domingo, 29 de julho de 2012

Tratamento diferente de dependentes químicos muda vidas no Maranhão

Equipe do Repórter Mirante foi conhecer de perto a Fazenda da Esperança.Processo é baseado em três princípios, sem auxílio de medicamentos
O Repórter Mirante deste sábado (28), mostrou como a dependência química não atinge apenas o usuário de drogas. O sério problema atinge também a família, os amigos, formando uma espécie de corrente de sofrimento. Os repórteres Regina Sousa e Ubiratan Chagas foram até a Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica no interior do Maranhão, onde o trabalho, a convivência e a espiritualidade têm ajudado a resgatar vidas.

Mas para chegar à Fazenda, é preciso antes passar pela comunidade de Santo Agostinho. Na unidade, os recuperandos ficam durante um mês. Um período de adaptação, onde a força de vontade e a ajuda dos voluntários são fundamentais na busca pela recuperação.

Tratamento humanizado

Na Fazenda da Esperança não é permitido o uso de medicamentos. Não tem psicólogos, muito menos terapeutas ocupacionais. Naquela comunidade, resgatar vidas é um desafio baseado em três princípios fundamentais no dia a dia dos recuperandos: a espiritualidade, o trabalho e a convivência.

Depois de recuperados, muitos decidem seguir como voluntários no projeto, o que faz uma grande diferença no trabalho realizado em todas as unidades da Fazenda da Esperança, localizadas no Brasil.

Veja as histórias de homens e mulheres que lutam, dia após dia, para recuperar a saúde, a dignidade, o amor, o respeito da família e, principalmente, a vontade de viver.

Fonte: G1 Maranhão/ TV Mirante
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário