quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CENSO 2010: Nova Olinda do Maranhão tem população de 18.606 habitantes


Na tarde de hoje (23), a Comissão Municipal Censitária, Agente Censitário Municipal e o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), reuniram-se no auditório da Prefeitura Municipal, para quinta reunião, onde foram apresentados os dados preliminares do Censo 2010. Após a explanção do Sr. Pereira (representante do IBGE) sobre o trablaho dos recenseadores e de toda a comissão municipal, divulgou-se a população de Nova Olinda do Maranhão. No ano de 2000, a população era num total de 15.560 habitantes. No Censo de 2010, Nova Olinda do Maranhão passou a ter um população de 18.606 habitantes. Foram visitados 5.010 domicilios, sendo que 150 estavam fechados, o  que pode trazer um aumento de até 300 habitantes para o município. A Comissão Municipal Censitária, aprovou os resultados, que posteriormente serão oficializados pelo IBGE.

Lítigios de limites.

Ainda permanece indefinidos os limites entre Nova Olinda do Maranhão e Santa Helena, e de Nova Olinda do Maranhão com Santa Luzia do Paruá.

Nova Olinda do Maranhão x Santa Helena.
Os povoados Pelônea, Pedreira II, Rio Morto, Formiga e outros, que estão situados no municipio de Santa Helena e que são assistidos por Nova Olinda do Maranhão, com atendimento de saúde, educação, éstradas, ainda não são legalmente de Nova Olinda do Maranhão. O município de Santa Helena fez o recenseamento, essa população dos povoados estão sendo contada para Santa Helena. Nova Olinda do Maranhão, pedirá junto ao IBGE ou através da Assembléia Legislativa uma mudança nos limites dos dois municipios. Santa Helena fica a quase 120 quilômetros dos povoados.

Nova Olinda do Maranhão x Santa Luzia do Paruá.

Neste outro caso, o municipio de Santa Luzia do Paruá reclama para si o direito de administrar o povoado de Monte Alegre, que segundo uma redação confusa da Lei que criou os municípios, parte de Monte Alegre está em território de Santa Luzia do Paruá. O estranho é que apenas uma rua do povoado ficaria em Nova Olinda do Maranhão. Toda a população é beneficiada pelo município de Nova Olinda do Maranhão desde a criação do município, mas a questão precisa de revisão ou pode ser definida na justiça, pois a Lei deixa claro que o povoado pertenceria a Nova Olinda do Maranhão, pois surge  a seguinte expressão "inclusive o povoado Monte Alegre pertencerá à Nova Olinda do Maranhão" É preciso que a Assembléia Legislativa defina os limites dos 81 novos municípios, pois todos têm problemas de definição territorial.

Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário