terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Sebrae participa do XIII Festival do Açaí de Luís Domingues

A cidade de Luís Domingues foi movimentada, no período de 12 a 14 deste mês, o 13º Festival do Açaí, promovido pela Associação dos Trabalhadores com o Açaí de Luís Domingues (ATALD), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, Embrapa, INAGRO, Sebrae, Senar, Banco do  Nordeste, Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário e prefeitura municipal de Luís Domingues. 
A programação do festival contou com a participação do gerente da unidade regional Sebrae em Santa Inês,  Aluízio Muniz, que destacou o apoio da instituição na promoção e desenvolvimento da fruticultura no Litoral Oeste Maranhense. “Também podemos destacar a dedicação do presidente da Associação, Josevaldo Rosário, no incentivo, na produção, no beneficiamento do fruto e na geração de emprego e renda a partir do açaí”, lembrou Muniz.
Além das palestras, os visitantes do Festival de Açaí puderam fazer degustação de sucos, sorvetes, pudins e outras delícias da culinária regional, produzido à base do fruto do açaizeiro.
O analista técnico do Sebrae,  Adalberto Fraga,  apresentou as linhas gerais do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial, que será executado a partir de 2015, abrangendo os municípios de Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Carutapera, Godofredo Viana e Luís Domingues. Fraga ressaltou a importância das parcerias para o sucesso das iniciativas de inclusão produtiva das famílias de baixa renda do Litoral Oeste Maranhense.
Também esteve presente ao evento o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar  (Sedes),Paulo Roberto, que falou dos programas desenvolvidos pela secretaria, visando redução da pobreza e da extrema pobreza e também da importância da parceria com o Sebrae, no sentido de ampliar as oportunidades de inclusão social através do fomento ao empreendedorismo.
Além de ter a participação de produtores de açaí, estudantes e técnicos do município de Luís Domingues, produtores rurais de Cândido Mendes, das comunidades quilombolas de Bom Jesus e São João dos Portugueses participaram da feira, em caravana coordenada pelo Agente de Desenvolvimento Local Ismael Alves, de Cândido Mendes. Ele esclarece que os empreendedores buscaram participar do evento com o propósito de trocar experiências sobre plantio de açaí e conhecer programas institucionais de apoio a fruticultura.
Fonte:
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês – MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário