sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Diplomada presidenta, Dilma exalta Lula e condição de mulher

"É grande emoção tanto do ponto de vista da minha trajetória política como também da minha situação como mulher", diz Dilma.

A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) foi diplomada presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta sexta-feira. Com um discurso de seis minutos e meio, ela exaltou a figura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ressaltou a importância da chegada de uma mulher ao posto mais alto de comando do País.

"É uma grande emoção tanto do ponto de vista da minha trajetória política como também da minha situação como mulher brasileira. Recebo esse diploma com alegria e humildade e enorme disposição de empenhar todo o meu esforço", disse Dilma

"Esse julgamento (do eleitor) que já levou importantes estadistas e diferentes lidernanças ao posto mais alto da república experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da República".

Dilma lembrou o fato de uma mulher suceder um trabalhador: "Quanto orgulho temos os brasileiros e as brasileiras de ver um homem do povo conduzindo o País para um momento de tão extraordinária avanço social e econômico. Para além da minha pessoa, esse fato representa a crescente maturidade da nossa democracia. Esse fato rompe com os preconceitos, desafia os limites".

A presidenta eleita se comprometeu a defender a liberdade de imprensa e culto. "Defenderei sempre a liberdade de manifestação de imprensa e culto, mas reafirmo que nenhuma estratégia política ou econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador, de cada trabalhadora, de cada empresário, de cada família e de todas as regiões deste imenso e generoso País", disse.

Dilma reconhece que há muitas expectativas sobre o governo. "Sei da responsabilidade de suceder um governante da estatutura do presidente Lula. Sei dos imensos desafios que o nosso futuro comporta. Mas, se pensarmos o que cada um dia nós pode e podemos fazer pelo Brasil, vamos descobrir uma força infinita que a cada momento se alimenta e se renova. A força da união de nosso País", afirmou.

A presidenta falou ainda que gostaria de repartir seu diploma com cada brasileiro. "Nesse momento em que recebo o diploma mais alto da democracia quero reparti-lo com cada brasileira e, em especial, com cada brasileira. Para dizer que, pelo Brasil, que conto com todos e todas. E que todos e todas podem contar comigo", finalizou Dilma.

A presidenta eleita entrou no plenário do TSE apenas 20 minutos atrasada. Foi acompanhada pela ministra Carmen Lúcia, única mulher na atual composição tribunal. O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) estava ao lado das duas. Ele também recebeu diploma. Após o discurso, Dilma foi aplaudida de pé pela plateia, cuja maioria era formada por atuais e futuros ministros.

Pouca gente pode acompanhar o evento dentro do plenário do TSE. O marqueteiro da campanha de Dilma, João Santana, marcou presença. Entre os ministros, também compareceram Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Orlando Silva (Esportes), que corre o risco de perder o posto para Luciana Santos, deputada federal eleita pelo PC do B de Pernambuco.

Coordenadores do grupo de transição e futuros ministros, José Eduardo Cardozo (Justiça) e Antonio Palocci (Casa Civil) também prestigiaram a presidente. O presidente do PT e integrante do grupo de transição, José Eduardo Dutra (SE), foi outro que compareceu.

A função dele ainda não foi definida. Ele espera herdar a cadeira de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) no Senado. Primeiro suplente, Dutra assumirá no Senado caso Valadares ganhe uma vaga de ministro na Esplanada. "Até dia 31 ela (Dilma) decide", disse Dutra, referindo-se aos ministros que faltam

Anunciado ministro da Previdência para o próximo governo, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) também resolveu acompanhar a solenidade no TSE. Dilma esperava ser diplomada já com todos os ministros definidos.

O próprio Dutra espera uma definição. Ele poderá ocupar uma cadeira no Senado caso o senador Antonio Carlos Valadares (PSB) seja nomeado ministro. Dutra é primeiro suplente do socialista. Com isso, reforçaria o time de Dilma no Congresso. Levy Fidelix, presidente do nanico PRTB, é outro que resolveu comparecer na solenidade no TSE.

Discurso

Para elaborar o discurso, Dilma contou com a ajuda de auxiliares, que programaram uma fala protocolar. A versão preliminar, entretanto, foi entregue à presidenta eleita, que fez retoques no texto até poucas horas antes do evento. Em tese, a ideia era fazer um agradecimento mais solene e deixar o tom emocional para a cerimônia de posse, no próximo dia 1º.

Dilma faz retoques de última hora no discurso da diplomação
Dilma vai manter tom 'protocolar' na diplomação

Para o evento, foram convidadas autoridades, amigos e familiares. Por conta do espaço pequeno, somente 100 pessoas acompanharamr à cerimônia do plenário do TSE.

Além dos ministros de Estado, foram convidados também os 27 governadores eleitos, mas cerca de 10 devem se ausentar porque serão diplomados no mesmo dia. Dilma e Temer puderam convidar 34 pessoas -- 17 de cada um.

Fonte: http://www.ig.com.br/ (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário