quarta-feira, 9 de maio de 2012

Encerra-se hoje prazo para regularização do título eleitoral

Até as 19h, as pessoas que estiverem com senhas terão acesso aos serviços eleitorais
Acaba hoje o prazo para regularização da situação do título eleitoral. No Maranhão, eleitores se acumulam em filas e reclamam da demora no atendimento. Ontem, em São Luís, foram atendidas mais de 2 mil pessoas - até o fim do expediente - no Fórum Eleitoral, no Anel Viário, em frente ao Aterro do Bacanga.

Até as 19h de hoje, será possível tirar o título eleitoral, trocar de domicílio, fazer revisão e solicitar segunda via. Caso contrário, não poderá votar nas eleições de outubro deste ano.

Esperando ser atendido, Denilson de Melo, de Paço do Lumiar, disse ontem que há três dias tenta regularizar o seu título de eleitor, mas não consegue devido à demora. Segundo ele, além da demanda pelo serviço eleitoral, vereadores e pré-candidatos estariam tendo atendimento privilegiado no Fórum do município.

“Estou aqui desde o início da manhã e nem senha consegui. A todo o momento chegam políticos com seus apadrinhados e passam na frente, não enfrentando a fila quilométrica”, reclamou o eleitor.

O corregedor eleitoral José Bernardo Rodrigues disse que a denúncia não tem consistência porque não foi feita qualquer reclamação à juíza Rafaela Saif ou mesmo à Ouvidoria Eleitoral.

“Sem nomes não há denúncia. Já fomos a Paço do Lumiar e o que presenciamos foi uma demora típica do sistema biométrico, já que é necessário cadastrar as 10 digitais do eleitor, tirar fotografia e fazer a assinatura digital”, explicou o corregedor.

Na 93ª Zona Eleitoral, que compreende além de Paço do Lumiar a cidade de Raposa, foi registrado um problema no posto móvel do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Durante a manhã e à tarde, o sistema não funcionou, o que deixou centenas de eleitores na fila.

Problema semelhante foi registrado em Santa Helena, onde, devido ao tempo chuvoso, o serviço da internet ficou interrompido, atrapalhando o trabalho da Justiça Eleitoral no município.

São Luís – Na capital, o Fórum eleitoral registrou cerca de 2 mil atendimentos somente ontem. Desde a última segunda-feira, mais de 1,5 mil eleitores estavam sendo atendidos diariamente no local.

“Nos últimos dias, a média de atendimento aumentou bastante e para hoje [ontem], a previsão é que mais de 2 mil pessoas sejam atendidas até o fim do expediente”, afirmou Juliano Cassas, coordenador do balcão de atendimento do Fórum.

Para o corregedor José Bernardo Rodrigues, o eleitor é responsável pela formação de filas por ter deixado para os últimos dias a regularização da situação eleitoral. Um exemplo disso é a costureira Paula Sousa, que somente ontem foi ao fórum para tirar a segunda via do título eleitoral. Ela disse que nos dias anteriores não foi impossível deixar o trabalho. “Cheguei aqui depois do expediente. Não poderia ser antes e por isso estou vindo somente agora”, disse Paula Sousa.

As pessoas que estiverem com as senhas até às 19h de hoje terão acesso aos serviços eleitorais no prazo máximo de até meia-noite, quando o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será fechado.

Fonte: Portal Imirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário