terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Nova Olinda completa 53 anos de fundação nesta quarta-feira (03)

Ainda é uma data que não faz parte do calendário oficial de Nova Olinda do Maranhão. Mais conforme as nossas pesquisas feitas em entrevistas com os pioneiros "família Ferreira", a data de 03 de fevereiro de 1963 é lembrada com o dia em que seu iniciou a povoação de Nova Olinda, que após a emancipação passou a denominar-se de Nova Olinda do Maranhão em 10 de novembro de 1994.

Relembre a entrevista

Historia de Nova Olinda do Maranhão.
O Início de tudo (Memória de Maria Oneide)
A historia de Nova Olinda do Maranhão tem seu inicio exatamente no ano de 1963, com a chagada do senhor Antonio Araújo da Silva (Antonio Ferreira) com sua esposa do Maria Oneide, ainda chegaram as famílias de Antonio Feitosa Bezerra (Gurupi), Pedro Sois, Acelino Bezerra, João Bezerra e Gonçalinho Porfirio. Todos vinham buscar terras que fossem férteis para o cultivo do arroz, mandioca, milho, feijão e outros produtos. Naquele mesmo ano, foram feitas as primeiras aberturas nas matas. As primeiras habitações (barracos) foram feitos onde é atualmente o cemitério local e próximo à atual Rua da Igreja, pois havia água nas proximidades no chamado igarapé do barraco.
No ano de 1963, no dia 03 de fevereiro, Antonio Ferreira trouxe sua esposa à senhora Maria Oneide de Azevedo, a quem se atribui o nome de Nova Olinda, esse nome era o mesmo de um povoado que eles haviam morado nas margens do rio Parnaíba (lado maranhense),e foi confeccionada uma placa e colocada nas proximidades do bairro Trator, com a seguinte frase: (Bem vindos a Nova Olinda) (Entrevista de Maria Oneide em 10/11/2009 e em 19/06/2010). (Arquivo -RÁDIO IESHUÁ FM)
(Pioneiro: Antonio Ferreira)
Primeira Missa - Foi rezada no ano de 1964 pelo Padre Joaquim em uma residência, nos anos seguintes as missas foram realizadas na Igreja velha (Capela atual de Santa Terezinha)
Primeiro Novaolindense - Raimundo Nonato Bezerra, foi o primeiro nascido em Nova Olinda em 31 de agosto de 1964, filho de Acelino Bezerra, parto realizado em casa de dona Maria Oneide.
Nos anos seguintes surgiram mais habitações, surgindo então os primeiros bairros, o Trator foi o primeiro a formar-se, depois bairro da piaba.
Em 1973, chegam os missionários (Robert e Dollores), vindos dos Estados Unidos, que moravam onde é atualmente a rua dos Americanos (a rua era chamada antes da chegada dos missionários de "Faca Larga" por causa de um morador que possuia um faca nesse formato.Eles tinham o trabalho de evangelização junto aos indígenas (URUBUS KAAPOR). O casal trouxe várias mudas e sementes de acerola, abóbora, pepinos e o mais destacado o guaraná, eles tinham uma panela especial para fazer conservas de alguns produtos.
Nos anos seguintes a localidade recebeu varias famílias vindas de outras regiões e outros estados, todos vinham em busca de melhores dias, o trabalho básico eram a agricultura e exploração da madeira. Com a nova abertura da estrada (BR 316) o povoado foi crescendo de forma gradativa, sendo em poucas décadas destaque na região.
Alguns estados como Ceará, Piauí, Pernambuco e Alagoas, contribuíram para a formação do nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário