quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Festa do Mel realizada com sucesso em Maranhãozinho



Sebrae apoia criação da Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura
Entidade foi criada durante encontro promovido pelo Sebrae; consultor da instituição é escolhido presidente
Foi criada, durante a décima edição do Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, a Federação Maranhense de Apicultura e Meliponicultura – FEMAMEL, cuja diretoria provisória foi escolhida e tem à sua frente o agrônomo Euler Tenório. O encontro aconteceu nos dias 25 e 26, no município de Maranhãozinho, numa promoção do Sebrae Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal,  o Governo do Estado – através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) – e a Associação Municipal dos Apicultores, reunindo participantes de várias regiões do Estado.
Tenório é consultor do Sebrae e atende produtores através do projeto Territórios da Cidadania no Alto Turi e Gurupi, região onde 600 produtores contribuem para os bons números do mel no estado: somente em 2012, cerca de 2,5 mil toneladas do produto foram contabilizadas – correspondendo a 70% da produção estadual.
Toda a produção é comercializada para os estados do Piauí, Bahia, Ceará e Santa Catarina. A expectativa para este ano é mais modesta, girando em torno de 1 mil tonelada, em função dos efeitos da estiagem que atingiu o Nordeste no ano passado, que impactaram a produção de mel deste ano.
Ainda na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, destacou o potencial da região para a atividade apícola e os investimentos feitos no setor para fortalecer a cadeia produtiva do mel no estado. “O trabalho realizado nesta região contribui para colocar o Maranhão entre os maiores produtores de mel do Brasil e o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa, o Sebrae, se orgulha de contribuir, trazendo capacitação e consultoria tecnológica para os apicultores que tanto precisam desse incentivo”, pontuou Azevedo.
O secretário adjunto da Sagrima, Luiz Coelho, disse que o Maranhão é um grande produtor de mel e precisa ocupar o seu lugar de destaque no cenário nacional. “As informações trazidas aos produtores de mel por meio de eventos como este fortalecem o trabalho e a produção dos apicultores”, ponderou.
A primeira ação da Federação é mobilizar uma caravana para participar do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura – CONEAMEL, que acontecerá em Campina Grande na Paraíba em 2014. De acordo com Tenório, a classe está otimista acreditando que novos investimentos e o empenho dos trabalhadores podem impulsionar a produção de mel.
Paralelo a Festa do Mel, aconteceram também a terceira Feira da Agricultura Familiar e o terceiro Torneio Leiteiro, que proporcionaram dois dias de muitas atividades. O Sebrae promoveu ainda quatro oficinas para o Empreendedor Individual, uma oficina de artesanato e palestras sobre piscicultura,  hortifruticultura, leite e derivados. 
Satisfeito com os resultados, o gerente da regional do Sebrae em Santa Inês Aluízio Muniz, classificou a Festa do Mel como muito produtiva, especialmente por ter levado capacitações e ações importantes para os produtores. “Alcançamos os objetivos propostos, que é contribuir para o desenvolvimento da apicultura e a promoção dos pequenos negócios rurais nos municípios da região e, consequentemente, em todo o estado”, observou Muniz.

Fonte:

Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário