terça-feira, 19 de março de 2013

Lobão traz diretor da Petrobras e garante obras da refinaria

A Assessoria de de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia confirmou a vinda a São Luís, nesta quinta-feira (21) do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, acompanhado do Diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, para anunciar as próximas etapas do projeto de implantação da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira , a 58 km de distância de São Luís.

O Assessor de Comunicação do Ministério, Antonio Carlos Lima, disse que o Ministro vai reafirmar a disposição do governo de realizar o empreendimento, avaliado inicialmente em R$ 40 bilhões, para atender às necessidades de abastecimento do Brasil com gasolina e outros derivados do petróleo. “É uma obra estratégica para o País”, afirmou.

A conclusão da primeira etapa das obras de terraplanagem da refinaria e a consequente retirada das máquinas do local provocaram uma série de boatos sobre a viabilidade do empreendimento. Muitos chegaram a afirmar que o projeto fora cancelado, hipótese categoricamente desmentida pela Assessoria do Ministério. “A empresa concluiu seu trabalho e não havia porque permanecer no canteiro de obras”, explicou Antonio Carlos. Segundo ele, a Petrobrás vai fazer uma apresentação sobre o estado atual da obra e as novas etapas do empreendimento.

A Petrobras deverá também fazer um balanço dos investimentos já realizados no projeto, que envolveram a delimitação da área de 2 mil hectares, a remoção vegetal, parte da terraplanagem e construção dos dutos de escoamento de águas.

Para avaliar a possibilidade da entrada de investidores estrangeiros no projeto da refinaria, o Ministro Edison Lobão viajará em maio para a China, acompanhado da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que há duas semanas reuniu-se em Pequim com dirigentes da Sinopec, a estatal chinese do petróleo, que está interessada em investir na Premium.

"O governo está analisando propostas de parcerias de investidores estrangeiros para a conclusão da Refinaria Premium I. O ministro deverá ir à China em maio, para conversar com os chineses, que já se mostraram interessados na Refinaria Premium I. O fato é que, independentemente de parcerias ou não, a Refinaria Premium I prosseguirá. O governo garante que a obra não vai parar, pois ela é uma necessidade do governo. O Brasil está se tornando um grande produtor de petróleo, e as refinarias são importantes nesse novo cenário", afirmou Antonio Carlos.

Na oportunidade, o ministro deverá se encontrar com a governadora Roseana Sarney e convidados, no Palácio dos Leões, onde o diretor da Petrobras deverá fazer uma exposição das obras realizadas até o momento para criação da Refinaria Premium I.
 
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário