terça-feira, 22 de maio de 2012

SEDUC e PNUD realizam seminário para discutir a educação no Maranhão

São Luis - O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou mais uma etapa do projeto de cooperação técnica, firmado com o Ministério da Educação (MEC) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para melhoria da educação no estado.

Técnicos e coordenadores do projeto estão reunidos, desde esta terça-feira (22), no Hotel Veleiros, no seminário para a orientação sobre o Plano de Ação para Educação no estado.

Ministrado pelo Consultor do MEC/Pnud, Antônio Carlos Xavier, o seminário objetiva repassar orientações para a implantação das ações trabalhadas e propostas encaminhadas pelos grupos de trabalhos, com base nas quatro dimensões do projeto: gestão educacional, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos.

Para Antônio Carlos Xavier, o momento é essencial para trabalhar e discutir o trabalho realizado pelos grupos de trabalho. Segundo ele, todos os momentos de socialização dos grupos foram primordiais para o amadurecimento do projeto e a sua implantação.

Os técnicos e consultores ainda vão discutir sobre o fechamento das 16 ações trabalhadas do “EDU”, nome que denomina o projeto de cooperação técnica do Governo do Estado e o MEC/PNUD.

Segundo Fernando Silva, secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, todas as etapas estão sendo trabalhadas com bastante cuidado, para que todos os pontos sejam abordados e no momento da execução as equipes tenham clareza sobre as propostas apresentadas e trabalhadas por cada dimensão.

“Estamos discutindo neste momento as orientações que serão necessárias para a elaboração dos planos de ação, resultados de todo esse trabalho realizado em conjunto com o MEC/Pnud. Em seguida, iremos discutir a execução dessas ações, resultado de vários meses de trabalhos e reuniões, que finalmente irão trazer perspectivas para serem trabalhas em prol da educação no Maranhão”, informou.

O secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, elogiou o empenho de todos que trabalharam arduamente neste projeto, e ratificou que os resultados serão trabalhados no sentido de buscar melhores índices para a educação no Estado. “Todos os esforços estão sendo canalizados para que venhamos melhorar a educação no estado. Os trabalhos estão sendo finalizados e a meta é trabalhar as propostas apresentadas para que possamos executar o plano de ações trabalhado pelos grupos de trabalho”, comentou.

A parceria do Governo do Estado com o MEC/Pnud foi firmada no início de 2011, com o objetivo de buscar mecanismos que pudessem fazer um diagnóstico minucioso em relação à educação no Maranhão.

Fonte: SECOM-MA
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário