terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pesquisa Sensus mostra Dilma com 50,5% e Serra 26,4%

O candidato José Serra tem 26,4% e Marina Silva aparece com 8,9% das intenções de voto.

BRASÍLIA - A pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (14), mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 50,5% das intenções de voto, 24,1 pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, José Serra, que tem 26,4%. Marina Silva (PV) aparece com 8,9%.

Entre 10 e 12 de setembro, foram ouvidos 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na última rodada, divulgada em 24 de agosto, Dilma tinha 46% contra 28,1% de Serra e Marina, 8,1%.

Entre os demais candidatos, Zé Maria (PSTU) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aparecem empatados, com 0,6%. Eymael (PSDC) tem 0,2% e Rui Pimenta (PCO), 0,1%. Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 3,5% e os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 9,1%.

Segundo o Instituto Sensus, considerando apenas os votos válidos da pesquisa, Dilma venceria a eleição no primeiro turno, com 57,8% dos votos contra 30,2% e 10,2%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno pesquisado pelo Instituto Sensus entre Dilma e Serra, a petista venceria com 55,5%. Serra teria 32,9% das intenções de votos. A pesquisa não simulou segundo turno envolvendo a candidata do PV, Marina Silva.

A pesquisa realizada pelo Instituto Sensus já mediu a repercussão do caso da quebra de sigilos fiscais de integrantes do PSDB e de familiares do candidato José Serra. As recentes denúncias de tráfico de influência no governo envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, não foram repercutidas no levantamento.

Rejeição

Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, os ataques proferidos por Serra contra a campanha petista no programa eleitoral de TV e rádio fizeram aumentar a rejeição do tucano para 41,3%. Em 24 de agosto, a rejeição de Serra era de 40,7%.

A rejeição de Dilma ficou em 29,4% dos entrevistados e de Marina, em 45%. Em agosto, a petista tinha 28,9% e a candidata do PV, 47,9%. A rejeição superior a 40%, segundo o Instituto Sensus, já inviabiliza a eleição do candidato. No caso de Marina, a alta rejeição é explicada pelo diretor do instituto, Ricardo Guedes, pelo conteúdo das propostas da candidata: “É a falta de consistência política nas propostas dela.”

Vitória

O levantamento também mediu a expectativa de vitória dos candidatos entre os entrevistados. Para 71,8%, Dilma será eleita presidente do Brasil. Acreditam na vitória de Serra 16,1% dos entrevistados. Já Marina tem a expectativa de vitória de 1,8%.

Propaganda eleitoral

O Instituto Sensus também quis saber se os entrevistados acompanharam a propaganda eleitoral exibida em rede de rádio e TV e qual o julgamento que faziam da qualidade dos programas de cada candidato. Para 60,3% dos entrevistados, o melhor programa foi o de Dilma. 29,5% gostaram mais do programa de Serra e 9,1% preferiram o de Marina.

Os entrevistados que assistiram a todos os programas na TV somaram 23,9%. Acompanharam “em parte” totalizaram 38,4%. Os que “ouviram falar e conversaram sobre o assunto” foram 21% e os que “não ouviram falar” e disseram “não ter conhecimento” somaram 14%.

Edição: Cícero Ferraz

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