quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Professores realizam manifestação em frente a sede do Governo do Estado


Professores da rede pública estadual de ensino pararam as atividades nesta quinta (16) e realizaram uma manifestação em frente ao Palácio dos Leões pela manhã. Os manifestantes saíram da Praça Deodoro e seguiram em direção ao Palácio, marcando o dia Nacional de Mobilização em Defesa do Piso.

Segundo a Assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), há dois anos a lei do piso salarial do magistério foi sancionada pelo presidente Lula e os educadores têm a garantia de um valor mínimo como vencimento inicial da carreira. Segundo eles, após aprovada, a lei enfrenta dificuldades para ser cumprida. Governadores de cinco estados brasileiros - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará - levaram ao STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Na espera por uma decisão da Corte, muitos estados não efetivaram a lei. Em dezembro de 2008 o Supremo STF julgou a liminar da ADI 4.167, movida pelos governadores e reconheceu a constitucionalidade da lei do piso com a limitação de dois dispositivos.

No Maranhão, além do cumprimento da Lei do Piso, os professores aproveitam o protesto para cobrar a aprovação do Estatuto do Educador (professor e funcionário de escola).

No início do mês, houve uma paralisação de 144 horas. Os sindicalistas dizem que o anteprojeto apresentado pelo governo ameaça a carreira profissional, ao limitar e não fixar uma tabela salarial e deixar vago as diversas formas de gratificações

Fonte: http://www.cnsaoluis.com.br/ (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário