No próximo domingo (20) começa o horário de verão. A partir das 0h de domingo os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora.
Tocantins, estado do Norte, que chegou a aderir ano passado ao horário de verão, esse ano está excluído, assim como a Bahia, que aderiu em 2011, mas esse ano não precisará se adequar.
O horário de verão irá até o dia 16 de fevereiro de 2014. No período entre 2012-2013 a economia gerada foi de 4,5% nas horas de pico – entre 18h e as 21h – nos estados que aderiram.
A medida foi instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos devido a posição da Terra em relação ao Sol, tornando a luminosidade natural melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.
Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, por conta do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

Fonte: Jornal Pequeno.