domingo, 16 de março de 2014

Rio Branco tem 91 casos de leptospirose confirmados

A capital acreana tem 91 casos de leptospirose confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os dados foram computados no período de dois meses e meio, ou seja, entre os meses de janeiro e a primeira quinzena de março de 2014. Um dos motivos apontados pela secretaria é a cheia do Rio Acre que desabriga mais de 4 mil pessoas e apresenta a cota de 14,36m na medição das 6h da manhã deste domingo (16). Em 2013, de janeiro a setembro, foram confirmados 238 casos. 
"Nós estamos acompanhando toda essa questão das notificações. Quando vemos que a pessoa apresenta os sintomas, fazemos uma notificação para obter a confirmação da doença e encaminhamos o paciente para tratamento. Pedimos que a população fique em alerta", explica Marcilene Alexandrina, secretária da Semsa.
A leptospirose é transmitida por meio da urina do rato, animal que, segundo a Semsa, está cada vez mais dentro das residências devido o alagamento. O entulho de resíduos e alimentos também são considerados facilitadores.

"Essa é uma doença aguda e grave. Se não for tratada, a pessoa pode ir a óbito. Nesse período de chuva e enchente é muito perigoso, porque a água passa por onde tem a urina do rato e acaba levando essa urina para dentro da casa das pessoas", ressalta Alexandrina.
A secretária alerta ainda que o perigo maior é quando a pessoa tem algum corte e entra em contato com a água. "O contato se acentua ainda mais quando se tem um arranhão, corte ou perfuração. A orientação é, se possível, não entrar na água, se for entrar, usar botas, luvas e ter cuidado", orienta.
De acordo com a secretária da Semsa o perigo não está só na época em que o rio está cheio, mas também quando as pessoas retornam às suas casas.
"Após o retorno, a orientação é que seja feita uma lavagem com água sanitária e faça também a higienização das paredes e de todos os utensílios domésticos. Se houver alimentos que entraram em contato com a água das chuvas, orientamos que todos sejam desprezados", fala.

Atenção especial com as crianças
 
O cuidado com as crianças também é muito importante. A secretária da Semsa, Marcilene Alexandrina, orienta que os pais não deixem as crianças terem contato com a água.
"O ideal é que os pais fiquem atentos para não deixar as crianças terem contato com a água do rio. Mas se por acaso alguma criança tiver contato, é preciso fazer uma higienização o mais rápido possível para evitar que ela pegue a doença", fala.

O que é Leptospirose?
 
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Animais quando contraem a doença, podem transmitir a leptospirose ao homem.

Sintomas
 
Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Dentre eles, está a febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Em casos mais graves da doença, a pessoa pode vir a óbito.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário