quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Índios Guajajaras permanecem ocupando BR-316 em Bom Jardim

Índios Guajajaras permanecem ocupando a BR-316 na Região do Vale do Pindaré, no Maranhão. A nova interdição foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (17) e durou toda a noite. Os Guajajara dizem que vão continuar na rodovia por tempo indeterminado.
A manifestação faz parte de uma mobilização nacional dos índios para evitar mudanças nas leis regulamentam a demarcação e a mineração em terras indígenas.
Os Guajajaras querem barrar a votação da PEC 215. A proposta de emenda à Constituição é de autoria do deputado Almir Sá (PRB-RR), e atribui ao Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas, estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei. Em todo o país, o movimento indígena é contrário à proposta, que diminui o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre as demarcações.
O prazo para que a PEC seja votada é até o dia 22. A partir dessa data todos os projetos que estavam em pauta e não foram votados serão arquivados. Foram montadas barricadas para interditar a BR-316 em dois pontos. A Polícia Rodoviária montou uma barreira há uns dois quilômetros do bloqueio.
G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário