segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Secretaria lança campanha pelo fim da violência doméstica no Maranhão

Diversas ações estão previstas durante os 16 dias de campanha no Estado.

SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) lança oficialmente, no Maranhão, nesta segunda-feira (26), a edição 2012 da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher". Neste ano, a campanha tem como foco o fortalecimento de outra campanha, "Compromisso e atitude pela Lei Maria da Penha – a lei é mais forte". O lançamento ocorre durante a manhã no gabinete da vice-governadoria, localizado no Palácio dos Leões, no Centro.

Segundo a secretária Estadual da Mulher, Catarina Bacelar, a campanha incorpora outras datas importantes que fazem alusão ao combate à violência contra a mulher. "O objetivo é trazer a discussão sobre a violência contra a mulher. É uma campanha que ocorre em todo o mundo. Não é a primeira vez que a ação ocorre no Maranhão. No Brasil, a campanha dura 21 dias, já que ela incorpora algumas datas, como o 20 de novembro, em que se comemora o ‘Dia da Consciência Negra’, por serem as mulheres negras as maiores vítimas de violência, vítimas duas vezes da violência", disse à reportagem do Imirante na manhã desta segunda-feira.

Entre as ações previstas, de acordo com a Semu, estão: a realização de palestras; divulgação de material informativo; inauguração da "Ouvidoria da Mulher", que pretende, prestando informações, auxiliar as mulheres no que se refere aos direitos garantidos; aparelhamento da "Rede Amiga" de São Luís, com um sistema informatizado que fará o gerenciamento e mapeamento de processos; instalação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e inauguração da primeira biblioteca especializada em gênero do Maranhão, que contará com a participação de Maria da Penha Maia Fernandes – vítima emblemática da violência doméstica, que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado e que deu origem à "Lei Maria da Penha" –, será aberta ao público e já aceita doações de acervos – que podem ser feitas na sede da Semu, que fica na avenida Colares Moreira, quadra 19, nº 9, bairro Calhau, em São Luís.

A campanha é uma ação internacional que ocorre, anualmente, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, desde 1991, com o objetivo de sensibilizar, comprometer e trabalhar a conscientização das pessoas, entidades, órgãos públicos e a sociedade em geral para o combate à violência contra a mulher.

Fonte: Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário