domingo, 28 de maio de 2017

Um grave acidente na BR 316 em Zé Doca deixa uma jovem morta e duas feridas.


Um grave acidente no inicio da madrugada deste domingo (28),em Zé Doca, envolvendo um carro Fiat e uma motocicleta, deixou uma jovem morta e duas feridas.  A colisão aconteceu na Avenida Stanley Fortes Batista em frente ao prédio da Casa da Justiça, quando o carro segundo informações que nos repassaram, avançou e atingiu a motocicleta que foi arrastada por mais de 150 metros do local.
A vitima foi identificada como Natália moradora do município de Newton Belo. Ela chegou a ser socorrida no local, mas já se encontrava morta.
A jovem estava de carona na motocicleta juntamente com mais duas adolescentes, que iam deixa la em uma residência no bairro são Francisco quando foi surpreendida pela carro. As outras jovens sofreu apenas ferimentos leves e passam bem.
Até o momento não se tem informações sobre quem conduzia o veiculo.
Fonte: www.bryanrafael.com.br

Homem é preso com 19 kg de maconha em sacolas.

Um homem identificado como Venilson Colins dos Santos foi preso em Santa Inês, a 250 km de São Luís, no momento em que embarcava em uma van com 19 kg de maconha escondida em sacolas.

O suspeito contou ao policial que fez a abordagem que estava trazendo a droga do município de Arame, a 476 km da capital e pretendia levar para o Igarapé do Meio, município onde mora. Venilson foi conduzido a Delegacia Regional de Santa Inês e foi autuado por tráfico de drogas.

Ao ser interrogado pelo delegado regional, o suspeito confessou ter comprado a maconha em uma reserva indígena e que ela seria apenas para o consumo.

G1 Maranhão

Jovem de 15 anos é assassinado em Araguanã.

Hoje (28) por volta das 00h25min, o jovem identificado apenas como Yuri de apenas 15 anos foi assassinado a tiros quando participava de uma festa na cidade de Araguanã-MA, que fica localizada e 370 km da capital maranhense São Luís.

Segundo informações das pessoas que participavam da festa, após alguns acenos feitos por um rapaz conhecido apenas pelo apelido de Tião, que é morador da Quadra Jerusalém (zona rural), tipo dizendo vou te pegar lá fora, e quando Yuri foi ao banheiro da festa, o suspeito efetuou três disparos de arma de fogo contra a vítima (Yuri), os disparos foram à queima roupas segundo os populares.

Yuri, como era conhecido não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito ainda no local. Não se sabe os motivos que ocasionou essa tragédia na cidade de Araguanã.

Não ainda informações se o suspeito foi capturado pela polícia local.

Fonte: fabionoticias.com.br

Solidariedade: Novaolindense precisa de sangue com urgência em Pinheiro

A senhora Rosalina Conceição Silva Rodrigues, que é moradora de Nova Olinda do Maranhão,   encontra-se internada no Hospital Macrorregional da Baixada Maranhense - Dr. Jackson Lago
MA-006, na cidade de  Pinheiro - MA. 

Dona Rosalina Conceição Silva Rodrigues, está precisando urgente de sangue, qualquer tipo de sangue, pois haverá a reposição do sangue especifico de dona Rosalina na Unidade do Hemomar de Pinheiro. Ela precisa de sangue, pois precisará fazer uma cirurgia com urgência.

Informações em Nova Olinda do Maranhão, com Elves Silva (98)-98987151397.

O companheiro Vandoval Rodrigues (blog do Vandoval) também entrou nessa campanha na cidade de Pinheiro.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Polícia prende homem flagrado em vídeos agredindo a mãe no MA

Um homem identificado como Roberto Elísio Coutinho, que foi flagrado em uma série de vídeos agredindo a sua própria mãe, uma idosa de 84 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (26) por policiais civis da Delegacia do Idoso. Ele estava desaparecido desde noite dessa quinta-feira (25) após a repercussão dos vídeos com as agressões nas redes sociais. Os vídeos foram gravados pela companheira do agressor que não teve o seu nome revelado. 
 
O promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, pediu a prisão preventiva do homem que é bacharel em direito e aparece nos vídeos agredindo a própria mãe com tapas e até com um objeto. A Polícia Civil foi ao condomínio onde ele mora com a mãe, na capital, e não o encontrou na manhã desta sexta-feira (26), mas o agressor acabou sendo preso em outro local ainda não divulgado. 

O promotor disse que além da prisão, o trabalho se desenvolve no sentido de dar suporte à vítima. “Solicitamos a prisão dele pelos crimes de lesão corporal e tortura, que estão previstos no Estatuto do Idoso. Além disso, encaminhamos um grupo de assistência social da promotoria para levantar toda situação da senhora. Saber quais danos foram causados a ela diante de tudo isso, se ela pode ficar com outros parentes ou terá que ser encaminhada a uma casa de abrigo. Tudo isso está sendo levantado”, disse. 

Em entrevista à Rádio Mirante AM, por telefone, na manhã desta sexta, Roberto Elísio confessou as agressões, mas alegou que fez isso por conta de uma suposta doença, a qual ele ainda não iniciou tratamento. “Acontece que eu estou sofrendo de um problema, eu tenho uma doença que está na fase do início do tratamento, eu já deveria estar mais adiantado e ter me tratado, entendeu? Então tudo isso eu vou esclarecer no momento que eu to bom, não agora, mas uma coisa eu lhe garanto meu amigo, o que é mais importante para mim na minha vida para mim sempre foram os meus pais. Meu pai eu perdi há 20 anos e minha mãe já está com 84 anos”, revelou. 

G1 Maranhão


Nova Fase da Lava Jato investiga fraudes financeiras na Petrobras

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (26) a 41ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Poço Seco, que tem como alvo operações financeiras feitas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo no Benin, no oeste África.

De acordo com as investigações, as operações financeiras tinham como objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas ao ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa.

A PF informou ainda que está cumprido oito mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e três de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros.

O nome da operação, Poço Seco, é uma referência aos resultados negativos do investimento realizado pela Petrobras na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo no Benin.

Agência Brasil

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Lançado o edital de isenção do pagamento de inscrição para o vestibular UEMA


A Universidade Estadual do Maranhão divulgou o edital com as normas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular PAES 2018 – Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior. 
O pedido é válido também para os alunos que queiram ingressar na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, uma vez que as instituições assinaram no início do ano um acordo de cooperação que prevê o processo seletivo unificado em 2017/2018.
O pedido de isenção deve ser feito no período de 08 de maio a 02 de junho de 2017, somente pela internet, no endereço http://www.sps.uema.br/auth . A novidade deste ano é que não será mais necessário entregar cópias de documentos, pois os documentos originais devem ser enviados de forma escaneada (formato PDF ou JPG ou PNG) no ato do preenchimento da ficha on line.
Pode pedir a isenção da taxa de inscrição do vestibular é necessário ter sido aluno de escola pública nos últimos 5 anos (isso inclui todo ensino médio e as duas últimas séries do ensino fundamental), ser declaradamente pobre com renda mensal familiar igual ou inferior a dois salários mínimos ou ter conta de energia elétrica da residência familiar, referente ao mês de janeiro ou fevereiro ou março de 2017, indicando consumo médio mensal igual ou inferior a 100 kw/h, ou ser funcionário da UEMA ou seu dependente legal.
Está dispensado de pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato que tiver sido dispensado dessa taxa nos últimos cinco anos, desde que tenham sido mantidos os requisitos que geraram a isenção.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Com colaboração ASCOM/UEMA

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Pinheiro: policial reage a assalto e mata dois suspeitos

Informações de internautas dão conta que um policial reagiu a um assalto matando dois dos assaltantes e ferindo um terceiro que fugiu em uma canoa.
 
As informações ainda não confirmadas oficialmente que circulam nas redes, afirmam que um Policial caminhava no trapiche da APA de Pinheiro quando foi abordado por um trio de assaltantes que chegou de canoa pelo rio Pericumã.

O policial ao receber voz de assalto reagiu efetuando vários disparos contra o trio. Dois teriam morrido e um terceiro teria conseguido fugir em uma canoa.

O corpo de um dos assaltantes já foi encontrado e o segundo que caiu no rio Pericumã está sendo procurado neste momento pela equipe do Corpo de Bombeiros de Pinheiro.
O terceiro assaltante também foi baleado segundo as informações.

A qualquer momento o blog trará mais informações sobre o acontecido.

A equipe do Corpo de Bombeiros de Pinheiro acaba de encontrar o corpo do segundo assaltante morto por um policial em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira, 24, em Pinheiro.
Nenhum dos assaltantes foi identificado até o momento. Os corpos foram levados para o hospital municipal Antenor Abreu e aguardam reconhecimento.

Fonte: Blog do Vandoval Rodrigues

Dez pessoas são assassinadas em fazenda no sudeste do Pará

Dez pessoas foram mortas em uma chacina na fazenda Santa Lúcia, localizada no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará, durante ação das Polícias Civil e Militar na manhã desta quarta-feira (24). Segundo a polícia, as mortes aconteceram durante o cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e temporária contra suspeitos de envolvimento no assassinato de um segurança da fazenda. 

Entre os mortos, estão nove homens e uma mulher. Quatro das dez vítimas tinham mandados de prisão decretados. Segundo a Polícia Civil, as vítimas e os suspeitos estavam escondidos na fazenda. "Quando eles (policiais) chegaram na sede que já havia sido abandonada, havia indícios de que um grupo armado estava lá. Os policiais foram recebidos a bala e revidaram", disse o delegado João Bosco, em entrevista coletiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), realizada na tarde desta quarta. 


Ainda de acordo com a Segup, somente após a troca de tiros é que os policiais constataram que dez pessoas foram mortas. Nehum policial ficou ferido. Uma grande quantidade de armas foi apreendida no local. 

Fonte: G1

Prefeitura de Nova Olinda realiza 1ª Reunião Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico


A Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) realizou na manhã desta quarta-feira (24) a 1ª reunião pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Nova Olinda do Maranhão. 
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação dos comitês de coordenação e executivo do programa no município, dos técnicos responsáveis pela capacitação, Dimas Zanelli e Naara Reis, do mediador social, Marcelo Feques, estudantes, sindicatos, professores e sociedade civil organizada. 

Na abertura dos trabalhos a prefeita municipal, Iracy Weba  falou da importância do plano para o desenvolvimento do município. "O Plano Municipal de Saneamento Básico é muito importante para o município, porque através dele, poderemos receber os recursos necessários para melhorar itens primordiais para a população, como abastecimento de água; rede de esgoto; limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Queremos a participação de toda sociedade, para que o nosso plano seja o mais democrático possível", ressaltou. 

Logo em seguida, o secretário municipal de obras e urbanismo e mediador da reunião, Rogério Sardinha, apresentou os principais pontos do Plano. Dando continuidade aos trabalhos os técnicos, Dimas Zanelli e Naara Reis, apresentaram para o público presente a parte técnica do projeto e encaminhando-os para uma oficina participativa com o mediador social Marcelo Feques. 
O plano é uma determinação da Lei nº 11.445/2007, que obriga todas as prefeituras a elaborar seu plano. As prefeituras que não dispuserem do PMSB não poderão receber recursos federais para projetos de saneamento básico. O próximo passo serão seguidos de reuniões setoriais para que a população participe com opiniões e sugestões, para que seja definido o plano que mais se adequa às necessidades de nossa cidade.
 
Assessoria de Comunicação da PMNO

Deputados trocam empurrões no plenário da Câmara após convocação do Exército

Brasília - Uma cena lamentável tomou conta do plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Deputados entraram em confronto, trocaram empurrões e se xingaram, levando à suspensão da sessão por trinta minutos até os ânimos se acalmarem.

A confusão começou após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) subir à tribuna para contestar a decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de determinar a convocação do Exército e da Força Nacional para conter uma manifestação que, nesta tarde, transformou-se em baderna. Houve quebra-quebra de ministérios, depredação do patrimônio público e confronto com a Polícia Militar. A medida foi tomada após pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Eu pedi o apoio da Força Nacional de Segurança porque o ambiente lá fora estava como um campo de guerra”, afirmou Maia.

“Se houve a solicitação do presidente da Câmara para que se estabelecesse um estado de sítio, como a gente tem naturalidade para continuar votando como se nada tivesse acontecendo?”, questionou Braga. “Se não garantirem a minha palavra, eu vou aí e vou tomar a presidência”, ameaçou Maia. Ao descer da tribuna, deputados, em um movimento generalizado, começaram a se empurrar.

Desde a abertura dos trabalhos desta quarta-feira, parlamentares de oposição tentam impedir a realização da sessão. Eles chegaram a ocupar a tribuna e a pedir a realização de eleições diretas e o pediram o fim do governo de Michel Temer.  

(Veja online)/ Jornal Pequeno

Prefeitos de municípios da Comarca de Santa Luzia do Paruá assinam parcerias com o Ministério Público para a educação

O prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda firmou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Maranhão, representado pela promotores Maria José Lopes Correia e Agamenon de Jesus Azevedo, para a aplicação do "Projeto Ler, Escrever e Pensar, Conscientizar para Transformar". O trabalho será realizado por meio da atuação da SEMED e seu efetivo nas escolas que se utilizará das atividades de leitura, debate, pesquisa e escrita, com foco na prevenção e combate à corrupção.
O intuito do projeto é o de empreender junto aos governos municipais a contribuição institucional com a mudança social, a partir de uma consciência crítica e a politização dos estudantes. 
Um concurso de redação com as premiação de um smartfone, um tablet e um notebook para os três mais bem colocados do município serão ofertados como forma de demonstrar o incentivo público para que se possa fomentar e despertar o ambiente escolar quanto a uma educação política na escola. As atividades serão avaliadas pela Academia Imperatrizense de Letras, que premiará os três primeiros classificados, como forma de incentivo ao esforço do aluno que deseja competir.
O Ministério Público irá se fazer totalmente presente em ações didáticas que inclui palestras e o oferecimento de todo suporte ao projeto além de mobilizar membros e servidores para implantar as atividades em etapas anuais em todas as instituições de ensino municipais. A Prefeitura fica responsável pelo engajamento dos gestores, equipes de apoio e estrutura física para realização das palestras e premiações.
O Prefeito Plácido Holanda, diante de todas as orientações manifestou todo o seu apoio ao trabalho dos magistrados e pondo ao inteiro dispor do MP assinou ao termo de cooperação logo após receber o sinal positivo de vários dos diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e da Secretária de Educação Eulália Muniz, que estiveram no evento de apresentação por parte dos promotores na tarde desta quinta-feira (24), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Ruaris - STTR.
Além de Plácido, também a prefeita de Nova Olinda do Maranhão Iracy Weba e o Advogado Edney Vaz (representante da Prefeita Ivone, de Presidente Médici, ausente do motivo de viagem), também assinaram e aceitaram os termos comprometendo-se a colaborar com este importante trabalho social.

Fonte: Blog do Luis Magno Alencar

Temer aciona tropas federais para proteger Planalto e ministérios após vandalismo

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou nesta quarta-feira (24) que o presidente Michel Temer decretou a “ação de garantia da lei e da ordem” e, com isso, tropas federais passarão a reforçar a segurança na região da Esplanada dos Ministérios.

Enquanto Jungmann fazia o pronunciamento, manifestantes ocupavam a Esplanada dos Ministérios para pedir a saída do presidente Michel Temer do governo.

O decreto assinado por Temer foi publicado em uma edição extra do “Diário Oficial da União” e prevê o emprego das Forças Armadas entre 24 e 31 de maio. A ordem é assinada pelo presidente, por Jungmann e pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões da GLO (garantia da lei e da ordem) ocorrem nos casos em que há, segundo o Ministério da Defesa, “o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.

Ainda de acordo com o ministério, nessas ações, as Forças Armadas “agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições”.

“O senhor presidente [Michel Temer] decretou, por solicitação do senhor presidente da Câmara, a ação de garantia da lei e da ordem e, nesse instante, tropas federais se encontram neste palácio [do Planalto] no Palácio do Itamaraty e logo mais estarão chegando tropas para assegurar que os prédios dos ministérios sejam mantidos incólumes”, anunciou o ministro da Defesa no pronunciamento desta quarta.

Raul Jungmann não respondeu a perguntas de jornalistas, mas acrescentou que a manifestação na Esplanada dos Ministérios estava prevista como pacífica, mas “degringolou na violência, no vandalismo, no desrespeito, na agressão ao patrimônio público e na ameaça às pessoas”.

Logo após o pronunciamento, o presidente da Câmara falou sobre o assunto, em plenário.

“Eu pedi o apoio das Forças Nacionais, sim. Agora, qual foi o instrumento que ele [Raul Jungmann] usou foi uma decisão do governo. Agora, de fato, o ambiente na Esplanada era grave e, para garantir a segurança tanto dos manifestantes quanto daqueles que trabalham na Esplanada e no Congresso, eu fui ao presidente que a Força Nacional pudesse colaborar neste momento junto com a Polícia do Distrito Federal”, disse Rodrigo Maia.

Mais cedo, durante a sessão da Câmara, já havia tido muita gritaria, troca de empurrões entre deputados e acusações entre parlamentares contra e a favor do governo Temer. 

Jornal Pequeno.  

terça-feira, 23 de maio de 2017

Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão realizará audiência pública nesta quarta-feira

A Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão, convida a população Novaolindense para participar da 1ª Audiência Pública de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Sua participação é muito importante.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão.
Horário: 09:00 horas.

XI Copa do Interior 2017: Monte Alegre e Flamengo do Plano B têm aproveitamento máximo

(Monte Alegre Esporte Clube) 
 
As equipes do Monte Alegre e Flamengo do Plano encerraram a fase de ida com aproveitamento máximo.

A Copa do Interior de 2017, teve a realização da terceira rodada da fase de classificação no último final de semana, com mais nove (9) jogos nos gupos 1, 2, 3 e 4.

Algumas equipes mandantes perderam os seus jogos e podem ter problemas para alcançar classificação às quartas de finais.

No próximo final de semana (27 e 28) começa a fase de volta e muitas equipes precisam melhorar o aproveitamento para alcançar classificação ou garantir vagas na Série B do Campeonato Novaolindense de 2017.

A competição é uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (SEMEJ) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão.

Resultados da 3ª Rodada

Sábado (20.05.2017)

Monte Alegre 6 x 0 Náutico B5
Boa Vista 3 x 0 Atlético T. Neves
5ª Quadra B4 0 x 1 Sport da B3
Flamengo (PB) 3 x 2 Vila Davinópolis
Panema 1 x 3 Juventus B6

Domingo (21.05.2017)

Atlético da B4 0 x 2 Corinthians da Q. XIII
Peñarol 1 x 1 Pedreira
Atlético Q. VIII 0 x 0 Pelonea
Barcelona (B1) 1 x 2 Café da Mata


Classificação dos clubes

Grupo 1
  1-Flamengo PB - 09 pts (3 gs)
2-Boa Vista - 06 pts (4 gs) 3-Vila Davinópolis - 06 pts (2 gs)
4- Café da Mata - 03 pts (-3 gs)
5-Atlético T. Neves -03 pts (-3 gs)
6-Barcelona B1 - 00 pts

Grupo 2

1- Atlético da Vila B4 - 06 pts (0 gs)

2- Corinthians Q. XIII - 04 pts  (1 gs)
3- Esporte Clube B3 - 04 pts (0 gs)
4- 5ª Quadra da B4 - 03 pts (-1 gs)  
 
Grupo 3
 
1- Monte Alegre - 09 pts (12 gs)
2- Juventus B6 - 04 pts
3- Panema - 03 pts
4- Nautico B5 - 01 pts

Grupo 4

1-Pelônea - 05 pts (01 gs) (04 gp)
2-Atlético Q. VIII - 05 pt (01 gs) (02gp)

3-Pedreira - 03 pt
4-Peñarol Q. VI - 01 pt

Jogos Realizados:27
Gols Marcados:80 gols
Média:2,96
 
QUARTA RODADA
 
Sábado (27.05)
 
Café da Mata x Vila Davinópolis (Grupo 1)
Corinthians Q. XIIX x 5ª Quadra da B4 (Grupo 2)
Pedreira x Atlético Q. VIII (Grupo 4)
Peñarol Q. VI x Pelônea (grupo 4)
 
Domingo (28.05)
 
Boa Vista x Flamengo PB (Grupo 1)
Barcelona B1 x Atlético T. Neves (Grupo 1)
Atlético da Vila B4 x Sport Q. B3 (Grupo 2)
Panema x Naútico B5 (Grupo 3)
Juventus B6 x Monte Alegre (Grupo 3)

Senadores batem boca e quase se agridem em sessão sobre reforma trabalhista

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Ataídes Oliveira (PSDB-TO) quase partiram para as vias de fato durante sessão de debates sobre a reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Um recurso de Randolfe que poderia atrasar os trabalhos havia acabado de ser rejeitado por parlamentares por 13 votos a 11.

Os ânimos estavam exaltados na primeira discussão no Congresso após a crise política deflagrada pelas delações de executivos da JBS. Relator da proposta, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) se preparava para ler seu parecer quando a confusão começou. O documento, porém, foi publicado na internet durante a confusão e Ferraço o deu como lido. "Dei o relatório como lido e foi concedida vista. A tendência é que a votação seja já na próxima terça-feira. O calendário da reforma trabalhista está absolutamente mantido", afirmou Ferraço. 

O recurso de Randolfe questionava o fato de o parecer de Ferraço não ter sido previamente apresentado a deputados, como prevê o regimento. O requerimento foi rejeitado por pequena margem de votos. Logo após a divulgação do placar, houve bate-boca entre senadores e uma confusão generalizada interrompeu a sessão.

A confusão começou quando Randolfe virou-se para o colega Ataídes e gritou: "Vocês estão sustentando um governo corrupto, mas nós não vamos aceitar isso." Visivelmente irritado, Ataídes partiu para o ataque. "Você é bandido e vagabundo", respondeu o tucano.
Randolfe reagiu, usando os mesmos termos. "Bandido é você! Vagabundo é você! Me respeite!", bradou. "Vou te pegar lá fora, moleque, vagabundo!", devolveu Ataídes.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o governo de Michel Temer acabou. "Todo mundo aqui dentro sabe que o Temer caiu. A questão é saber quando e de que forma ele vai sair", concluiu o petista.
Além da CAE, a reforma trabalhista precisa passar pelas comissões de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) antes de ser votada em plenário, onde precisa da maioria simples dos votos para ir à sanção presidencial. Caso seja rejeitado em alguma dessas etapas, o projeto será arquivado.

Parecer. Enquanto a confusão se instalou na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o relatório produzido por Ricardo Ferraço (PSDB-ES) foi publicado na página da CAE na internet. O parecer pede a aprovação do texto vindo da Câmara dos Deputados, mas sugere alterações em alguns pontos por veto presidencial ou edição futura de medida provisória.

O documento de 74 páginas confirma a estratégia de avançar com o texto no Senado sem alterar o projeto aprovado na Câmara. Para incluir as alterações sugeridas pelos senadores, o parecer de Ferraço sugere ajustes fora da Casa - com a necessidade de atuação do Palácio do Planalto.

“Consertamos junto ao Poder Executivo que alguns itens da proposta em tela devem ser vetados, podendo ser aprimorados por meio da edição de medida provisória que contemple ao mesmo tempo o intuito do projeto aprovado na Câmara dos Deputados e o dever de proteção externado por muitos parlamentares”, cita o parecer divulgado por Ferraço.

Estadão


segunda-feira, 22 de maio de 2017

Empresária é assassinada em Rosário

Uma empresária, identificada como Adilce Gonçalves, de 45 anos, foi morta no último domingo (21),  durante uma tentativa de assalto  no município de Rosário.

De acordo com uma amiga da família, o crime foi cometido por dois homens que aparentam ser menores de 18 anos.  A empresária estava sentada em uma calçada conversando com amigos, quando os bandidos chegaram anunciando o assalto e em seguida atiraram em Aldice. Ela foi atingida nas costas e ainda foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu.

A dupla foi capturada pela polícia poucos minutos depois e encaminhada para a delegacia da cidade. A população revoltada tentou invadir a delegacia para capturar os suspeitos e a polícia teve que usar bombas de efeito moral para dispersá-la.

Fonte: Jornal Pequeno.

32 detentos fogem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, diz governo

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que 32 detentos fugiram da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6) ocorrida na noite deste domingo (21) em São Luís. De acordo com a nota do governo, dois internos morreram durante a troca de tiros com a polícia, seis foram recapturados e 24 permanecem foragidos após a ação criminosa . A fuga ocorreu entre 20h e 21h, após explosão de um muro do Centro de Detenção Provisória (CDP), pertencente ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Ainda de acordo com a nota, após troca de tiros com o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), dois internos acabaram morrendo, sendo que um foi a óbito no local e o outro no hospital. 

O caso está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência de Estado de Investigações Criminais (Seic), que terá 30 dias para a conclusão do inquérito policial (leia a íntegra da nota). 

Presídio de Pedrinhas
 
O Complexo de Pedrinhas está localizado no Km 15 da BR-135, situado na Região Metropolitana de São Luís. Ele é formado pelo Presídio Feminino, Centro de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas (CCPJ), Casa de Detenção (Cadet), Presídio São Luís I (PSL I), Presídio São Luís II (PSL II), Centro de Triagem e Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP). 

G1 Maranhão

sábado, 20 de maio de 2017

“O país sempre vai sobreviver”, diz Cármen Lúcia sobre crise política

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou hoje (19) que o “país sempre vai sobreviver, porque o país é o povo”, ao comentar o atual momento político. A declaração foi feita pela ministra após uma visita informal ao comitê de imprensa do tribunal.

“O país sempre vai sobreviver, porque o país é o povo. E o povo, o ser humano, tem o instinto de vida muito mais forte que o de instinto de morte. As gerações, eu acredito muito que vão vir coisas e pessoas boas, depois que a gente já tiver ido embora, e que vão lembrar isso como uma passagem”, disse a presidente do Supremo.

Na avaliação de Cármen Lúcia, as instituições brasileiras estão funcionando. “Preocupados com o Brasil, nós estamos o tempo todo. O papel do Poder Judiciário, no que a democracia ajudar, nós estamos fazendo, temos que continuar. As instituições estão funcionando, o Brasil está dando uma demonstração, acho que de maturidade democrática. Os percalços fazem parte das intempéries.”

Agência Brasil

CSA vence o Sampaio no Castelão e segue na liderança do grupo A, na Série C

São Luis - Com dois gols no primeiro tempo, o CSA venceu o Sampaio por 2 a 0 na tarde deste sábado, no Castelão. Daniel Costa e Marcos Antônio marcaram os gols alagoanos, enquanto Mota ainda garantiu o triunfo defendendo um pênalti cobrado por Esquerdinha no segundo tempo. 
 
Com a vitória, o CSA segue na liderança do grupo A, chegando aos seis pontos, enquanto o Sampaio cai para a quinta colocação. As duas equipes voltam a campo no próximo domingo, quando o Tricolor visita o ASA, no interior de Alagoas, e o Azulão encara o Botafogo-PB, no Almeidão. 

CSA constrói vantagem
 
Logo com dois minutos de jogo, Daniel Costa aproveitou que o goleiro Alex Alves estava adiantado e arriscou o chute de longe, abrindo o placar para o CSA. Com o gol logo no início, o Azulão controlava o jogo, sem ser ameaçado pelo Sampaio e voltou a assustar aos 22, quando Marcos Antônio acertou a trave do gol defendido por Alex Alves. 

O Sampaio respondeu aos 25, com Marlon chutando forte em cima da zaga do CSA. Logo depois, o CSA chegou ao segundo gol com Marcos Antônio ampliando o marcador. O Tricolor maranhense ainda assustou com Uillian cabeceando uma bola perto do gol alagoano e em outro momento sendo parado pelo goleiro Alex Alves. 

Mota garante triunfo do CSA

Na volta do intervalo, o Sampaio passou a pressionar o CSA. Em boa jogada, Hiltinho invadiu a área e foi derrubado por Thales. Na cobrança, Esquerdinha parou no goleiro Mota, que impediu o que poderia ser o primeiro gol do Sampaio.

O Sampaio voltou a assustar na chegada de Hiltinho, que finalizou ao lado do gol de Mota. O CSA voltou a assustar com Michel, que parou no goleiro Alex Alves. O Tricolor sem forças para reagir acumulou sua primeira derrota em casa, enquanto Azulão garantiu a segunda vitória na Série C de 2017. 

G1 Maranhão

quinta-feira, 18 de maio de 2017

PF faz operação para desarticular organização suspeita de fraudar seguro-desemprego e FGTS

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (18), em parceria com o Ministério do Trabalho, a operação Stellio para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes contra programa de seguro-desemprego e FGTS que atuava em vários estados. A investigação apontou um prejuízo de R$ 320 milhões, entre janeiro de 2014 e junho de 2015. 

Ao todo estão sendo cumpridos 136 mandados judiciais nos estados do Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Roraima, Paraná e Santa Catarina, sendo 56 mandados de busca e apreensão, 10 de condução coercitiva, 9 prisões preventivas e 61 prisões temporárias. 

A investigação apontou que requerimentos fraudulentos eram inseridos nos SINES por agentes credenciados e em escritórios montados pela organização, mediante a utilização das senhas desses agentes cooptados pelos criminosos.

A Justiça Federal em Palmas determinou a prisão de 14 agentes e ex-agentes de SINES dos estados do Tocantins, Goiás e Maranhão, que atuaram na inserção de milhares de requerimentos fraudulentos no sistema do Ministério do Trabalho. 

Conforme a PF, também foi determinada a prisão de três ex-funcionários da CAIXA que facilitavam os saques dos benefícios fraudulentos por outros integrantes da organização criminosa. 

A Justiça também determinou a indisponibilidade financeira de 96 pessoas suspeitas de fazer parte do grupo para ressarcir o erário público pelos prejuízos. 

G1 Maranhão