sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sebrae faz balanço da produção de mel em Nova Olinda do Maranhão.

Apicultores da cidade de Nova Olinda comemoram boa safra
Apicultores de Nova Olinda comemoram a boa safra do mel produzido em 2014. O município é um dos grandes produtores do estado e se destaca pela produção do mel de abelha da variedade Italiana e recebe o apoio irrestrito do Sebrae.
De acordo com Denise Soeiro, presidente da Cooperativa dos Apicultores de Nova Olinda (Coopmel), a produção de 2014 foi superior a 200 toneladas e atingiu o melhor preço de todos os tempos, chegando a R$ 7 mil por tonelada.
Para ter o controle da migração de enxames, que tem atraído muitos apicultores, a Secretaria de Agricultura do município, em parceria com a Coopmel e outras entidades representativas de apicultores do município,  discutiram a criação do decreto 12/2014, que regulamenta, obriga, proíbe e restringe determinadas ações inerente a apicultura migratória e apicultura fixa e da outras providencias, entre elas, o controle da quantidade de colmeias por apiário, além do controle da produção anual.
O secretario de Agricultura, Cláudio Santos, esclarece que a medida foi tomada para regulamentar, entre outras coisas, a distância dos apiários, que estavam sendo colocados em qualquer lugar.
Para a presidente da Copimel, a iniciativa veio em boa hora. "O apicultor fixo estava tendo prejuízo com o pessoal da migração. Eles já chegam com o enxame forte, só que a superpopulação de abelha e a concorrência do pasto apícola se tornaram preocupantes. Com essa regulamentação, a tendência é evitar incidentes", avalia Denise.
João Moreira, um dos precursores da apicultura em Nova Olinda, mantem uma unidade de processamento de Mel , ele afirma que a produção com boa qualidade e aceitação no mercado, despertou a concorrência com outras regiões do estado.
O Sebrae sempre esteve presente na atividade apícola da região e o conhecimento que chegou aos trabalhadores foi multiplicado, de acordo com o analista da unidade do Sebrae em Santa Inês, Adalberto Fraga. Este ano os produtores participaram de eventos como a solenidade que marcou a homologação da lei que regulamenta a produção e comercialização de produtos artesanais de origem animal no Maranhão, sancionada pela Governadora Roseana Sarney em 2014. Os produtores apoiados pelo Sebrae também puderam visitar e participar de exposições e feiras em outros municípios do estado.
 "O Sebrae está vendo os resultados de um trabalho que começou  há mais de 10 anos aqui no Alto Turi. Os cursos e capacitações foram importantíssimos e têm trazido bons frutos para os produtores e as perspectivas para o ano que vem são ainda melhores no sentido de adequar as estruturas apícolas de acordo com as normas do SIM- Selo de Inspeção Municipal que será implementado no ano que vem no município. ", observa Fraga.
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário