quinta-feira, 30 de junho de 2016

Loja Noroeste de Zé Doca promove "Bota Fora" nos dias 04,05 e 06 de julho

 A Loja Noroeste de Zé Doca fará nos dias 04,05 e 06 de julho o "Bota Fora Noroeste", com mais de 10 mil itens com preços reduzidos em até 70%. Uma grande equipe da Noroeste aguardará os clientes de toda região. O Bota Fora é uma promoção de ocorre uma única vez no ano.
A Loja Noroeste de Zé Doca, fica localizada na Rua do Comércio, 08 - Centro. 
Outra forma de comprar na Loja Noroeste é através do Cartão Noroeste, leve para a loja de Zé Doca seu RG, CPF, comprovante de residência e faça o seu cartão.
 
 


MEC divulga hoje o resultado do Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (30) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Até as 18h de ontem, a poucas horas do fim do prazo, 265.856 estudantes estavam inscritos no programa. O resultado poderá ser consultado na página do Fies.

Nesta edição serão ofertados 75 mil financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.
O resultado é uma pré-seleção, assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.
Os estudantes pré-selecionados têm o prazo de amanhã (1º) até o dia 7 de julho para concluir a inscrição no SisFies. Após essa etapa, o estudante tem ainda que validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para a qual foi selecionado e comparecer a um agente financeiro do Fies. Os prazos estão disponíveis no portal do Fies.
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 28 de junho de 2016

Governo vai pagar em agosto primeira parcela do 13º de aposentados

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou na tarde de hoje (28) que o governo vai retomar o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com isso, a primeira parcela do benefício começará a ser paga no dia 25 de agosto. No ano passado, em virtude da crise, o governo da presidenta afastada Dilma Rousseff adiou o pagamento da primeira parcela do 13º salário de agosto para setembro.
A segunda parcela deste ano será paga a partir de 24 de novembro.

O anúncio foi feito por Padilha após reunião com o grupo de trabalho que discute alternativas para a reforma da Previdência, no Palácio do Planalto.

Agência Brasil

Ciro sugere ‘sequestrar’ Lula se prisão for decretada.

O Globo — Pré-candidato para a disputa à Presidência da República em 2018, pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes não descarta a possibilidade de um gesto extremo de “solidariedade pessoal”, se o juiz Sérgio Moro ou outra autoridade decretar a prisão do ex-presidente Lula em uma situação que ele considere “fora das regras do estado democrático de direito”: formar um grupo de juristas, “sequestrar” o ex-presidente e levá-lo a uma embaixada com pedido de asilo para que ele possa se defender “de forma plena e isenta”.
O ex-governador do Ceará disse que a ideia surgiu na época em que o ex-presidente foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor em São Paulo.
— Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito — disse Ciro ao GLOBO.
Segundo o ex-ministro e ex-governador, essa medida pode ser pensada, “dependendo da qualidade da decisão” da Justiça em relação ao ex-presidente.
— Hoje, não enxergo motivos para uma prisão de Lula, embora eu esteja muito irritado com sua frouxidão moral. É obra dele a criação dessa linha sucessória que ai está. Quem criou esse monstro Eduardo Cunha foi Lula — disse Ciro.

CRÍTICAS A DILMA

O presidenciável, no entanto, criticou a decisão da presidente afastada, Dilma Rousseff, de nomear Lula ministro da Casa Civil para obter foro privilegiado, com o objetivo de evitar uma prisão. Também condenou o uso do aparato presidencial para visitar o ex-presidente em São Bernardo (SP), em ato de desagravo.
— A Dilma indicar o Lula para o ministério, para evitar a prisão foi um disparate. Ela ultrapassou os limites do cargo. Não podia envolver a Presidência da República. Tinha que ter feito um gesto de solidariedade pessoal, não com o uso do cargo. Agora, no meu caso, se acontecesse uma prisão arbitrária do Lula, seria um gesto de solidariedade particular, formar o grupo de juristas para preparar a defesa e sequestrá-lo para uma embaixada — disse Ciro.
O ex-ministro disse que apoia a Operação Lava-jato, mas considera as prisões temporárias uma espécie de tortura para obrigar os presos a fazer as delações premiadas. Sobre a condução coercitiva de Lula, ele disse ter sido um ato descabido e criminoso, já que o ex-presidente nunca se negou a comparecer para depor e prestar esclarecimentos sobre as denúncias.

Fonte: Blog do Jonh Cutrim

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Copão do Alto Turi de seleções terá inicio dia 02

A edição do Copão do Alto Turi e outras regiões de seleções terá rodada inicial no próximo dia 02 de julho com a participação de 29 municípios.
No próximo final de semana tem início a tradicional competição de seleções da região do Alto Turi e de regiões convidadas. Na edição de 2016, 29 seleções irão participar da competição. As seleções foram divididas em oito (08) grupos. A divisão ocorreu por regiões. 
A atual campeã é a seleção de Zé Doca, que fará sua estreia no próximo dia 03/07 às 16:00 horas no estádio Florestão (Zé Doca) contra a seleção de Governador Newton Bello. 
Maranhãozinho e Santa Luzia do Paruá farão o jogo de abertura da competição no próximo sábado (02) no estádio Procopão em Maranhãozinho às 16:00 horas.

Grupos do Copão do Alto Turi/Regiões Convidadas.

Grupo A

Centro Novo do MA
Maracaçumé
Turilândia
Gov. Nunes Freire

Grupo B

Maranhãozinho
Santa Luzia do Paruá
Centro do Guilherme
Presidente Médici

Grupo C

Araguanã
Pedro do Rosário
Zé Doca
Gov. Newton Bello

Grupo D

Bom Jardim
Bela Vista do MA
Pindaré Mirim

Grupo E

Santa Luzia do Ma
Buriticupu
Santa Inês

Grupo F

Igarapé do Meio
Vitória do Mearim
Matinha
Monção

Grupo G

Santa Rita
Itapecuru Mirim
Miranda do Norte
Arari

Grupo H

Lago Açu
Bernardo do Mearim
São Luis Gonzaga

Primeira Rodada

Sábado (02.07.2016)

Grupo B

Maranhãozinho x Santa Luzia do Paruá

Domingo (03.07.2016)

Grupo A

Centro Novo x Maracaçumé
Turilândia x Gov. Nunes Freire

Grupo B

Centro do Guilherme x Presidente Médici

Grupo C

Araguanã x Pedro do Rosário (Nova Olinda)
Zé Doca x Gov. Newton Bello

Grupo D

Bom Jardim x Bela Vista

Grupo E

Santa Luzia x Buriticupu

Grupo F

Igarapé do Meio x Vitória do Mearim
Matinha x Monção

Grupo G

Santa Rita x Itapecuru Mirim
Miranda do Norte x Arari

Grupo H

Lago Açu x São Luis Gonzaga

Chile fatura bi da Copa América diante da Argentina

Ainda não foi desta vez que Lionel Messi conquistou um título pela Argentina. E neste domingo, na derrota por 4 a 2 nos pênaltis para o Chile, na decisão da Copa América Centenário, após empate por 0 a 0 nos 90 minutos e na prorrogação, ele teve participação decisiva em mais uma frustração própria, e de todo o seu país. Perdeu uma penalidade, isolando a bola como um jogador comum. O craque de 29 anos falhou de novo num momento decisivo por sua seleção.

O Chile repetiu o feito da Copa América do ano passado, quando após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação venceu a disputa por pênaltis por 4 a 1 e conquistou o título continental pela primeira vez na história. Agora, comemora o bicampeonato.
A expressão de espanto e desespero de Messi após ver Silva converter a penalidade que garantiu o bicampeonato do Chile diante de 82.026 pessoas no estádio MetLife, em Nova Jersey, deram a dimensão da decepção do craque argentino. Após fazer uma excelente Copa América, foi discreto neste domingo e, para piorar, ainda vai ficar marcado pela perda do pênalti.

A Argentina continua na fila de 23 anos sem títulos com a seleção principal. Desde 1993, quando conquistou a Copa América disputada no Equador, não sabe o que é ser campeã.
O Chile, por seu lado, se firma como uma potência do futebol sul-americano. E consolida a geração considerada a melhor da história do futebol do país, onde se destacam Arturo Vidal, Alexis Sanchez, Vargas e até jogadores que se destacam pela raça como Medel.

Neste domingo, o primeiro tempo foi marcado por um domínio argentino, mas, sobretudo, por muitas jogadas ríspidas e algumas violentas, de ambos os lados. A Argentina, liderada por Messi e com time melhor tecnicamente, criou as melhores chances. O Chile pouco incomodou.

A grande chance da Argentina na etapa caiu nos pés de Higuaín. E ele voltou a perder um "gol feito", como ocorreu nas duas finais anteriores que sua seleção disputou.

Neste domingo, o atacante ficou na cara de Claudio Bravo após um vacilo de Mendel, que falhou no domínio de uma boa recuada em sua direção. Higuaín penetrou livre, tentou tirar do goleiro, mas acabou tocando para fora, à direita da trave.

Na final da Copa do Mundo de 2014, que a Argentina perdeu para a Alemanha por 1 a 0 no Maracanã, Higuaín perdeu um gol na frente de Neuer - chutou para fora -, após erro de Kroos. No ano passado, na decisão da Copa América do Chile, desperdiçou chance incrível ao chutar no lado de fora da rede, sem goleiro, após passe de Lavezzi.

Na decisão deste domingo, as duas seleções terminaram o primeiro tempo com 10 jogadores. O brasileiro Heber Roberto Lopes expulsou o chileno Diáz aos 28 minutos, pelo segundo cartão amarelo, após falta em Messi; aos 42, deu cartão vermelho direto para o lateral-esquerdo Rojo, por falta dura em Arturo Vidal.

O Chile, que não havia concluído uma vez sequer contra o gol argentino na primeira etapa, voltou mais atrevido para o segundo tempo. Criou algumas chances, mas, ainda assim, a Argentina levava mais perigo.

A partir da metade da etapa, porém, o jogo ficou mais equilibrado, com as duas equipes mais precavidas. A Argentina, porém, começou a dar sinais de desgaste físico. O Chile, então, passou a atacar com maior intensidade. A prorrogação foi emocionante, com uma chance clara de gol para cada equipe.

Na disputa de pênaltis, cada seleção falhou na sua primeira cobrança: Vidal parou em Romero e Messi isolou a bola. O Chile acertou os três pênaltis seguintes e a Argentina converteu dois. No terceiro, Bravo defendeu a cobrança de Biglia. Silva, então converteu o quinto pênalti chileno, para desespero da Argentina do Chile e de Messi, e nova festa do Chile. 
 
Fonte: O Estadão.

Bombeiro é morto a tiros na porta de casa

Um bombeiro militar foi morto após ser baleado ao reagir a um assalto na noite desse domingo (26) em São Luís (MA). Arthur Gustavo Dourado da Silva chegava a sua residência, no bairro da Cohama, quando viu suspeitos próximos a um matagal. Ao chamar o vigia da rua, os suspeitos saíram do local atirando. O bombeiro foi alvejado na cabeça.

O soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho de um hospital particular. Dourado, era lotado no grupamento marítimo do CBM-MA e ingressou na corporação em 2013.
Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) para saber se algum suspeito já foi identificado ou preso pelo assassinato, e aguarda o retorno do órgão.

Fonte: G1 Maranhão 

Professores no Brasil ganham menos que outros profissionais com a mesma formação

Os professores de nível superior no Brasil ganham menos do que outros profissionais com o mesmo nível de formação. De acordo com análise feita pelo movimento Todos pela Educação, os docentes recebem o equivalente a 54,5% do que ganham outros profissionais também com curso superior. A valorização dos professores é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que completou dois anos.
"Como é pouco atraente a carreira de professor, isso leva à desvalorização social. A carreira nao é tida como uma boa opção profissional, diferentemente do que acontece nos países que estão no topo dos rankings internacionais. Além de serem carreiras atraentes, têm valorização social da função. Parte disso é decorrente da compreensão da sociedade de que educação importa", diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
O PNE estabelece metas e estratégias para serem cumpridas até 2024. A lei trata desde o ensino infantil até a pós-graduação. Uma das metas do PNE prevê a elevação do investimento em educação dos atuais 6,6% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano, até o final da vigência.
Pelo PNE, em até dois anos de vigência, o país deveria ter assegurado a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior públicas. De acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE), em 2014, 89,6% dos municípios brasileiros declararam ter plano de carreira para o magistério; metade deles diz ter ações de regulamentação e valorização do magistério e 65,9% afirmam ter adotado concurso público para a contratação de professores. Dados do Censo Escolar mostram que, em 2015, 28,9% dos contratos docentes da educação básica pública eram temporários, o equivalente a quase 630 mil contratos.
Segundo o Todos pela Educação, não há medições qualitativas dessas políticas e nem uma ferramenta de monitoramento sobre a aplicação do piso salarial dos professores. "Não é uma mudança do salário que muda a qualidade na educação, mas a atratividade na carreira. É preciso pensar em todos os componentes, desde a atratividade das licenciaturas e pedagogia, a programas com identidade própria, que levem ao exercício do magistério e perspectivas de carreira atraentes, com bom salário inicial, condições para crescer na carreira e condições de trabalho e infraestrutura", diz Alejandra.

De acordo com ela, a carreira do professor tem que ser discutida na ponta, ao mesmo tempo em que deve envolver um esforço conjunto do Ministério da Educação (MEC), dos estados e municípios. Deve-se ser capaz de simular diferentes carreiras e o impacto financeiro disso para cada ente. A discussão, no entanto, fica comprometida pela situação econômica do país.

Falta de verbas

"Temos visto que para melhorar a educação são necessários três elementos: bom salário, boa carreira e boas condições de trabalho, que envolvem não só a hora-atividade, mas escolas bem equipadas e democracia na escola. Não adianta ter um só, tem que ter os três elementos", diz a  secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli.
Marta acredita que o contexto econômico tem impacto direto na qualidade da educação e critica a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo governo interino, que limita o aumento do gasto público à variação da inflação. "Isso nos preocupa muito. A imposição do governo federal será de mais arrocho para servidores públicos", diz.
Para os estados e municípios, falta verba para pagar os professores e até mesmo para cumprir a Lei do Piso. De acordo com levantamento da CNTE, mais da metade dos estados não pagam o piso salarial dos professores. Atualmente, o valor está em R$ R$ 2.135,64. Os entes defendem maior participação da União nos gastos, uma vez que é a que mais arrecada.

Discussão

A questão começou a ser discutida no âmbito do Ministério da Educação, no Fórum Permanente para Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional, composto por representantes do MEC, dos estados, dos municípios e dos trabalhadores. O fórum foi convocado ainda na gestão da presidenta afastada Dilma Rousseff. Ainda não houve reuniões depois de o atual ministro Mendonça Filho assumir a pasta. Marta integra o fórum e diz que o CNTE decidiu que só participará das discussões após o fim do processo de impeachment e que não negociará com o governo de Michel Temer enquanto for interino.
Em nota, o MEC assegura que está realizando "análise cuidadosa do orçamento para a implantação do CAQi [Custo Aluno-Qualidade inicial]". Previsto para ser implantado ainda este ano pelo Plano Nacional de Educação, o CAQi poderia ajudar os estados e municípios a remunerar melhor os professores. "Importante destacar que a atual gestão recebeu o orçamento com um corte de R$ 6,4 bilhões. No entanto, já foi possível recompor R$ 4,7 bilhões para minimizar qualquer prejuízo a políticas do MEC", diz a nota.

Agência Brasil.


domingo, 26 de junho de 2016

Definidos os semifinalistas da I Copa de Veteranos.

A última rodada da I Copa de Veteranos de Nova Olinda do Maranhão, foi marcada pelo equilíbrio entre todas as equipes, pois nessa última rodada, brigavam ainda por duas vagas nas semifinais seis clubes.
Real Matismo e AVNO que já estavam classificados, venceram novamente na rodada e fecharam a fase de classificação com aproveitamento máximo, figurando como as grandes favoritas nas semifinais da competição.
Com a combinação de resultados, as equipes do Vasco da Vila e Quadra B-5, mesmo sem alcançar vitórias, conquistaram vagas nas semifinais da competição.
As semifinais serão definidas as datas e os horários na próxima terça-feira (28). Sábado (02.07) já haverá uma semifinal. 
Na segunda fase (semifinais) as equipes entrarão em igualdade de condições, havendo empate no tempo normal, ocorrerá cobranças de penalidades.

Resultados da Quarta Rodada

Sábado (25.06.2016)

Real Matismo 2 x 1 Real Madri
Peñarol da Q. VI 1 x 1 Quadra B-5

Domingo (26.06.2016)

Café da Mata 0 x  1 AVNO
Sampaio do Trator 2 x 2 Vasco da Vila

Classificação Geral

1-A.V.N.O - 12 pts (7gs)
2-Real Matismo - 12 pts (6gs)
3-Quadra B5 - 05 pts (0gs)  (7gols pró)
4-Vasco da Vila - 05 pts (0gs)
5-Sampaio do Trator - 04 pts
6-Café da Mata - 03 pts
7-Peñarol - 02 pts
8-Real Madri - 01 pt

Chaveamento das Semifinais

AVNO x Vasco da Vila
Real Matismo x Quadra B-5

Balanço Geral

Jogos realizados: 12 jogos
Gols Marcados: 45 gols
Média de Gols: 3,75
Melhores Ataques: AVNO (9 gols) e Real Matismo (8 gols).


sexta-feira, 24 de junho de 2016

Rodada definirá os classificados na I Copa de Veteranos.



A Quarta e última rodada da primeira fase da I Copa de Veteranos será realizada neste final de semana com quatro jogos decisivos.
Das oito equipes que dusputam a competição, duas já garantiram vagas nas semifinais, Real Matismo e Associação de Veteranos. As outras seis equipes estão na briga pelas outras duas vagas.

Confira a rodada final da fase classificatória.

Escala da Arbitragem

Sábado (25.06.2016)

Quadra VI – 16:00 horas

Peñarol x Quadra B-5
Arbitro: José Araujo Chaves Junior
Aux 1. Valdecir Pimenta
Aux 2. Marcos Barros

Estádio Mangueirão – 16:00 horas

Real Madri x Real Matismo
Arbitro: Ronan Castro
Aux 1. Mateus Ferreira
Aux 2. Douglas Sousa Lima

Domingo (26.06.2016)

Café da Mata – 09:10 horas

Café da Mata x AVNO
Arbitro: Vagno Lima / Cicero Ferraz Martins
Aux 1. Valdecir Pimenta
Aux 2. Marcos Barros

Estádio Mangueirão – 09:10 horas

Sampaio do Trator x Vasco da Vila
Arbitro: Douglas Sousa Lima
Aux 1. Mateus Ferreira
Aux 2. José Araujo Chaves Junior

Classificação Geral

1-Associação de Veteranos - 09 pts
2-Real Matismo - 09 pts
3-Vasco da Vila - 04 pts
4-Quadra B-5 - 04 pts
5-Café da Mata - 03 pts
6-Trator - 03 pts
7-Real Madri - 01 pt
8-Peñarol - 01 pt


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Copa Maranhão: Babaçu e Eggos vencem na Copa Maranhão Sub-19

Muita emoção na segunda rodada da Copa Maranhão de Futebol Sub-19. Nessa quarta-feira (22), quatro partidas deram prosseguimento à primeira etapa regional, competição que está sendo realizada no campo da Unidade de Promoção da Saúde – Sesi Araçagi, em São Luís. E o dia foi favorável para as equipes do Babaçu e do Eggos, que se recuperaram no torneio com boas vitórias.

Pelo Grupo A, o time do Eggos precisava de um resultado positivo após ter sido derrotado na rodada de abertura. Diante do MAC, a garotada do Eggos se impôs e goleou por 4 a 1 e assumiu a vice-liderança da chave com 3 pontos. O líder do grupo é o São Luís, que empatou por 0 a 0 com o Renard.

Já no Grupo B, o Babaçu conseguiu se recuperar no torneio ao derrotar o Aesf por 3 a 1. Com o triunfo, o Babaçu chega à última rodada da fase classificatória só dependendo de si para chegar às semifinais. No outro jogo válido por esta chave, Sampaio e Comercial ficaram no empate por 2 a 2 e seguem na ponta do Grupo B com 4 pontos.

Nesta sexta-feira (24), será realizada a terceira e decisiva rodada da fase de grupos da etapa de São Luís da Copa Maranhão de Futebol Sub-19. Os jogos ocorrem no campo da Unidade de Promoção da Saúde – Sesi Araçagi a partir das 8h. Eggos x Renard fazem o primeiro duelo do dia. Na sequência, às 10h, o MAC encara o São Luís.

A partir das 14h, a bola rola para o duelo entre Babaçu e Comercial. Por fim, às 16h, tem Sampaio x Aesf.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa desta etapa é bem simples. Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro de seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais e seguem na disputa pelo título da regional. O campeão será conhecido no dia 28 de junho.

Após a realização da etapa de São Luís, as cidades de Caxias, Lago da Pedra e Grajaú sediarão regionais da Copa Maranhão de Futebol Sub-19. O destaque deste ano fica por conta de Lago da Pedra que, pela primeira vez, será cidade-sede da Copa Maranhão de Futebol Sub-19. Os times interessados em participar de qualquer uma das etapas devem entrar em contato pelos telefones (98) 98114-8309 ou (98) 98114-7099.

Cronograma Copa Maranhão Sub-19

De 20 a 28 de junho - Regional São Luís
De 18 a 23 de julho – Regional Caxias
De 26 a 29 de julho – Regional Lago da Pedra
De 04 a 07 de agosto - Regional Grajaú
De 26 de agosto a 2 de setembro – fase final

Tabela Copa Maranhão Sub-19 (São Luís)
Segunda-feira (20.6)
Renard 2 x 2 MAC
São Luís 3 x 1 Eggos
Sampaio 2 x 0 Babaçu
Comercial 2 x 0 Aesf

Quarta-feira (22.6)
Comercial 2 x 2 Sampaio
Aesf 1 x 3 Babaçu
São Luís 0 x 0 Renard
Eggos 4 x 1 MAC

Sexta-feira (24.6)
8h – Eggos x Renard
10h – MAC x São Luís
14h – Babaçu x Comercial
16h – Sampaio x Aesf

Segunda-feira (27.6)
8h – Semifinal 1
10h – Semifinal 2

Terça-feira (28.6)
9h – Final


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Governo dialoga com comunidade escolar de Santa Luzia do Paruá


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estabeleceu diálogo com a comunidade escolar do Centro de Ensino Cleobeto de Oliveira Mesquita, unidade do Sistema Estadual de Educação, no município de Santa Luzia do Paruá, a 400 km de São Luís.

A reunião, que aconteceu na escola, na segunda-feira (20), foi coordenada pela secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Ensino, Rosyjane Paula, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

No encontro, que reuniu pais, alunos, professores e gestores da escola e o gestor da Unidade Regional (URE) Zé Doca, José Borges, foram discutidas questões referentes à infraestrutura, alimentação escolar, segurança e corpo docente.
A equipe da Seduc ouviu as reivindicações da comunidade e apresentou as medidas concretas que foram adotadas pela atual gestão para elevar os indicadores educacionais do Maranhão.

Entre as providências, a entrega de novas carteiras escolares, instalação de ventiladores nas salas de aula e a obra de manutenção de banheiros do CE Cleobeto de Oliveira Mesquita. Além disso, a Seduc está fazendo o reordenamento de professores nas salas de aula.

A equipe da Seduc vistoriou a obra da nova escola de seis salas, que está em fase avançada, construída pelo Governo do Estado, com recursos do BNDES. A entrega da obra está prevista para o segundo semestre. “Foi uma reunião muito positiva, conseguimos dialogar com pais, alunos e professores, demonstrando o que estamos fazendo, que políticas estão sendo implementadas para melhoria da educação”, destacou Rosyjane Paula.

A comunidade escolar avaliou como positivo o diálogo. “A partir do momento em que o Estado se dispõe a dialogar, buscando a comunidade como parceira para resolução desses problemas, ficamos satisfeitos com a presença da Seduc aqui”, destacou Betânia Farias, mãe de um estudante da escola.

“Essa reunião nos trouxe uma palavra que inspira confiança. O governo se compromete a resolver as questões apontadas e isso me deixou tranquilo e confiante”, enfatizou o presidente do Grêmio Estudantil da escola, Ilderlan Santos Araújo.

Fonte: SEDUC-MA

Rodrigo Ramos salva o Sampaio

O Sampaio conquistou o primeiro ponto jogando fora de casa pelo Campeonato Brasileiro Série B ao empatar com o Luverdense por 0 a 0, no estádio Passos da Ema, em Lucas do Rio Verde.
O destaque da partida foi o goleiro Rodrigo Ramos que parou o ataque do Luverdense com pelo menos quatro grandes defesas e salvou o Sampaio de mais uma derrota fora de casa.
O time maranhense não chegou a criar nenhuma chance de gol e teve baixo aproveitamento na parte de criação no meio-campo. O Sampaio jogou à base de chutão e esperou uma bola que não apareceu para ganhar conquistar os três pontos.
Menos mal que o time não perdeu. Com o empate, o Sampaio segue na lanterna com 6 pontos ganhos e está a 5 pontos do Avaí que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
O próximo adversário do Sampaio é o Oeste-SP. A partida será no sábado, às 21h, na Arena Barueri, em Barueri, na Grande São Paulo.

Blog do Zeca Soares

terça-feira, 21 de junho de 2016

Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje

Os interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir de hoje (21), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.
Os estudantes podem se inscrever apenas para um curso. A opção pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição. Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga a nota de corte de cada curso, que é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento. A nota de corte não é calculada em tempo real e não garante a vaga ao estudante.

O resultado será divulgado no próximo dia 30. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados serão ofertadas à lista de espera de 4 de julho a 10 de agosto.
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Agência Brasil

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Governadores aceitam acordo e estados terão carência de seis meses na dívida


Depois de três horas de reunião, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e representantes de 25 estados chegaram a um acordo para refinanciar a dívida das unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal terão carência de seis meses nas parcelas até dezembro. A partir de janeiro, as prestações terão descontos, que serão progressivamente reduzidos até julho de 2018.
Com o acordo, os estados terão 100% de desconto nas parcelas de julho até dezembro. A partir de janeiro, o desconto cai para dez pontos percentuais a cada dois meses, até ser zerado em julho de 2018, quando os estados voltarão a pagar o valor integral das prestações.
Os 11 estados que conseguiram liminares no Supremo Tribunal Federal para corrigir as dívidas por juros simples (somados ao estoque da dívida) aceitaram desistir das ações na Justiça e voltarão a pagar as parcelas corrigidas por juros compostos (multiplicado ao estoque da dívida). O que os estados deixaram de pagar à União nos quase três meses em que vigoraram as liminares será quitado em 24 vezes a partir do próximo mês.

Simbologia

O acordo foi fechado em reunião entre Meirelles, 18 governadores, quatro vice-governadores e três secretários de Fazenda. No momento, os representantes dos estados estão no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente interino, Michel Temer, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, saiu do encontro sem falar com a imprensa. Na sexta-feira (17), o estado decretou situação de calamidade nas finanças.
“Nós demos um passo muito importante para a retomada do desenvolvimento econômico. Nós tínhamos que virar essa página. A proposta aceita pela equipe econômica atende aos governadores. Isso significará um alívio para os estados, que poderão usar esses recursos para o pagamento de servidores, para custeio da máquina e até para novos investimentos”, afirmou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

“Nós tivemos ganhos parciais, mas o entendimento é uma simbologia no momento do país. Ele equilibra as contas dos estados com contrapartidas que, no longo prazo, permitem a correção dos limites das despesas. Nós adquirimos as condições de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Primeiro estado a conseguir liminar que determinava a correção da dívida por juros simples, Santa Catarina reivindicava ainda que a mudança do indexador da dívida dos estados, que entrou em vigor este ano, retroagisse às parcelas pagas desde a renegociação entre os estados e a União no fim do anos 1990.
Mais cedo, o Ministério da Fazenda tinha feito outra proposta aos governadores, que previa carência apenas por dois meses. As parcelas teriam desconto de 100% a partir de julho e o abatimento cairia gradualmente a cada bimestre até baixar para 40% em julho do ano que vem.
No segundo semestre de 2017, o valor das prestações ficaria estável, mas voltaria a subir em janeiro do ano seguinte, até o desconto ser zerado e os estados voltarem a pagar o valor integral das parcelas em julho de 2018.
A primeira proposta da equipe econômica foi apresentada pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, aos governadores e aos demais representantes dos estados em reunião na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, na manhã de hoje.
Antes do encontro no Ministério da Fazanda, o governador de Goiás, Marconi Perillo, havia informado que os estados trabalhariam para conseguir carência de 24 meses nas parcelas.

* A matéria foi alterada às 17h25 para inclusão de novas informações.

Agência Brasil

domingo, 19 de junho de 2016

Real Matismo e Associação de Veteranos já estão nas semifinais da Copa de Veteranos

A terceira rodada da I Copa de Veteranos de Nova Olinda do Maranhão foi realizada neste domingo (19), Real Matismo e Associação de Veteranos venceram e já garantiram vagas nas semifinais da competição.
Os jogos da terceira rodada foram realizados neste domingo, com destaque para as vitórias do Sampaio do Trator, A.V.N.O e Real Matismo. As equipes do Real Matismo e AVNO (Associação), com as vitórias de hoje, já chegaram aos nove (9) pontos e já estão garantidos nas semifinais da Copa de Veteranos.
As outras duas vagas serão disputadas pelos outros seis (6) clubes, pois todos têm chances matemáticas de avançar para a fase semifinal. A última rodada reservará grandes emoções.

Resultados da terceira rodada.

Sampaio do Trator 2 x 1 Quadra B-5
Peñarol 1 x 1 Vasco da Vila
Associação de Veteranos 2 x 1 Real Madri
Real Matismo 1 x 0 Café da Mata

Classificação Geral

1-Associação de Veteranos - 09 pts
2-Real Matismo - 09 pts
3-Vasco da Vila - 04 pts
4-Quadra B-5 - 04 pts
5-Café da Mata - 03 pts
6-Trator - 03 pts
7-Real Madri - 01 pt
8-Peñarol - 01 pt

Quarta Rodada

25.06.2016 (Sábado)

Peñarol x Quadra B-5
Real Madri x Real Matismo

26.06.2016 (Domingo)

Sampaio do Trator x Vasco da Vila
Café da Mata x Associação de Veteranos

Pelonea conquista título da X Copa do Interior 2016.

A equipe da Pelonea conquistou na tarde deste sábado (18) o título de campeão da X Copa do Interior de 2016, em partida que acabou empatada no tempo normal em 2 x 2 contra o Peñarol da Quadra VI.

A Pelonea com a vitória de hoje, conquistou o segundo título da Copa do Interior, sendo bicampeã (2013-2016). Em jogo muito disputado, Peñarol da Quadra VI e Pelonea realizaram a final da X Copa do Interior de 2016.
A partida foi muito equilibrada na primeira etapa, terminando em 0 x 0, mas as equipes criaram chances de gols na etapa inicial de jogo.
No segundo tempo, aos 18 minutos o jogador Duda (14) da Pelonea abriu o placar depois de uma falha da defesa do Peñarol. Logo na saída de jogo, a equipe do Peñarol chegou ao empate aos 19 minutos, depois de uma bela jogada de Bisson (11) que cruzou na medida para o atacante Magno (9) que só teve o trabalho de escorar para as redes do goleiro Magnoel.
A equipe da Pelonea voltou a ficar na frente do placar aos 29 minutos com um gol de Kekel (11), aproveitando uma falha do goleiro Pablo do Penãrol.
Quando a partida já se encaminhava para os minutos finais, o atacante Bisson (11) do Peñarol, fez uma bela jogada pela direita e acertou um belo chute de fora da área na meta da Pelonea, e com o empate em 2 x 2, o titulo foi definido nas cobranças de penalidades.

Penalidades.

A equipe do Peñarol teve duas vezes a chance de ficar com o título na primeira sequência de penalidades, pois os atletas da Pelonea erraram duas cobranças, mas a equipe do Peñarol também errava a penalidade.
Na sequencia alternada, a Pelonea passou a ter a vantagem de conquistar o título, e isso aconteceu, pois na segunda cobrança da Pelonea, o atleta perdeu a penalidades, encerrando pelo placar de 5 x 4 em favor da Pelonea que chegou ao título de 2016.

Premiação

A cerimônia de premiação aconteceu no gramado de jogo do estádio Mangueirão, o prefeito municipal Delmar Sobrinho, os vereadores Chicó e Miguelzinho e ainda Charles Baldez, Edinaldo Aieres e Douglas Sousa Lima, comandaram as premiações para o artilheiro (Bisson - Peñarol), melhor goleiro (Magnoel - Pelonea), melhor jogador da partida (Kekel - Pelonea) e fizeram a entrega das medalhas e trofeus para os campeões e vice-campeões.
A Prefeitura Municipal de Nova Olinda e o Departamento Municipal de Esportes ofertaram todas as premiações da X Copa do Interior de 2016.
O gestor Delmar Sobrinho, afirmou que também ofertará as premiações da I Copa de Veteranos e do Campeonato de Férias de futsal nas categorias (principal, base, veteranos).

Homenagens

As duas equipes entraram em campo com faixas e cartazes, onde faziam homenagens póstumas aos atletas Reinaldo Rodrigues (Caçula) do Peñarol e de Gilson Carlos Martins "Gilson" da equipe da Pelonea. 

Show das torcidas.

As duas torcidas deram um verdadeiro show, apoiaram suas equipes durante todo o jogo. No final do jogo, as duas torcidas continuaram o show de alegria no gramado do estádio municipal.

A final de hoje (18), trouxe boas recordações dos grandes jogos. Pelonea e Peñarol jogaram com muita garra e vibração. O título de 2016 ficou com a Pelonea.

Agradecimentos

A direção de esportes da Rádio Ieshuá FM, agradece aos clubes, dirigentes, atletas, árbitros, assistentes, torcedores e aos apoiadores da competição, a Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, através do gestor Delmar Sobrinho, aos membros do Departamento de Esportes, através do diretor já afastado Charles Baldez e a equipe do estádio Mangueirão. (Aos amigos Jaime Vieira Lopes, Douglas Sousa Lima, vereador Zé Alberto, vice-prefeito Marlon Cutrim e os meninos pegadores de bolas).

Balanço Geral da X Copa do Interior - 2016.

Jogos realizados: 34 jogos
Gols marcados: 104
Média de gols: 3,05

 Fotos: Hilton Barata.