terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maranhão foi o Estado que mais registrou focos de incêndio, diz INPE

Grajaú, Balsas e Mirador estão entre os 10 municípios com mais registros. Dados referem-se apenas ao ano de 2012.
O Maranhão foi o Estado que mais registrou focos de incêndio no Brasil este ano, segundo o INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O principal motivo para o aumento na incidência de focos de incêndio seria a escassez de chuva. No Maranhão, estão quatro dos 10 municípios brasileiros que mais registraram incêndios nas últimas 48 horas. São eles: Grajaú, Barra do Corda, Balsas e Mirador.

O sol forte e o clima seco têm provocado queimadas e a temperatura deve continuar subindo, principalmente na capital. No meio da tarde, São Luís tem registrado 35 ºC, com sensação térmica de 40 ºC.

O meteorologista Márcio Elói garante que, durante todo este ano, a quantidade de chuvas que caiu no Estado e esteve muito abaixo do que era esperado. "Isso gera problemas de desconforto térmico, aumento no número de incidência de queimadas", explicou.

O Estado já registrou este ano 28.228 focos de incêndio, 145% a mais do que foi registrado em 2011. É o promeiro do ranking, seguido dos Estados do Mato Grosso (25.051); Pará (20.464); Tocantins (18.660) e Bahia (16.658).

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário