quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão será anunciado como novo técnico da seleção nesta quinta

Dez anos após conquistar o pentacampeonato mundial, o técnico Luiz Felipe Scolari está de volta à seleção brasileira. Segundo a Folha apurou, o treinador será anunciado nesta quinta-feira, às 10h30, na sede da CBF, como substituto de Mano Menezes, demitido na última sexta.

Scolari venceu a disputa com o técnico do Fluminense, Abel Braga, que era o preferido do presidente da CBF, José Maria Marin. Antes de conversar com Scolari, o dirigente conversou com o atual técnico campeão brasileiro, mas não acertou a contratação.

Felipão já chegou a um acordo com a CBF. A única coisa pendente e que foi resolvida às 14h desta quarta-feira foi a definição do coordenador técnico da seleção principal, que vai substituir o cargo de diretor de seleções, extinto pela CBF após o pedido de demissão de Andres Sanchez: o ex-técnico Carlos Alberto Parreira ganhou a disputa sobre José Carlos Brunoro, diretor executivo do Audax e diretor da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e ex-diretor da Parmalat na época da parceria com o Palmeiras.

Milton Cruz será convidado para fazer parte da comissão técnica. Ele seria o elo entre as categorias de base e a seleção principal

Scolari assume o comando da seleção a sete meses do início da Copa das Confederações, que será realizada entre 15 de junho e 30 de junho no Brasil. A competição é considerada pela Fifa como evento-teste para a Copa do Mundo, que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.

FELIPÃO

Scolari volta para a seleção brasileira após treinar o Palmeiras campeão da Copa do Brasil e que foi rebaixado para a Série B do Brasileiro. Em sua primeira passagem, o treinador assumiu a equipe brasileira a menos de um ano da Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul.

Em 2001, o técnico foi para a vaga de Emerson Leão, demitido após a Copa das Confederações. Leão tinha substituído Vanderlei Luxemburgo demitido pela eliminação precoce na Olimpíada de Sydney, na Austrália.

O treinador era unanimidade entre os torcedores. Hoje, Scolari é visto com outros olhos. Em setembro, foi demitido do Palmeiras. Em dois anos na equipe alviverde, conquistou apenas a Copa do Brasil.

Depois de comandar a seleção no pentacampeonato mundial, Scolari assumiu a seleção de Portugal e foi vice-campeão da Europa-2004. Dois anos depois, foi quarto colocado na Copa do Mundo-2006.

Ele ainda dirigiu Portugal na Europa-2008, quando foi eliminado pela Alemanha nas quartas de final.

Logo após, deixou o selecionado português para assumir o Chelsea. Porém, ficou menos de um ano no clube inglês e foi demitido por maus resultados e crise com jogadores mais veteranos.

O treinador ainda se aventurou no Bunyodkor do Uzbequistão, onde conquistou o Campeonato Uzbeque de 2009.

Em 2010, Scolari assumiu o Palmeiras, mas não obteve sucesso. O treinador se envolveu em polêmicas com jogadores e conquistou apenas o título da Copa do Brasil.

Fonte: folha.com.br
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário