quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cidade de Arari sedia encontro internacional de surfistas


SÃO LUÍS – A Associação Brasileira de Surfe na Pororoca (Abraspo) realiza, em São Luís, o 1º Encontro Internacional de Bory Ryders (surfistas de maré). O encontro ocorre a partir desta sexta-feira (15) e será encerrado somente na próxima terça-feira (19), na cidade de Arari.

De acordo com os organizadores do encontro, que é feito em parceria com a Associação de Surfe na Pororoca do Maranhão (ASPM) e com o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Arari,o objetivo do evento é incluir o Maranhão no Circuito Mundial de Turismo de Aventura. Para isso, o 1º Encontro Internacional de Bory Ryders contará com a participação de sete surfistas de diferentes países especialistas em long Wave (ondas longas).

De acordo com o diretor da Abraspo, Ricardo Fernandes, a intenção é que o Maranhão possa sediar, em 2012, um campeonato internacional. “No Brasil, a Abraspo explora o surfe na pororoca em três locais: na foz do rio Araguari no Amapá, em São Domingos do Capim, no Pará, e no Rio Mearim, em Arari, mas é na cidade maranhense que existe a melhor estrutura para os surfistas, porque ela fica a duas horas do aeroporto e tem uma estrutura com hotéis, restaurantes, lojas e internet. É por isso que Arari tem tudo para consolidar-se como um dos principais locais do mundo para esportes radiais. Tivemos uma reunião com o ministro do turismo, Pedro Novaes, e apresentou todo o projeto e ele ficou muito impressionado”, afirmou.

Encontro

No Encontro Internacional de Bory Ryders, os surfistas devem encontrar sessões com ondas de mais de 10 minutos, com variação de seis metros entre a maré baixa e alta. A pororoca deve surgir nos pontos mais perigosos com até dois metros e meio de altura.

De acordo com o presidente da ASPM, Jerônimo Júnior, as ondas formadas em Arari são perfeitas para a prática do esporte. “A onda formada pela pororoca em Arari é bem maior que a da França, por exemplo, e com a vantagem que no Maranhão faz calor e não precisamos usar roupas de borracha. Acredito que deveremos ter um evento sensacional”, disse.

Fonte: Portal Imirante.com
Edição: Cícero Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário