Vale do Rio Preto.

Mais de um terço dos casos no estado foi registrado no município do Rio, com um total 12.261 casos. O número de doentes aumentou nos meses de verão: 1.495 em janeiro, 5.294 em fevereiro e 5.472 em março. Em três meses, a doença se concentra principalmente em bairros da zona oeste, com destaque para Santa Cruz, com 827 casos, Campo Grande, 544, Bangu, 541, e Realengo, 506.

A região de Jacarepaguá, que abrange dez bairros, atingiu 1.108 casos desde o início do ano. A região da Barra da Tijuca registrou 628 casos. A zona sul da cidade registrou 1.003 casos no mesmo período.

Os sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, vermelhidão no corpo, vômito e dor no abdômen. Com apenas dois desses sinais, o médico já deve presumir que se trata de dengue, o que pode ser confirmado por meio de exames de sangue e contagem do número de plaquetas.

O principal tratamento é a hidratação, via oral e por soro na veia. O uso de medicamentos deve ser por indicação médica e não é recomendável usar qualquer remédio à base de ácido acetilsalicílico.

Edição: Cícero Ferraz

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sampaio anuncia a contratação de Abuda


SÃO LUÍS - Agora é oficial. O atacante Abuda assinou contrato de três meses com o Sampaio com possibilidade de ser prorrogado até o fim do ano. O jogador teria uma proposta de um clube da Arábia Saudita, mas para o segundo semestre.

Aos 24 anos, Abuda estava parado desde o mês de dezembro do ano passado quando retornou dos Emirados Árabes. Na semana passada, o atacante maranhense recebeu o convite para treinar no Sampaio e teve a sua contratação aprovada pela diretoria e comissão técnica.

Abuda foi revelado pelo Juventus-SP de onde saiu para o Corinthians equipe pela qual conquistou a Copa São Paulo, em 2004. Também jogou no Vasco da Gama, Avaí-SC e Paraná Clube.

O atacante Abuda deverá ser regularizado para a partida de volta pela Copa do Brasil entre Santo André-SP x Sampaio-MA, no dia 6 de abril, pela 2ª fase da Copa do Brasil.

Além da Copa do Brasil, o presidente Sérgio Frota espera contar com o jogador para o Campeonato Maranhense e principalmente o Campeonato Brasileiro Série D que tem início marcado para o dia 17 de julho.

- O Abuda é um grande jogador e será muito útil ao Sampaio. Ele vem treinando muito bem. Vamos esperar agora a regularização dele. Se tudo der certo, o jogador poderá ser utilizado já no sábado na partida com o Imperatriz - explicou Frota.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeitos e secretários participam de Seminário Bolsa Família


Representantes dos Ministérios da Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, prefeitos, gestores, coordenadores e técnicos do Programa Bolsa Família, dos 217 municípios maranhenses, participam em São Luís do Seminário Fortalecimento da Intersetorialidade do Programa Bolsa Família no Estado do Maranhão.

O evento, iniciado nesta segunda-feira (28), foi aberto pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, e contou com a participação do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney.

Para Luis Fernando Silva, o seminário representa uma mudança de rumos na implementação das políticas sociais no Estado, pois trata da intersetorialidade, que significa dizer que as políticas sociais são mais eficazes quando acontecem no mesmo tempo e no mesmo lugar.

"Por exemplo, a educação não pode andar distante da saúde. Essa é a premissa da inclusão social: levar ao mesmo tempo, para os mesmo seguimentos, a educação a saúde e os programas geradores de trabalho e renda", observou.

O Programa Bolsa Família adota uma prática intersetorial na qual as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação assumem responsabilidades na gestão do programa, bem como no acompanhamento das famílias beneficiadas.

"O Bolsa Família é um programa importante do Governo Federal que tem o apoio da governadora Roseana Sarney; este seminário fortalece a intersetorialidade entre os órgãos que fazem parte das condicionalidades para que os municípios participem do Bolsa Família", destacou o secretário Francisco Gomes.

De acordo com o coordenador geral de Monitoramento do Programa Bolsa Família do Ministério da Educação, Marcos Antunes, e da consultora técnica da Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Simone Costa, o Maranhão tem alcançado bons índices no que diz respeito à qualidade do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família no país.

"Em relação às condicionalidades da educação, o Maranhão ficou acima da média nacional, que é de 88,8% da freqüência dos assistidos pelo Programa, destacou Antunes. O estado, também, ficou acima da media nacional em relação às condicionalidades da saúde, onde teve uma cobertura de 70,7%. A nacional foi de 68,42%.

O que o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Integra a Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. Atende mais de 12 milhões de famílias, das quais, cerca de 900 mil no Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno
Edição: Cícero Ferraz

Governo culpa professores por continuação da greve

São Luis - A Secretária de Educação, Olga Simão, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 28, com dirigentes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) e dos grêmios estudantis do Liceu Maranhense, CE Antônio Ribeiro da Silva, CE Dayse Galvão de Sousa, CE Almirante Tamandaré e CE Margarida Pires Leal, além de vários estudantes. No encontro, foram esclarecidos alguns pontos da greve dos professores da rede estadual de ensino.

Durante a reunião, a secretária apresentou aos estudantes documentos comprovando que o processo de negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) foi interrompido por opção do próprio sindicato. Segundo Olga Simão, desde o princípio das discussões, o Governo do Maranhão sempre esteve disposto a conversar com a categoria, o que vinha acontecendo com naturalidade.

“Quando assumimos a Seduc, a governadora Roseana Sarney, pediu para retomarmos as conversas com o Sinproesemma sobre o Estatuto do Educador. O diálogo foi iniciado e sempre estivemos dispostos a negociar com a categoria. Sendo que, em muitos casos, tivemos que ceder em alguns pontos para que o processo de negociação avançasse, pois o nosso maior desejo é que nossos alunos não sejam prejudicados”, afirmou.

Os estudantes ouviram atentamente as explicações da secretária Olga Simão. Ao final, afirmaram que desejam que as aulas sejam retomadas o mais rápido possível e que, a partir desse instante, quando os professores estiverem dentro das salas de aula as negociações tenham continuidade.

Elo nas negociações

Os estudantes se comprometeram a ser o elo nas negociações com os professores, já que segundo eles, a classe estudantil é quem está sendo mais prejudicada. “Estivemos aqui para ouvirmos o que o Governo do Estado, por meio da Seduc, tinha para oferecer de concreto aos professores. A secretária expôs a real situação e quanto foi apresentado à categoria. Sabedores dos pontos principais desse impasse, vamos sensibilizar os professores a voltarem para as salas de aula, além de tornar público nas escolas e para a sociedade o que foi discutido entre o Governo do Estado e o Sinproesemma até o início da greve”, afirmou Antônio Josival Lopes Martins Sousa, presidente do Grêmio Estudantil Jovens Unidos Pela Educação (JUPE), do CE Antônio Ribeiro da Silva.

A Seduc e os representantes dos estudantes consideraram a reunião bastante produtiva. Os esclarecimentos foram feitos e a classe estudantil comprometeu-se em lutar pelo direito de assistir às aulas e a ter o calendário escolar cumprido dentro do prazo que foi estabelecido inicialmente pela secretaria.

Dirigentes da UMES disseram que irão buscar de todas as maneiras informar aos demais estudantes, aos professores e à sociedade em geral o que foi discutido até o presente momento, para que se possa entender toda a situação.

“Vamos informar os estudantes, professores e a sociedade sobre a greve na rede estadual de ensino. Confirmamos que o governo sempre esteve disposto a negociar e esperamos que se chegue logo a um acordo”, declarou Ribamar Carneiro, presidente da entidade.

Fonte:SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Trizidela não recebeu nenhum recurso federal dos R$ 72,5 mi distribuídos

Cidade que ficou com mais de três mil desabrigados, em 2009, não recebeu nenhum recurso federal. Governo do estado dividiu R$ 72,5 mi com pelo menos 34 municípios.

Enchentes no Maranhão 2009 Trizidela do Vale

Os recursos financeiros para as vítimas das enchentes têm chegado ao Maranhão via Ministério da Integração Nacional, e todo ano é o mesmo castigo. Nos últimos três anos, o estado recebeu da Secretaria Nacional de Defesa Civil R$ 88,5 milhões destinados a resolver a vida dos afetados pelas
cheias, mas a região do Médio Mearim virou um verdadeiro círculo das enchentes, onde a esperança da população vitimada já está inundada de promessas.

Ainda que o Maranhão tenha enfrentado, anualmente, episódios de alagamentos dos estados brasileiros que vivenciam situação parecida, os municípios maranhenses não são os que mais recebem recursos para o combate à calamidade pública.

No ranking dos beneficiados, a partir de 2008, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco têm liderado a lista do volume de recursos utilizados para ações de reconstrução das comunidades vítimas de enchentes.

A diferença entre a necessidade e a realidade atingiu o município de Trizidela do Vale em cheio. Em 2009, uma das enchentes mais intensas na região - que mobilizou ao Maranhão ajuda humanitária da Força Aérea Brasileira (FAB) -, a cidade, que ficou com mais de três mil desabrigados, não recebeu nenhum recurso do Ministério da Integração Nacional. O dinheiro foi encaminhado ao governo do estado, que dividiu R$ 72,5 milhões com pelo menos 34 municípios maranhenses em situação de emergência.

Naquele ano, o Maranhão recebeu do Ministério, por meio de termos de compromissos, cerca de R$ 35 milhões para a execução de obras de infraestrutura, R$ 8,8 milhões para fornecimento de “Bolsa Mensal” para atendimento de famílias afetadas por desastres, cerca de R$ 26 milhões para assistência e socorro às pessoas atingidas e mais R$ 25 milhões para ações de restabelecimento da normalidade do cenário dos desastres.

Ano passado, o Maranhão não chegou a receber nenhum recurso do governo federal para sanar os problemas que chegaram com as enchentes. Desabrigados, desalojados e afetados pelas chuvas existiram, mas o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap) não foi acionado.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

domingo, 27 de março de 2011

Comissão provisório do Sindicato dos Professores de Nova Olinda reune educadores para debater o PCC's


Na manhã deste sábado (26), a Comissão Provisória do Sindicato dos Professores de Nova Olinda do Maranhão, reuniu-se com os educadores para analisarem e apresentarem uma nova proposta do poder executivo em relação a três pontos centrais do PCC,s. 1- Vencimento básico dos educadores; 2- Carga Horária Semanal e 3- Avaliação dos educadores. Os membros da Comissão e educadores, segundo informações, terão um encontro na próxima quinta-feira com o prefeito Delmar Sobrinho e membros da Secretaria de Educação.
Esses três pontos centrais serão debatidos para que haja um acordo e possa ser votado como forma de emenda ao PCC's já votado pela Câmara Municipal. Mais detalhes na próxima quinta-feira.

Edição: Cícero Ferraz

A droga da morte chega ao Maranhão pela Bolívia

O crack produzido na Bolívia chega ao Maranhão pelo Tocantins ou pelo Pará. Parte é consumida em São Luís e outra segue para outros centros urbanos.

                                             Usuário consumindo crack no bairro João Paulo

O crack ora consumido, em larga escala, no Maranhão, atravessa dois estados e grande extensão do território maranhense para chegar a São Luís. A droga é produzida na Bolívia. Sai daquele país e entra no Brasil, via rodoviária, pela cidade da Cáceres, no Mato Grosso, seguindo até o Tocantins e pela ponte Dom Felipe Gregory entra em Imperatriz e por via rodoviária (BRs-010, 222 e 135) chega a São Luís. Outra rota de entrada da droga é através do estado do Pará, chegando à Reserva do Gurupí e dali para São Luís. Parte da droga é distribuída entre traficantes da capital e outra segue para outras capitais e ou países. Dessa forma, está consolidada a rota do tráfico internacional de drogas o Maranhão.

O crack é uma droga que demorou chegar à capital, mas logo passou a ocupar o primeiro lugar em consumo, dominando o narcotráfico, atingindo números assustadores de crescimento de usuários, constituindo-se em uma verdadeira epidemia que desafia as autoridades da Segurança e da Saúde Pública. Em um ano a apreensão de crack pela Polícia cresceu em cerca de 1.151 por cento.

O crack é a forma menos pura da cocaína e tem poder infinitamente maior de gerar dependência, visto que a fumaça chega muito mais rápido ao cérebro e com potência extrema. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se
a urgência da repetição. Os usuários além de se tornarem alvos de graves doenças circulatórias e, principalmente, pulmonares que levam à morte, assim como se expõem a situações de violência e de perigo que também podem matá-los.

O delegado Cláudio Mendes Pereira, titular do Departamento de Narcóticos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, informou que o crack se tornou uma verdadeira epidemia no Maranhão, onde chegou pela região Tocantina, principalmente pela cidade de Imperatriz, distante 639 quilômetros da capital. Em 2010, a polícia conseguiu apreender 56.405,149 gramas de crack somente em São Luís e prendeu em flagrante 93 homens e 36 mulheres. Em 2009 foram apreendidas 4.618, entretanto foram presos 177 homens e 35 mulheres envolvidos com o tráfico.

“A luta é árdua e, embora com alguns problemas de contingente reduzido, temos dado efetivo combate ao tráfico, tendo como principal aliado a população que já confia no sigilo e na preservação das identidades e faz denúncias através do Disque-Denúncia : 3223-5800 (capital) e 0300 313 5800 (capital). De posse das informações que são checadas pelos nossos investigadores, chegamos aos traficantes que são presos”, disse o delegado
Cláudio Mendes, acrescentando: “ O Disque –Denúncia é a nossa grande arma”.Conforme o delegado Cláudio Mendes, o crack é o responsável por grande maioria dos crimes de homicídio (cerca de 77%) verificados na capital, tanto como conseqüência da guerra entre traficantes pelo domínio dos pontos de vendas de drogas, como pelo envolvimento de viciados em brigas de ruas. “ O viciado, quando drogado, não tem noção do perigo e acaba matando ou morrendo num enfrentamento”, afirmou.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Ceni marca o 100º gol, e São Paulo acaba tabu com o Timão


SÃO PAULO - Domingo, 27 de março de 2011. Arena Barueri, 17h09min. Data, local e horário que jamais serão esquecidos pela torcida do São Paulo. A falta, cobrada com maestria, na entrada da área, pelo lado esquerdo, entrou no ângulo direito da meta de Julio Cesar, que voou apenas para aparecer na imagem. Nesse exato momento, Rogério Ceni escreveu mais um capítulo de sucesso na sua incrível carreira. Após 20 anos, 965 partidas disputadas e 15 títulos conquistados, o camisa 1 do time do Morumbi chegou ao seu centésimo gol. E, para tornar esse feito ainda mais especial, no dia em que o São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 1 e quebrou um incômodo jejum de quatro anos sem vitória sobre o rival.

Além da quebra da invencibilidade, o resultado pôs o Tricolor na vice-liderança do Campeonato Paulista, com 34 pontos, um a menos que o líder Palmeiras, que no sábado fez a lição de casa ao bater o Bragantino. O Timão tem a mesma pontuação da equipe do Morumbi, mas caiu para a terceira colocação por ter uma vitória a menos. Pelo estadual, os dois times voltarão a jogar no final de semana. No domingo, o São Paulo receberá o Mirassol no Morumbi. No mesmo dia, a equipe de Parque São Jorge irá a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo.

Fonte: Globo.com
Edição: Cícero Ferraz

Nova Diretoria do STTR será eleita dia 04 de abril


A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Olinda do Maranhão será eleita no dia 04 de abril, conforme edital já amplamente divulgado. Foram inscritas duas chapas para a eleição de 2011, a Chapa 1 é encabeçada pelo ex-presidente e atual secretário de finanças Miguel Alves (Miguelzinho), já a Chapa 2 é encabeçada pelo sindicalista José Reis, que é morador da Quadra XI. Segundo as informações repassadas hoje ao meio dia no Programa de Domingo, apresentado pelo radialista Valdecir Salomé, 1.050 eleitores estão aptos a participarem do pleito no próximo dia 04. Os dois candidatos, durante uma (1) hora, participaram de uma entrevista e colocaram para os eleitores seus planos de trabalho em caso de saírem vencedores. Parabenizamos os candidatos pela iniciativa.

Edição: Cícero Ferraz

Rosário e São José de Ribamar garantem vaga na final do Intermunicipal 2010


A seleção de Rosário é a primeira equipe a conquistar vaga na final do Torneio Intermunicipal do Maranhão 2010. Em jogo realizado na tarde deste sábado no estádio Nhozinho Santos, a equipe empatou com a Seleção de Monção pelo placar de 4x4 e ficou com a vaga por ter vencido o primeiro jogo pelo placar de 2x1.

Os gols da partida foram marcados por João aos 12 e 39 minutos do primeiro tempo, Renato aos 7 minutos do segundo tempo e Ribinha aos 42 minutos do segundo tempo para a equipe de Rosário. Para a Seleção de Monção marcaram Agleisson aos 5, 26 e 45 minutos do primeiro tempo e Nenzinho aos 34 minutos do segundo tempo.

“ Quem não tiver coração não agüenta, foi um jogaço e a Seleção de Rosário mostrou que tem força para conquistar o titulo da competição. Mais uma vez estamos na final, é um trabalho que começa no Campeonato Municipal”. Declarou o prefeito da cidade de Rosário Marconi Bimba.

FICHA TECNICA

Sel Monção 4 x 4 Seleção de Rosário
Local: Estádio Nhozinho Santos

Arbitragem: Raimundo Nonato Mendes França

SEL. MONÇÃO: Budavelha; Pablo, Gil, Renan e Daniel; Nando, Neizinho, Leozinho (Gracinaldo) e Quenquen ( Célio Frazão); Agleisson e Jacarezinho.

SEL. ROSÁRIO: Jocielson (Preto); Babalu, Duda, Nonato e Rerré; Paulinho, Renato, Roberto e Ribinha; Willame (Adriano) e João.

A outra seleção finalista é São José de Ribamar, que mesmo com a derrota por 2 x 1 para Viana, conseguiu classificação, pois na ida tinha vencido a seleção vianense por 4 x 2.
 
Fonte: Rosarionoticias.com
Edição: Cícero Ferrazz

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vítimas de enchentes ganham casas novas com rachaduras em Trizidela do Vale

As vítimas ganharam casas novas para saírem das áreas de risco em que viviam. No entanto, muitas moradias estão com rachaduras, que se espalham pelas paredes e pelo chão. Muitas residências foram abandonadas.

Vítimas de enchentes da cidade de Trizidela do Vale, no Maranhão, ganharam casas novas para saírem das áreas de risco em que viviam, mas apareceu outro problema.

De longe, as casas do residencial Monte Cristo até parecem bem construídas, mas, quando chegamos perto, os problemas logo aparecem.

Em novembro do ano passado, a prefeitura de Trizidela do Vale começou a entregar as casas no conjunto habitacional. Os contemplados são famílias que viviam à beira do Rio Mearim. O problema é que, apenas quatro meses depois que elas ficaram prontas, as casas já estão rachando. Em uma delas, os pedaços saem com muita facilidade.

As rachaduras se espalham pelas paredes e pelo chão. E muitas casas já foram abandonadas. “Uma casa não é para a gente passar um mês nem dois meses. Uma casa é para o infinito”, comenta o vendedor Francisco Daniel.

A lavradora Maria Almeida também está com medo. “A do meu vizinho está bem rachada, e o homem falou que ela está estralando dentro. Eu fico com medo de ela cair para cá”, diz.

As 240 unidades custaram mais de R$ 5 milhões – dinheiro dos governos federal, estadual e do município.

O Ministério da Integração Nacional, que liberou a verba para a construção das casas, afirmou em nota que é responsabilidade do governo do Maranhão observar os critérios de qualidade técnica, os prazos e os custos da obra, e que vai mandar técnicos ao estado para vistoriar as casas.

Já o governo do estado alega que não foi informado pelo município sobre a inauguração e que, por isso, não fez a vistoria final.

A prefeitura disse que inaugurou as casas às pressas, porque elas já estavam sendo invadidas, e culpou a empreiteira pelos problemas. “A empresa será responsabilizada e poderá ter um prejuízo grande, mas ela tem que repor e refazer tudo dentro do padrão, como diz o plano de trabalho”, afirma o prefeito de Trizidela do Vale, Jânio Freitas de Souza.

O pedreiro Francisco Lima, quando se mudou para o conjunto habitacional, deixou para trás as enchentes da beira do rio, mas agora perdeu o sossego de novo. “Não tem como dormir, porque, quando é de noite, ela começa estralar. De repente, que Deus me defenda, uma casa dessas desaba e cai por cima da gente. Cadê as providências deles?”, diz.

A empreiteira se comprometeu a demolir e reconstruir as casas que apresentaram problemas.

Fonte: Jornal Nacional
Edição: Cícero Ferraz

Ladrões levam R$ 15 mil de Correios do Calhau


Nestes últimos dias, as ações criminosas estão sendo feitas com alto grau de ousadia por parte dos assaltantes e isso está deixando a população maranhense temerosa, principalmente, aqueles que trabalham em bancos, lojas e repartições públicas ou privadas. Uma dessas últimas ações ocorreu nas agências dos Correios, localizada no Shopping do Automóvel, no Calhau, na última quarta-feira.

Parecia coisa de filme e com um perfeito roteiro, ou seja, tudo programado, inclusive com as horas e os segundos. De acordo com as informações de Camizão Neto, um dos funcionários do Shopping do Automóvel, o assalto aos Correios ocorreu no começou da tarde por quatro assaltantes vestidos de paletó e fortemente armados. Eles aproveitaram o momento que não havia cliente para anunciar o assalto.

Ele também falou que dentro da agência, os assaltantes fizeram todos os funcionários de reféns sob a mira de revólveres, enquanto, um dos bandidos ficou sentado no banco na porta do estabelecimento. Eles obrigaram a gerente a informar a todos os clientes que passaram a chegar que o sistema estava fora do ar. A ação criminosa durou mais de duas horas, tempo suficiente para destravar o cofre da agência e com isso levar todo o faturamento do dia, que segundo a assessoria de comunicação da secretaria de Segurança Pública do Estado, o valor foi acima de R$ 10 mil. Após a ação criminosa, os assaltantes fugiram e até o momento a polícia ainda não conseguiu deter os ladrões, e somente na tarde de ontem os Correios voltaram ao funcionamento normal.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública informou que a polícia só foi comunicada sobre o assalto após 90 minutos do ocorrido e teve como registro o número 2405518 pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). De posse do conhecimento, duas viaturas do 8º Batalhão da Polícia Militar e uma do Batalhão do Choque foram deslocadas até o local e ainda contou com a presença do serviço velado. A assessoria de comunicação também informou como o valor do dinheiro levado é maior que cinco salários mínimos, o caso deve ser registrado na delegacia especializada de Roubos e Furtos, localizada no Centro, tem como delegado titular Ronilson Leite, mas, até o momento, nenhum registro desse fato foi registrado naquela especializada.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo do Estado e MTur assinam cinco convênios


SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney participou de reuniões de trabalho em mais seis ministérios, nesta quinta-feira (24), em Brasília. A primeira audiência do dia foi com o ministro do Turismo, Pedro Novais. O encontro com o conterrâneo foi marcado pela assinatura de convênios tratando da melhoria do setor turístico e da programação dos 400 anos da cidade de São Luís.

No segundo dia de audiências na Esplanada dos Ministérios, Roseana Sarney, também, se reuniu com os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Fernando Haddad (Educação), Ideli Salvatti (Pesca e Aquicultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Alexandre Padilha (Saúde). Entre os temas tratados, projetos econômicos alternativos, ações para erradicação da febre aftosa e o Estatuto do Educador.

No Ministério do Turismo, a governadora e o ministro Pedro Novais assinaram cinco convênios referentes a obras no Centro Histórico de São Luís com financiamento da União. Ficaram acordados, ainda, estudos a serem realizados em parceria com o governo do Maranhão e a assinatura de uma carta-consulta sobre a liberação de recursos na ordem de R$ 60 milhões para melhorias de espaços em São Luís. Também trataram sobre a construção da Via Expressa, cuja extensão vai do Renascença ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Para Pedro Novais, foi uma satisfação receber a governadora Roseana Sarney e poder contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. “Firmamos parcerias que se destinam a injetar recursos para alavancar ainda mais o turismo no Estado. Falei com governadora que pretendo ir a São Luís assinar os demais convênios, principalmente o da Via Expressa”, ressaltou.

Na avaliação da governadora a audiência com Pedro Novais foi bastante produtiva, principalmente em relação à rapidez no andamento dos projetos junto ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Priorizamos as metas, o ministério foi ágil e assinamos os cinco convênios. As obras vão sair do papel porque precisamos reestruturar e restaurar o Centro Histórico, já que São Luís é Patrimônio da Humanidade e ano que vem fará 400 anos”, afirmou Roseana Sarney.

Os cinco convênios firmados entre o governo do Maranhão e o Ministério do Turismo - por meio do Prodetur, com recursos da Comissão Andina de Fomento (CAF) -, tratam de restauração de espaços e prédios da Praia Grande e da avenida Beira-Mar.

Entre as principais obras, está a restauração da antiga Fábrica da Oleama (Casa de Oficinas de Maquetes); da Praça do Desterro; de três imóveis no Centro Histórico (a serem definidos pelos técnicos do Estado e do MinTur); da estrutura (muro e arredores) do Palácio dos Leões; da Praça João Lisboa; e da revitalização do prédio da antiga REFFSA, onde deverá funcionar um espaço de lazer para o turista.

A comitiva que acompanhou Roseana Sarney incluiu deputados estaduais e federais e secretários de Estado. Compareceram a audiência no Ministério do Turismo os deputados Luciano Moreira, Pedro Fernandes, Pinto da Itamaraty, Kleber Verde, Alexandre Almeida, Roberto Costa, Rogério Cafeteira e os secretários Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Francisco Escórcio (Representação Institucional em Brasília), Max Barros (Infraestrutura) e José Vieira (Gabinete Militar).

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

TV Mirante transmitirá Santo André x Sampaio


SÃO LUÍS - A direção de jornalismo da TV Mirante confirmou a transmissão para todo o Maranhão da partida de volta entre Santo André-SP x Sampaio-MA, pela Copa do Brasil, no dia 6 de abril, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

A narração será de Laércio Costa. Os comentários de Herbert Fontenele e a reportagem de Werton Araújo.

A transmissão de Santo André-SP X Sampaio-MA pela TV Mirante será às 21h50, logo após a novela Insensato Coração e Big Brother Brasil.

Na partida de ida, o Sampaio venceu por 3 a 2 em São Luís, por isso joga por um empate para garantir a classificação à 3ª fase para enfrentar o Palmeiras-SP.

Fonte: TV Mirante
Edição: Cícero Ferraz

quarta-feira, 23 de março de 2011

Deputados pedem a Sarney regulamentação da criação de municípios


Brasília – Uma delegação formada por deputados, vereadores e representantes do Maranhão pediu, nesta quarta-feira (23), o apoio do presidente do Senado, José Sarney, para haver agilidade na votação da proposta de emenda à Constituição conhecida como “PEC da emancipação dos municípios”.

A PEC transfere aos estados a prerrogativa de criar novos municípios. Hoje, esta responsabilidade cabe ao Executivo federal, depois de aprovação do Congresso.

Ao deixar a reunião, o deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA) explicou que, somente no Maranhão, existe a demanda de emancipação de pelo menos 46 distritos.

O deputado explicou ainda que a PEC, por causar impacto na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), precisa ser examinada por todas as comissões da Câmara antes de chegar ao Senado.

- Nós deputados não queremos trazer dificuldades para os estados com a multiplicação de seus municípios. Queremos requisitos para que essas iniciativas se configurem dentro de uma realidade que melhore a condição de vida das pessoas que vivem à margem de seus municípios – disse o deputado. Rodrigo Baptista.

Fonte: Agência Senado
Edição: Cicero Ferraz

Correios publicam edital de concurso com 8.346 vagas

Correios publicam edital de abertura com 8.346 vagas e Cadatro de Reserva. Remuneração oferecida é de R$ 807,29 para jornada de trabalho de 44h semanais.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou nesta quarta-feira (23) o concurso público que oferece 8.346 oportunidades e formação de cadastro reserva para cargos nível médio. De acordo com o edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União (página 97, seção 3), a remuneração oferecida é de R$ 807,29 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. O Centro de Seleção e Promoção de ventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pela organização do certame.

Os cargos oferecidos são de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Do total de vagas, 20% serão destinadas a pessoas com deficiência. Os estados de atuação dos novos servidores são Acre, Rondônia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas no dia 15 de maio. Haverá ainda avaliação da capacidade física laboral para os postos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 do dia 5 de abril, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de participação custa R$ 32.


Edição: Cícero Ferraz

Plano Nacional de Educação vai custar R$ 80 bilhões, diz Haddad

Ministro da Educação defendeu aumento do percentual do PIB na educação.

SÃO PAULO - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse, nesta quarta-feira (23), que o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) vai exigir um investimento de R$ 80 bilhões. Segundo ele, a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, indicado no plano, cobrirá esses gastos. O plano foi apresentado no final de 2010 e está para ser votado pelo Congresso Nacional. O projeto está sendo debatido na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

O plano traz 20 metas a serem cumpridas pelo país entre 2011 e 2020. O número é bem menor do que as 295 do plano atual, que vigorou entre 2001 e 2010. Uma das principais metas do plano, que será essencial para que as outras aconteçam, é a ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Hoje, o investimento é de 5%. O aumento dos investimentos foi uma das promessas de campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff, que disse pretender chegar aos 7% até 2014.

“Os 2% a mais de investimento público pagam a conta das metas que estão estabelecidas no plano. É uma conta que fecha. O plano não pode ser esquizofrênico, nem recurso de menos para meta demais, nem recurso demais para meta de menos”, defendeu Haddad.

O ministro destacou ainda a importância da valorização da profissão de professor e destacou a criação de uma prova nacional para a seleção de professores. “As provas de concurso cobram do docente mais conhecimento sobre a legislação do que sobre conteúdo prático”, disse Haddad.

Haddad defendeu, ainda, que a carreira do magistério seja encarada como uma carreira de Estado. Assim como o piso nacional estabeleceu um patamar em todo o país, os outros componentes da valorização do magistério, como o plano de carreira, também devem ter caráter nacional, segundo o ministro.


Fonte: G1, com informações da Agência Brasil
Edição: Cícero Ferraz

Secretaria de Saúde realiza caminhada de alerta sobre a Tuberculose


Amanhã, quarta-feia (24), pela manhã, a partir da 08:00 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda do Maranhão, realizará uma caminhada de alerta sobre a Tuberculose, já que amanhã é o dia de combate a doença em todo o país. Os profissionais de saúde e toda a comunidade estão convidados para a realização da caminhada, onde através de carros de som e de distribuição de panfletos, serão destacados os pontos principais da campanha, onde a alerta principal será para a cura e o diagnóstico da doença.

Edição: Cícero Ferraz

Maranhenses protestam em Brasília por criação de novos municípios


Brasília - Fiquei impressionado hoje pela manhã em Brasília quando me dirigia ao Congresso Nacional. Mais de 2 mil manifestantes, vindo de vários municípios do Estado, faziam um protesto com objetivo de pressionar a Câmara a voltar para as Assembleias o poder de criação de municípios.

Eram pessoas humildes sonhando com dias melhores. Representavam 46 povoados que almejam a emancipação. Alguns viajaram dois dias para chegar à Capital Federal. Vieram em cerca de 50 ônibus. Parte dessa conta foi paga pelos próprios prefeitos de onde surgirão essas cidades. O movimento é tão organizado que eles estavam vestidos com camisas e empunhavam as bandeiras dos seus municípios.

Muitos políticos apareceram para dar apoio. Passaram para conversar o senador João Alberto, os deputados federais Gastão Vieira (PMDB), Carlos Brandão (PSDB) e Ribamar Alves (PSB), os estaduais Roberto Costa (PMDB) e Zé Carlos da Caixa (PT), e até o juiz Roberto Veloso, presidente da Ajufer (Associação dos Juízes Federais da 1ª Região).

“Eu acho importante. O Maranhão é um Estado muito grande e, efetivamente, há poucos municípios. Há alguns povoados longe demais da sede”, disse Veloso, era saudado por um grupo que quer desmembrar o povoado Alto Brasil de Grajaú.

Carlos Brandão explicou que foi criada uma comissão especial da Câmara para discutir o assunto, mas ela não se reúne. Ele explicou que a Casa estuda a criação de critérios para a criação de uma nova cidade. Só após essa definição, a Casa deve devolver às Assembleias o poder de criação.

Moradores de Palestina, a ser deslocada de Anapurus, com Gastão

“Eu apresentei uma proposta para que não se crie município em período eleitoral. Estava uma bagunça danada e foi por isso que a Câmara chamou para si essa questão”, explicou o tucano.

De acordo com Gastão Vieira, “o movimento foi muito bom”. “A Câmara nunca assumiu essa tarefa. Há consciência que é papel das Assembleias criar municípios, mas tem-se de definir alguns critérios”, disse o deputado,lembrando que a primeira providência é definir o limite entre o município-mãe e o a ser criado.

Apesar de elogiarem a iniciativa, os próprios parlamentares desmonstraram desânimo com uma solução imediata para o caso. Após todo o trâmite no Congresso Nacional, o projeto criando um nova unidade no Estado, mesmo após aprovação das Assembleias Legislativas, ainda enfrentará um plebiscito envolvendo toda a população da cidade-mãe.

Veja quem está em Brasília querendo virar município:

Nazaré dos Brunos e Brejinho dos Cocais (Caxias), São Simão (Rosário), Moisés Reis (Codó), Ebenézia (Zé Doca), Jacaré do Maranhão (Penalva), Faísa e Cecilândia (Buriticupu), Palmares e Roberto Leite (Itapecuru), Ipuiru e Belém do Maranhão (Tuntum), Ipiranga e Santa Vitória (Barra do Corda), Novo Bacabal (Açailândia), Santo Onofre (Santa Luzia), Coque (Vitória do Mearim), Palestina (Anapurus), Maracanã (São Luís), Paiol do Centro (Parnarama), Queimadas (Santa Helena), Baixão Grande (São Domingos do Maranhão), Alto Brasil (Grajaú), Calumbi (Presidente Dutra), Coqueiro (São Bernardo), Auzilândia (Alto Alegre), Senador João Alberto (Bom Jardim), Santo Onofre (Santa Luzia do Tide), Barro Duro (Tutóia), além de Nova Conquista, Juçaral Mirim, Porto Santos, Cajazeiras, Cordeiro do Maranhão, Três Lagos e Quadro.

Fonte: Blog do Décio
Edição: Cícero Ferraz

Comissão do Senado aprova fim de coligações proporcionais


A Comissão Especial de Reforma Política do Senado aprovou na noite de ontem o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. De acordo com informações da Agência Senado, dos 18 senadores que se manifestaram, apenas um foi a favor da manutenção das coligações.

São eleitos pelo sistema proporcional os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Pela modalidade, o número de votos de todos os candidatos da coligação é somado e, a partir daí, é feita a divisão de cadeiras para a coligação.

Apesar dessa aprovação, a Comissão ainda não se decidiu sobre como será a eleição para os cargos atualmente decididos pelo sistema proporcional.

Na próxima terça (29), os senadores devem se decidir pelo sistema para a eleição dos vereadores e deputados, que deve incluir debate sobre o voto em lista fechada (quando o partido define os candidatos) e o voto distrital (quando o país é divido em distritos).

José Sarney

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta terça a medida aprovada pela comissão na semana passada que prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo e ainda amplia de quatro para cinco anos o mandato do presidente da República, de governadores e prefeitos.

“Quando foi votada a emenda da reeleição, eu tive a oportunidade de votar contra, mas votei a favor de uma emenda dizendo que a reeleição não seria feita e o mandato seria maior, de cinco ou seis anos, uma vez que quatro anos realmente é um mandato muito pequeno”, afirmou Sarney nesta terça.

Fonte: G1
Edição: Cicero Ferraz

Professores realizam Assembleia para decidir futuro da greve

Essa é a primeira reunião da categoria, após decisão da Justiça pelo fim do movimento.

SÃO LUÍS - Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e professores da rede pública estadual realizam Assembleia Geral, no auditório da Fetaema. Objetivo é definir o futuro da greve da categoria.

Essa é a primeira assembleia após o desembargador Marcelo Carvalho ter acatado argumentos da Procuradoria Geral do Estado e decretado pelo fim da greve.

Edição: Cicero Ferraz

Roseana reúne-se com Dilma Rousseff na sexta-feira


SÃO LUÍS - A reunião da governadora Roseana Sarney com a presidente Dilma Rousseff está marcada para esta sexta-feira (25). Nesta quarta-feira (23), as audiências serão com os ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; dos Esportes, Orlando Silva; das Cidades, Mário Negromonte; dos Transportes, Alfredo Nascimento; e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

Na quinta-feira (24), ela tem audiência nos ministérios do Turismo, Agricultura, Educação, Pesca e Saúde. Na sexta-feira (25), antes de retornar a São Luís, Roseana Sarney se reúne com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, e com a diretoria da Infraero.

Nessa terça-feira (22), a governadora Roseana Sarney (PMDB) se reuniu, em Brasília (DF), com os integrantes da bancada maranhense no Congresso Nacional. Ela pediu aos deputados e senadores empenho para viabilizar recursos para o Maranhão em diversas áreas.

De acordo com a governadora, o pleito que fez aos deputados e senadores é uma demonstração de que somente com a união de propósitos, em todos os setores da política pública e da área econômica, será possível alavancar o estado ao patamar de desenvolvimento que a população merece.

“Buscamos mais educação, mais saúde para os nossos municípios e, também, desejamos que o Estado acompanhe as metas traçadas no planejamento dos quatro anos do governo federal. Somando as emendas dos deputados e senadores juntamente com os recursos estaduais teremos condições de trabalhar para fazer um bom governo para os maranhenses”, afirmou.

Após a reunião de trabalho com os deputados e senadores, a governadora foi ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), para o lançamento do livro sobre a trajetória de vida do pai e presidente do Senado, José Sarney, escrito em 624 páginas pela jornalista Regina Echeverria. Em seguida, ela foi ao jantar de comemoração dos 45 anos do PMDB, oferecido pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer.

SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

terça-feira, 22 de março de 2011

Rodada do Campeonato Maranhense

Resultados desta segunda-feira:

Maranhão 4 x 0 Bacabal (Nhaô, Miranda, Paulo Ricardo e Ideílson)
Moto 1 x 0 São José (Gilson)
Imperatriz 0 x 1 Iape (Rivelino)

Classificação

1º Maranhão – 9 pontos
2º Sampaio – 6 pontos (saldo 3)
3º Iape – 6 pontos (saldo 2 e gols pró 4
4º Moto – 6 pontos (saldo 2 e gols pró 3)
5º Santa Quitéria – 4 ponto (4 gols pró)
7º Cordino – 3 pontos (saldo -4)
8º São José – 1 ponto
9º Bacabal – 1 ponto (saldo -7)
10º Nacional – 0 ponto (saldo -10)

Próximos jogos

24/03 – Quinta-feira
16h – Santa Quitéria x Moto
18h30 – São José x Nacional

27/03 – Domingo
16h – Santa Quitéria x Sampaio
16h – Cordino x Imperatriz

28/03 – Segunda-feira
18h – Iape x Nacional
20h – Moto x Maranhão
20h – Bacabal x São José

Artilheiros

4 gols – Rafael Luan (MAC) e Juninho (MAC)
3 gols – Casagrande (Cordino), Roberto Santos (Cordino) e Nhaô (MAC)
2 gols – Goberto (Santa Quitéria), Gilson (Moto), Sapeca (Imperatriz), Deca (Sampaio), Roni (Sampaio), Roberto Nepomuceno (Cordino), Ulysses (Cordino), Ideílson (Maranhão), e Carlinhos (Iape).

Fonte: Blog do Zeca Soares
Edição: Cícero Ferraz

Joel Santana pede demissão e deixa o Botafogo. Adilson Batista na mira

Treinador se reúne com a diretoria e anuncia saída após quase 14 meses de trabalho. Clube já se movimenta em busca de um substituto imediato

Joel Santana deixa o Botafogo após 75 partidas
Depois de quase 14 meses, Joel Santana não é mais o técnico do Botafogo. Em reunião com a diretoria na manhã desta terça-feira, em General Severiano, o treinador anunciou o desejo de deixar o clube. Apesar da boa relação com a diretoria, falou mais alto a mágoa pelas vaias e xingamentos sofridos na derrota por 2 a 0 para o Vasco, no último domingo, no Engenhão. Os auxiliares Mauricio Albuquerque e Valinhos e o preparador físico Dudu Fontes, todos da comissão técnica de Joel, são os responsáveis pelo treino da manhã desta terça-feira.

Com a saída de Joel Santana, o Botafogo começa de forma imediata a busca por seu substituto. E por não ter a intenção de deixar o cargo vago por muito tempo, o clube tem como primeira opção Adilson Batista, desempregado desde que foi demitido do Santos, ainda no início da atual temporada.

A diretoria entende que é um nome capaz de motivar o grupo e montar uma equipe capaz de jogar um futebol mais ofensivo, algo cobrado interna e externamente no Botafogo. Os dirigentes alvinegros inicialmente tinham uma restrição pelo fato de Adilson ter afastado Maicosuel no Cruzeiro, em 2008. No entanto, também consideram que o atual status do camisa 7 impediria qualquer nova restrição neste momento.

O clube também chegou a considerar a possibilidade de contactar Gilson Kleina. A ideia ocorreu quando Joel Santana começou a considerar a possibilidade de sair do Botafogo e antes mesmo de o treinador da Ponte Preta receber uma proposta do Fluminense. Entretanto, o Alvinegro acredita que, neste momento, o melhor é optar por um profissional mais experiente.

O Botafogo por enquanto não tem um interino para comandar a equipe na partida contra o Boavista, neste sábado, em Macaé. O único auxiliar-técnico do clube, Jair Ventura, está na Seleção Brasileira que disputa o Sul-Americano da categoria, no Equador. Os também auxiliares Valinhos e Maurício Albuquerque fazem parte da comissão técnica de Joel Santana e deixarão General Severiano com ele.

Joel Santana e o presidente Maurício Assumpção darão entrevista coletiva ainda nesta terça-feira para falar sobre a decisão. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, 65% dos internautas (ou 5.470 votos) disseram que Joel deveria permanecer no comando do Botafogo.

A terceira passagem de Joel pelo Glorioso

Em sua terceira passagem pelo Botafogo, que começou no dia 26 de janeiro de 2010, Joel Santana comandou a equipe em 76 partidas, com 41 vitórias, 23 empates e 12 derrotas. A última delas os 2 a 0 para o Vasco, no último domingo, no Engenhão.

Durante os quase 14 meses de trabalho, Joel Santana foi do status de salvador para o de vilão em sua relação com a torcida. O treinador assumiu o comando da equipe após a derrota por 6 a 0 para o Vasco, no dia 24 de janeiro de 2010, substituindo Estevam Soares, e levou o time a uma virada que culminou na conquista do Campeonato Carioca.

Depois de uma campanha no Campeonato Brasileiro considerada boa - principalmente em meio às muitas lesões que prejudicaram o time na reta final -, a relação de Joel Santana com o grupo começou a se desgastar. O treinador protagonizou dois embates com Loco Abreu, que mostrou-se insatisfeito em ser substituído na partida contra o Grêmio Prudente, no Brasileirão, e reclamou do estilo de jogo do time ainda no início do estadual de 2011.

A insatisfação com o estilo de jogo da equipe também se estendeu à torcida, que passou a vaiar Joel sistematicamente nas partidas no Engenhão. O ápice foi a derrota para o Vasco, no último domingo, quando um setor da arquibancada pediu a expulsão do treinador, que reclamava com a arbitragem. No dia seguinte, ele não escondeu sua mágoa com o tratamento dos botafoguenses.

Confira a íntegra da nota oficial publicada no site do Botafogo:

“O departamento de futebol do Botafogo FR comunica que Joel Santana não é mais técnico do clube. O treinador tomou a decisão em conjunto com a diretoria após conversa na manhã desta terça-feira, no CT João Saldanha. Em sua terceira passagem pelo Botafogo, Joel disputou 76 jogos, acumulou 41 vitórias, 23 empates e apenas 12 derrotas, com 142 gols pró e 58 contra”.

Fonte: G1
Edição: Cícero Ferraz

Professora da UFMA recebe honraria da presidenta Dilma


SÃO LUÍS - A professora Diomar das Graças Motta, do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi uma das onze brasileiras condecoradas com a Ordem Nacional do Mérito, a maior condecoração entregue pelo governo federal a um civil. A cerimônia foi realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, nessa segunda-feira (21) e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que fez a outorga do título. Essas mulheres foram homenageadas pela sua atuação na área da educação e na construção do futuro do país.

Em seu discurso, a presidenta homenageou as professoras e a mulher brasileira, evocou a memória de mulheres como Núzia Ferreira, Helena de Pófia e Cecília Meireles que superaram preconceitos e abriram caminhos, e destacou que a maioria de docentes na educação básica do país é formada por mulheres, número que chega a, aproximadamente 80%.

Essa é a primeira vez que o governo presta homenagem a professoras com a Medalha Nacional do Mérito. O mês de março foi escolhido pelo governo para a cerimônia que o vem celebrando com atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher.

O reitor da UFMA Natalino Salgado participou da cerimônia, que foi prestigiada por ministros, senadores, reitores e autoridades.

Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Três mil protestam contra corrupção na Barra


Mais de 3 mil pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira, do movimento pela ética, cidadania e contra a corrupção em Barra do Corda.

pós a concentração em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entidade que organizou o movimento, os manifestantes partiram em direção ao fórum da cidade onde uma comissão protocolou uma representação cobrando ações do Judiciário em relação aos escândalos envolvendo o prefeito Nenzin e sua família, denunciados pela Polícia Federal na Operação Astiages por vários crimes.

O documento, assinado por diversas entidades e partidos políticos, exige entre outras coisas, uma ação pública pelo afastamento do prefeito da administração até a conclusão da investigação pela Polícia Federal, ou seu impeachment através da Câmara Municipal, pedido também dirigido aos vereadores na representação.

O documento denuncia a morosidade e solicita a suspeição do promotor Guaracy Figueiredo, acusado de parcialidade e morosidade na análise de processos contra Nenzim. Em seguida, a comissão entregou cópia da representação ao promotor Jorge Ribeiro.

Manifestante pediram suspeição do promotor Guaracy Figueiredo

Seguindo pelas ruas, a passeata percorreu todo o Centro Histórico da cidade sob aplausos da população que assistia nas calçadas, janelas e nas portas da casas.

Concentrados na praça Melo Uchoa, os manifestantes assistiram a várias manifestações de apoio, entre elas os deputados Antonio Pereira (DEM) e Waldir Maranhão (PP).

Uma nova manifestação deverá ser marcada para os próximos dias. Segundo os organizadores o evento foi um sucesso.

Fonte: Blog do Décio Sá
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 21 de março de 2011

Municípios podem ficar sem recursos para o Bolsa Família

Do Maranhão, apenas 47 municípios prestaram contas, sendo 13 aprovadas.

BRASÍLIA - Apenas 33% dos municípios prestaram contas ao Conselho de Assistência Social sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) até 17 de março. Os 61% restantes têm prazo até 31 de março para apresentar contas em relação ao montante aplicado em 2009, sob pena de perder o dinheiro deste ano a partir de abril.

Segundo relatório do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Maranhão, num total de 217 municípios, 47 municípios prestaram contas, sendo 13 aprovadas e 34 não se manifestaram. Não prestaram contas 170 municípios, o que representa 78,34%.

Das 5.565 cidades, 1.852 prestaram contas, mas somente 701 foram aprovadas pelos conselhos até 17 de março.

A prestação e aprovação de contas pelo Conselho Municipal de Assistência Social são obrigatórias para as prefeituras receberem o repasse do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2011.

O montante mensal, que se aproxima de R$ 24 milhões, é destinado às ações administrativas do Programa Bolsa Família. Essa determinação, prevista na Portaria nº 754, começa a valer para a prestação de contas do exercício de 2009.

O prazo, tanto para a apresentação de contas de 2009 no aplicativo do SuasweB(http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/suasweb), quanto para a aprovação total pelo conselho, termina no dia 31 de março.

Se o conselho não apreciar as contas, ou aprová-las parcialmente, o município ficará impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido.

Caberá ao gestor do Fundo Municipal de Assistência Social registrar a apresentação de contas no sistema informatizado do MDS e ao conselho indicar a sua aprovação. Por esse motivo, o ministério orienta que ações de planejamento e de comprovação de gastos do IGD-M sejam realizadas de maneira articulada e integrada entre os gestores do Bolsa Família, do fundo e com a participação da instância de controle social do programa e do Conselho Municipal de Assistência Social. A prestação de contas é anual e os gestores precisam ficar atentos ao prazo para o exercício de 2010.

Modelo - Recebem os recursos os municípios que alcançam 0,55, numa escala que varia de zero a um, combinado a um mínimo de 0,20 em cada um dos quatro indicadores que compõem o índice (monitoramento das condicionalidades de saúde e de educação, cadastramento das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e atualização cadastral). É exigido também que as prefeituras tenham assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família e que estejam habilitadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Detalhes sobre a apresentação de contas podem ser consultados na Instrução Operacional nº 37, disponível na página eletrônica www.mds.gov.br/bolsafamilia, item legislação.

Conforme prevê a portaria 754, os recursos do IGD-M devem ser aplicados pelos municípios na gestão de condicionalidades, benefícios, no acompanhamento das famílias cadastradas e, especialmente, das beneficiárias, no atendimento das demandas solicitadas pelo MDS e na implementação de programas complementares ao Bolsa Família (alfabetização de jovens e adultos, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial).


Fonte: Assessoria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Edição: Cícero Ferraz

Novato no Congresso se alia a Ricardo Teixeira e tenta vetar CPI, diz jornal

Segundo a 'Folha de S. Paulo', Ruy Carneiro (PSDB-PB), em seu primeiro mandato na Câmara, será o líder da ofensiva pró-CBF.


Novato no Congresso Nacional, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) será o principal líder da turma dos boleiros contra a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que pretende investigar os conratos da CBF e da organização da Copa do Mundo de 2014, informa o jornal "Folha de S. Paulo" nesta segunda-feira.

Segundo o periódico, o parlamentar fará na terça um discurso na Comissão de Esporte e Turismo da Cãmara em defesa do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sobre quem recairiam as principais investigações em caso de efetivação da CPI. Um corpo a corpo para convencer colegas a retirarem suas assinaturas do pedido de instalação da mesma também está previsto.

"Não dá para essa história seguir em frente. Não há nenhuma acusação feita por Garotinho [ex-governador do Rio de Janeiro e deputado federal pelo PP] que seja comprovada. Não podemos cair na leviandade", afirmou Ruy Carneiro.

Novato no Congresso se aliou a Ricardo Teixeira (foto) para tentar vetar CPI.
 Fonte: Folha.com
Edição: Cícero Ferraz

Barcelona e Associação de Veteranos garantem vaga na 2ª fase da Copa Regional


Neste domingo (20), foi realizada a 3ª e última rodada da fase de classificação do Grupo A da VI Copa Regional de Veteranos de 2011. Os jogos foram realizados no campo Fernandão em Santa Luzia do Paruá. Na partida preliminar Grêmio de Araguanã e Associação de Veteranos ficaram no empate em 1 x 1, resultado que não servia para nenhuma das equipes. Na segunda partida a Sucata de Nova Olinda, poderia até perder por diferença de um gol que garantia vaga, mas o Barcelona que já estava classificado, com um melhor futebol, manteve o aproveitamento de 100% e aplicou uma goleada por 5 x 2.

Classificação Final do Grupo A
1-Barcelona - 09 pontos
2-Associação Veteranos - 02 pontos
3-Sucata Nova Olinda - 02 pontos
4-Grêmio Araguanã - 02 pontos

Barcelona e Associação de Veteranos, aguardam o encerramento dos grupos de Santa Inês, para conhecerem os seus adversários da próxima fase.

Edição: Cícero Ferraz

Governo firma parcerias para qualificar pessoas para atender a demandas


Mais uma parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada está garantindo a qualificação profissional de trabalhadores maranhenses, com vistas a atender à demanda por mão-de-obra pelos grandes empreendimentos em instalação no Maranhão. Dessa vez, a ação é de iniciativa do Grupo Suzano de Celulose e Papel, que vai instalar uma fábrica na cidade de Imperatriz, com previsão de investimento de cerca de R$ 4 bilhões. O acerto foi firmado entre os secretários do Trabalho, José Antônio Heluy, e de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, com diretores da Suzano.

Na primeira etapa da ação de qualificação, já em andamento, foram reservadas 320 vagas para formação de técnico em celulose e papel, com oferta para Imperatriz e região adjacente. Em menos de uma semana de inscrição, mais de 30 mil candidatos se inscreveram.

O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em Imperatriz, responsável pelas inscrições e realização das aulas, juntamente com o Senai da Bahia, informou que a concorrência para o curso ficou em quase 100 candidatos por vaga, tendo inclusive concorrentes de 16 outros estados. A prova está marcada para 9 de abril no município da região tocantina.

A ação conjunta com o governo prevê cursos para formação de técnicos em manutenção mecânica, elétrica e de instrumentação; para operador de máquinas florestais; para construção civil e ainda para serviços, numa perspectiva de investimento social.

De acordo com o secretário de Trabalho, a implantação da fábrica em Imperatriz, é estruturante para a economia maranhense, especialmente para as regiões tocantina e sul. "Teremos a oportunidade de gerar emprego e renda, dentro de uma nova modalidade de cultura que é a de florestas plantadas, inédito em nosso estado", ressaltou José Antônio Heluy.

"Planejar e executar uma qualificação que se dá pelo viés social também é fundamental para garantir o crescimento da região como um todo, porque quem trabalha na área de celulose e papel precisa de moradia, precisa de alimentação, precisa de serviços em geral, o que fortalece a cadeia produtiva de toda a região tocantina", destaca o secretário.

O diretor de Recursos Humanos da Suzano, IIques Sandes, informou que o planejamento prevê 5.700 vagas para cursos na área de Construção Civil e Montagem Industrial e cerca de mil vagas para qualificação em Serviços. "Queremos formar ainda 600 pessoas na área técnica de celulose e papel e mais 400 na área florestal", afirmou. "Nosso planejamento não seria possível sem a parceria do poder público, que tem contribuído sobremaneira para a realização deste empreendimento", observou.

Outras experiências

A Secretaria de Trabalho já executa parcerias com a iniciativa privada para formação de trabalhadores. A primeira experiência se deu com o Consórcio GSF, responsável pelo início das obras civis da refinaria de Bacabeira, que abriu sua primeira turma de qualificação para operadores de máquinas pesadas e motorista basculante na construção civil.

As aulas tiveram início na última segunda-feira (14), no canteiro de obras do empreendimento e tem previsão de formar até 990 trabalhadores de São Luís, Bacabeira, Rosário e Santa Rita.

Para Pedro Bezerra, gerente de RH do Consórcio, a necessidade da mão-de-obra especializada foi imperativa para a iniciativa. "O Consórcio forma o trabalhador e avalia. De acordo com a avaliação, ele pode ou não, ser contratado", explicou.

Fábrica em Imperatriz

A previsão é que as obras de construção da fábrica tenham início no primeiro semestre de 2011 e as atividades devam começar em 2013, com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas por ano de celulose, abrangendo as áreas de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia, onde já existem florestas disponíveis, infraestrutura e sistema de logística para o empreendimento.

A produção de celulose da Suzano será exportada, por meio de navio a um terminal privado que o grupo pretende construir em São Luís, possivelmente próximo ao Porto do Itaqui.

A instalação do empreendimento vai gerar sete mil empregos diretos durante o pico máximo das obras, mantendo-se uma média de 3.500 empregos diretos e 15 mil empregos indiretos nas demais etapas.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz