quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Lobão e João Alberto se isolam na corrida ao Senado

Candidatos do PMDB têm maioria das intenções de voto registradas pela pesquisa Escutec.

SÃO LUÍS - Os candidatos do PMDB, Edison Lobão e João Alberto de Souza, lideram a corrida pelo Senado no Maranhão e devem ser eleitos em 3 de outubro, segundo a última pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem. Lobão tem 54,8% das intenções de voto. João Alberto aparece com 39,3%. Ainda de acordo com o levantamento, José Reinaldo Tavares (PSB) obteve a terceira colocação, com 25,1%, sete pontos à frente dos tucanos Edson Vidigal, com 18%, e Roberto Rocha, com 17,9%.

O candidato Professor Adonilson (PCdoB) aparece com 1,8%; Luis Noleto Chaves (PSTU) tem 1,4% e Charles Vieira (PCB) registrou 1%. Os demais candidatos – Claudicéia Durans (PSTU), Professora Socorro (PSOL) e Paulo Rios (PSOL) registraram índices inferiores a 0,5% de intenção de votos.

A pesquisa Escutec/O Estado encontrou 32,2% de eleitores indecisos e outros 7,5% de eleitores que declararam votar nulo ou em branco. A soma dos índices supera os 100% porque, para cálculo de amostragem, o instituto leva em consideração os índices de cada candidato como primeira e segunda opção do eleitor.

Opções - O candidato Edison Lobão é a primeira opção de voto para 42,9% dos eleitores. Neste quesito, José Reinaldo Tavares tem a preferência de 11,8%, em empate técnico com João Alberto, que registrou 9,8%, e com Roberto Rocha, que registrou 9,3%. O ex-governador também está no limite do empate técnico com Edson Vidigal, que registrou 7,9%. Os demais concorrentes registram, todos, menos de 1% de intenção de voto como primeira opção do eleitorado.

Quando o Escutec explica ao eleitor que este ano será possível votar em dois senadores e pergunta “Para quem seria o seu segundo voto?”, João Alberto aparece em primeiro lugar, com 29,5% da preferência. José Reinaldo tem 13,3% e Edison Lobão, 11,9%, como segunda opção de voto para o Senado. Edson Vidigal é a segunda opção de voto para 10,1% dos eleitores e Roberto Rocha para 8,6%. Também neste caso, nenhum dos demais candidatos registrou 1% das preferências.

Na pesquisa Escutec, foram ouvidos 2.128 eleitores em todas as regiões do Maranhão, entre os dias 18 e 21 deste mês. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional (TRE), sob o número 35161/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 30.834/2010.

Fonte: O Estado do Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário