quarta-feira, 30 de maio de 2012

I Etapa da vacinação contra Febre Aftosa começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º), será iniciada em todo o Maranhão a I Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que prossegue até o dia 30 de junho. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) alteraram o período de realização da campanha - que nos anos anteriores acontecia durante o mês de maio - em função da realização do inquérito soroepidemiológico do rebanho maranhense em aproximadamente 340 propriedades rurais, onde serão coletadas as amostras de sangue.

Na região do Médio Mearim, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o diretor geral da Aged, Fernando Lima, irão lançar oficialmente a campanha na manhã deste sábado (2), no município de Bacabal.

Nesta primeira etapa da campanha, o gado selecionado para participar da sorologia não será vacinado. A sorologia tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa no Maranhão, um dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que o estado seja declarado como Zona Livre de Febre Aftosa.

De acordo com o cronograma elaborado pelo Mapa, as amostras de sangue começarão a ser coletadas na quarta semana do mês de junho. O trabalho é realizado por 36 equipes formadas por médicos veterinários, técnicos agrícolas e coordenadores regionais da Aged. As equipes receberão um treinamento do ministério, direcionado à fase de coleta de amostras de sangue dos animais.

O Maranhão, assim como os estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Pará e Pernambuco, fazem parte do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, realizado pelo Mapa em parceria com os governos estaduais. O objetivo da parceria é que os estados sejam classificados como zonas livres da doença, o que está previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.

O resultado da sorologia, o índice de cobertura vacinal e as auditorias realizadas nos estados fazem parte de uma série de ações que estão sendo desencadeadas para que as unidades federativas alcancem o novo status sanitário.

Bons resultados

O secretário Cláudio Azevedo destacou que o Maranhão vem alcançando resultados significantes desde o ano passado, quando houve a primeira reunião entre os gestores estaduais e o Mapa. "O Maranhão recebeu a maior nota na primeira auditoria realizada nos estados no ano passado e atingiu 89% dos 29 itens avaliados. Neste ano, permanecemos com a mesma avaliação positiva do ministério", ressaltou ele.

Cláudio Azevedo afirmou que o Maranhão está atendendo a todas as exigências do Mapa. "Esse reconhecimento foi feito pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que em ofício enviado no mês de abril à governadora Roseana Sarney, parabenizou a ela e a toda a sua equipe pela dedicação e empenho no avanço do Maranhão para a inclusão do Estado na Zona Livre de Febre Aftosa", lembrou ele.

O Maranhão atingiu ainda a maior cobertura vacinal na última campanha, realizada no período de 14 de novembro a 14 de dezembro, imunizando 97% do rebanho maranhense, que é de 7.272.822 cabeças de bovinos e bubalinos.

As ações realizadas pelo governo estadual credenciaram o Maranhão a assinar, no ano passado, convênio com o Mapa que resultou na aquisição de 47 caminhonetes, 45 veículos de menor porte, além de 78 motos, equipamentos de informática, mobiliários e equipamentos de GPS para a reestruturação dos escritórios da Aged em todo o estado.

A entrega dos veículos aconteceu no mês passado, com a presença da governadora Roseana Sarney, do secretário Cláudio Azevedo, do diretor geral da Aged, Fernando Lima, e do superintendente federal da Agricultura no Maranhão, Antônio José dos Santos.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário