sábado, 11 de dezembro de 2010

Roseana anuncia mudanças na administração

Segundo secretário de Comunicação, não haverá muitas mudanças na estrutura do governo.

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciará, às 11h da próxima terça-feira, a nova estrutura da administração e o secretariado estadual. Segundo informou, ontem (10), o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, logo depois desse anúncio, a proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa para aprovação dos deputados. Apesar de ter optado por editar a reforma por meio de Medida Provisória, que tem validade imediata, Roseana fez questão de encaminhar o texto imediatamente para análise dos parlamentares.

Segundo Sérgio Macedo, não haverá muitas mudanças na estrutura do governo além do que já foi anunciado pela governadora. A grande novidade da reforma é a volta das gerências regionais. Serão cerca de 20. Roseana explicou que isso não trará maior custo ao Estado porque quase todas as secretarias têm uma estrutura regional a ser aproveitada.

A Casa Civil vai coordenar as gerências. O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (DEM), será o titular da pasta. Ele já marcou, para o dia 30 deste mês, a solenidade de passagem de cargo para o vice-prefeito Gil Cutrim (PSL) em uma grande festa na cidade.

Também estará de volta a Comissão Permanente de Licitação (CPL). O chefe da CPL será Francisco Batista. Roseana confirmou, até agora, a fusão das secretarias de Administração e Planejamento, a exemplo do que acontece no governo federal.

Ela quer manter no Maranhão uma estrutura semelhante à do governo federal. O objetivo é captar para o Estado todos os programas postos em prática em nível federal. Por causa disso, secretarias que seriam extintas, como Mulher e Igualdade Racial, vão permanecer. Será criada uma estrutura para cuidar da administração penitenciária.

Apesar de especulações nos meios políticos, Roseana não confirmou a criação de uma secretaria exclusivamente para cuidar da pesca. Ela explicou que a pasta que cuida do setor chama-se Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. A governadora disse que adotará “tolerância zero contra a corrupção”.

A grande dificuldade para fechar a reforma é a disputa por cargos. Roseana disse que o novo governo será técnico “sem esquecer os políticos”. “Eu sou política”, lembrou.

A secretária Olga Simão deve permanecer no comando da Secretaria de Educação até o início de março. Roseana afirma estar convencida de que o novo titular da pasta tem de ter um perfil mais de administrador que educador.

Veja os nomes dos secretários já confirmados

Casa Civil – Luís Fernando Silva
Comunicação – Sérgio Macedo
Planejamento – Fábio Gondim
Saúde – José Márcio Leite
Representação em Brasília – Chiquinho Escórcio
Fazenda – Cláudio Trinchão
Indústria e Comércio – Maurício Macedo
Segurança - Aluísio Mendes
Infraestrutura – Max Barros
Casa Militar – Coronel Vieira
Corregedoria – Sílvia Frazão
CPL – Francisco Batista
Emap – Luiz Carlos Fossati
Hildo Rocha – Pasta ainda indefinida

Fonte: http://www.imirante.com.br/ (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário