terça-feira, 21 de setembro de 2010

Presos fazem rebelião e colocam fogo em delegacia

Presos da delegacia de Carolina, cidade distante 860 km de São Luís, viveram verdadeiros momentos de pânico no último domingo, após seis internos darem início a uma rebelião onde parte da carceragem do local, foi consumida pelo fogo. Conforme o escrivão da delegacia, Armando Resplandes, o incêndio foi originado pelos próprios detentos que, com isqueiros, atearam fogo em roupas e nos colchões fazendo com que as chamas se espalhassem.

Com exatos 27 presos no DP, sendo que cinco são mulheres, os seis rebeldes, por motivos desconhecidos, começaram a fazer a manifestação que teve inicio às 21h30 de domingo, e se estendeu até as 3h da madrugada desta segunda. Segundo o escrivão, a ação de rebeldia dos próprios presos resultou em problemas para eles mesmos. “Eles só não tiveram maiores complicações por que as chamas não se propagaram com maior intensidade, se não eles mesmos iriam morrer queimados”, contou.
Resplandes disse que minutos depois que os presos iniciaram a rebelião, o carcereiro saiu do local e informou imediatamente a polícia sobre o episódio. Segundo ele, no momento da investida dos detentos, só o carcereiro se encontrava no prédio. “Eu e o delegado chegamos depois que ficamos sabendo da rebelião”, afirmou.

Durante as horas de tensão vividas no DP, a carceragem da delegacia ficou totalmente destruída. Conforme o escrivão, os presos que estavam fazendo a rebelião, começaram a brigar entre si e, alguns deles saíram com lesões leves pelo corpo. No decorrer da manifestação, os internos destruíram a parte da carceragem do local com barras de ferros. “Eles quebraram as grades das celas e viraram a parte da carceragem de cabeça para baixo”, descreveu o escrivão.

Conforme Armando, depois de ser questionado sobre a transferência dos presos para outra delegacia, ele disse que apesar dos danos feitos à carceragem, nenhum preso foi transferido para outro lugar. “Analisamos o ambiente e chegamos a conclusão de que não seria necessário a transferência deles para outro lugar”, garantiu ele.

Durante a madrugada, os policiais conseguiram conter os rebeldes e dar um fim ao fogo que, apesar de não ter sido em grandes proporções, causou danos para a delegacia. “Contratamos os serviços de um pedreiro para fazer uma reforma aqui”, finalizou.

Informações: O Imparcial (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário