segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JEMs 2014: Municípios têm até 14 de março para a entrega do termo de adesão.

Os municípios que desejam participar dos Jogos Escolares do Maranhenses (JEMs) 2014, devem enviar até o dia 14 de março o termo de adesão aos jogos.
No próximo dia 21 de fevereiro será lançado de forma oficial dos JEMs 2014. 

Em 2014, os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição estudantil do Maranhão promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), chegam à sua 42ª edição de cara nova com relação à fórmula de disputa. Isso porque, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores. O início da disputas coletivas ocorrerá em abril.

A primeira etapa a ser realizada será Metropolitana/Municipal. Em seguida, ocorrerá a Etapa Regional, que foi dividida em seis regiões. Por fim, os campeões dos JEMs 2014 serão conhecidos na Etapa Estadual, que vai ocorrer em dois períodos. Entre os dias 2 e 19 de agosto, serão as disputas da categoria Infantil (de 12 a 14 anos) e, entre os dias 27 de setembro e 15 de outubro, é a vez das disputas da categoria Infanto (de 15 a 17 anos).

Vale destacar que os campeões dos JEMs 2014 irão representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento estudantil do país.

Etapa Estadual

Com a diminuição do número de etapas classificatórias nos JEMs 2014, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.

As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual.

A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.

Nas modalidades individuais, os campeões municipais se classificam diretamente para a Etapa Estadual dos JEMs 2014.

Fonte: SEDEL - MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário