quarta-feira, 9 de maio de 2012

Madeira extraída ilegalmente de reserva é apreendida no Maranhão

Operação aconteceu na Reserva Biológica do Gurupi, no oeste do estado.Parte da madeira estava sendo transportada em três caminhões.
Duzentos metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente foram apreendidos durante uma fiscalização na área da Reserva Biológica do Gurupi, no oeste do estado do Maranhão. Parte da madeira estava sendo transportada em três caminhões.

Os veículos foram retirados de dentro da reserva, mais outros três ainda permanecem lá porque estão quebrados. Ninguém foi preso durante a fiscalização. Uma equipe de 11 pessoas do Batalhão Florestal e do Instituto Chico Mendes participaram da operação.

O local onde a madeira e os veículos foram localizados fica na fronteira com o Pará, próximo ao município de Paragominas.Segundo a direção da Reserva Biológica do Gurupi, desde setembro do ano passado 7 serrarias no entorno na reserva, nessa região vem sendo alvo de fiscalização intensa. Duas já foram desativadas e as outras 5 operam com dificuldade.

No município de Açailândia, a Reserva Biológica do Gurupi já se organiza para reforçar equipe de brigadistas que vão trabalhar no combate a incêndio dentro da reserva. Serão contratadas 14 pessoas por um período de 6 meses.

No ano passado, vários focos de incêndio foram registrados na área de preservação. A direção da Reserva Biológica do Gurupi acredita que os incêndios são resultado da ação das mais de 5 mil famílias que ainda moram e cultivam roças dentro da reserva.

Fonte: G1 Maranhão
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário