Durante a reunião, os representantes agrícolas discutiram ainda com o secretário, questões relacionadas ao corpo docente das escolas do campo, bem como ações nas áreas de transporte, calendário escolar e infraestrutura das casas de agricultura familiar.
Para a coordenadora da Arcafar, Antonia das Graças Santos Silva, a reunião foi positiva porque estabeleceu caminhos para educação do campo no que diz respeito à pedagogia da alternância. "Tivemos o prazer de encontrar um secretário de Educação que conhece o processo de desenvolvimento dessa pedagogia, com isso vem trazendo um diferencial para educação do campo", ressaltou.
Para o deputado José Carlos, a reunião foi importante para a educação do campo no Maranhão. "Estou extremamente satisfeito, porque estamos no rumo certo para fortalecer a agricultura familiar no Maranhão. Desde a primeira reunião que tive com o secretário observei sua sensibilidade com a pedagogia da alternância, tão importante para um estado como o nosso, que é rural", destacou.
Agricultura familiar
Visando fortalecer a agricultura familiar, atuando no combate e na erradicação da pobreza, a secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou esta semana que vai destinar 30% dos recursos da alimentação escolar para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Trata-se de uma ação estruturante da Seduc como integrante do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no Maranhão, que será lançado pelo Governo do Estado, em sintonia com o Programa Brasil sem Miséria, do Governo Federal.
Outros projetos já desenvolvidos pela Seduc em parceria com o Governo Federal também farão parte desse programa. Entre eles, estão Brasil Alfabetizado, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem Campo e Saberes da Terra, os dois últimos desenvolvidos exclusivamente em escolas do campo.
Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário