quarta-feira, 26 de abril de 2017

Governo do Estado entrega CRAS em Centro do Guilherme e Nova Olinda do Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), entregou nesta terça-feira (25), dois Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) nos municípios de Centro do Guilherme e Nova Olinda. Com investimento de R$ 395 mil reais na construção por unidade, os equipamentos foram entregues mobiliados e prontos para serem executados pelos gestores de cada município e atenderão uma média de mil famílias por ano, nos dois municípios, possibilitando o enfrentamento das injustiças sociais, da violência e das desigualdades.

Em Centro do Guilherme, 2.500 estudantes são beneficiados atualmente com o programa Bolsa Escola, que concede crédito para compra de material escolar a crianças e adolescentes matriculados na rede pública estadual. Com o novo CRAS, as famílias beneficiadas vão ter um local de referência para atendimento a cerca deste e de outros programas sociais.

O subsecretario de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira Júnior, explicou que por meio do CRAS, a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população em vulnerabilidades social. "O CRAS reconhece a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Além disso, previne situações de vulnerabilidade e risco social, identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades." 

De acordo com o prefeito de Centro do Guilherme, José de Dário, o novo prédio do CRAS só tem a somar com a política de assistência social do município. “Nosso município precisa muito da efetiva execução das políticas assistenciais. Ficamos felizes com o olhar do
 governo sobre a nossa cidade, e certos de que com o novo CRAS os serviços serão ofertados ofertados de maneira mais digna a nossa população ”, disse o prefeito.

Nos municípios, são oferecidos semanalmente atividades voltadas para mulheres, gestantes, idosos, crianças e adolescentes através do serviço de convivência, que atendem cerca de 300 pessoas por grupo de atividade. 

A beneficiária Francineide Silveira, frequenta a atividade de Zumba, atividade voltada especialmente para as mulheres de Centro do Guilherme. "Minha vida mudou bastante, minha saúde melhorou, eu emagreci, não falto um dia de dança." 

Para a prefeita de Nova Olinda, Iraci Weba, o equipamento trouxe esperança para a população que necessita da assistência social. "É muito importante para nós receber esse prédio novo, mobiliado que é uma obra que ficará na história da nossa cidade. Aqui nós conduzimos todos os programas de assistência que melhoram a vida do nosso povo, como o Bolsa Escola, que possui 3.760 beneficiários, por isso estamos gratos ao Governo do Estado", disse a prefeita. 

Para a beneficiária Joana Siqueira, de 63 anos, a atividade em que ela participa no CRAS é um dos momentos mais gratificantes que ela tem durante o dia. "Já conto os minutos para chegar a hora dos nossos encontros, porque nós conversamos, nos divertimos, recebemos orientações, e agora com um prédio novo tudo vai ficar melhor e mais confortável", disse Joana.
Durante as inaugurações, estiveram presentes o subsecretário de estado de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira Júnior, que representou o governador Flávio Dino; o prefeito de Centro do Guilherme, José de Dário ; a prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba; o deputado estadual Hemeterio Weba; secretários municipais, vereadores e população local. 

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública e estatal, responsável pela organização e oferta dos serviços da proteção social básica da política de assistência social (serviços socioassistenciais). Atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), isto é, como acesso aos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como o acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.
 
Via Blog do Neto Weba
 

Um comentário:

  1. Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados ara a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.

    Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br



    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.



    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.



    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.


    ResponderExcluir