segunda-feira, 23 de março de 2015

Vacina contra a tuberculose está em falta no Maranhão

O alerta dado pelo Observatório Tuberculose Brasil, no início do mês, se confirmou. A vacina BCG, que imuniza o bebê contra a tuberculose está em falta em diversos estados do país. No Maranhão, a situação não é diferente. A distribuição das doses da vacina, pelo Ministério da Saúde, não é suficiente para vacinar os recém-nascidos.

A Bacillus Calmette-Guerín (BCG), é a primeira vacina tomada pelo bebê e protege contra a doença infecciosa que atinge os pulmões. No Brasil, cerca de 70 mil casos de tuberculose são notificados por ano, com cerca de 4,6 mil mortes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde, afirmou se tratar de um déficit nacional e esclareceu que há previsão de normalização na distribuição até abril.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a vacina BCG está em falta vários estados do país e aguarda o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde (MS). O MS esclareceu que o laboratório que produz a vacina passou por reforma para melhorar a qualidade, por isso as entregas estão atrasadas e o cronograma de distribuição das vacinas para os Estados foi alterado. A previsão é que a reposição dos estoques se normalize até abril.

O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário