quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Indígenas Ka’apor denunciam invasão de madeireiros.

Através de nota, o povo Ka’apor denunciou invasões de madeireiros na Terra Indígena Alto Turiaçu, Maranhão. Cerca de uma semana, os indígenas pediram para que madeireiros localizados pela Guarda Florestal Ka’apor, às margens do Rio Hola, saíssem da terra tradicional. Porém, o pedido não foi atendido.

“Estamos acampados na beira do Rio Hola, dentro do nosso território. Tem ainda seis caminhões madeireiros e um trator na mata. Não vamos sair de nosso acampamento. O Ibama e Polícia Federal tem que ir lá tirar e prender esses agressores”, diz trecho da publicação divulgada pelo Conselho de Gestão Ka’apor.

A criação dessas Áreas de Proteção tem o objetivo de manter a terra indígena a salvo. Essa última será a oitava.  De acordo com o povo Ka’apor, são cerca de 120 indígenas que diariamente buscam ramais (estradas de terras), madeireiros, focos de incêndio e demais invasões.

“Funai diz que essa fiscalização promove violência contra a gente, mas não faz nada para evitar invasões. Então a gente faz porque essa terra é nossa. Somos as vítimas e não os culpados pela destruição da nossa floresta. Queremos dizer isso pra todo mundo”, afirma uma liderança Ka’apor. Em abril deste ano, a jovem Iraúna Ka’apor, de 14 anos,  foi sequestrada por madeireiros da aldeia Axiguirendá, segue desaparecida.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário