sexta-feira, 31 de maio de 2013

MEC vence o Ajax na abertura da Taça Cidade 2013

Na tarde desta quinta-feira (30), aconteceu o clássico entre MEC e Ajax no estádio municipal Mangueirão. O clássico local foi logo realizado na abertura da Taça Cidade 2013. O Mangueira (MEC) venceu o Ajax pelo placar de 1 x 0, com um gol do atacante Maninho (9) cobrando penalidade máxima que ele mesmo sofrera.
Antes do início da partida, as equipes entraram em campo juntas e perfilaram-se para a execução do hino nacional, sendo realizada a cerimônia de abertura da competição. O ponto positivo a volta do torcedor novaolindense ao estádio municipal.
 A Rádio Ieshuá FM transmitiu a partida de abertura para toda a região com sua equipe de esportes. O jogo teve o comando do árbitro Marcelo Filho (FMF).
A rodada inicial será complementada no final de semana com os seguintes jogos:

Sábado (01.06.2013)
14:00 - Ressaca x Peñarol
16:00 - Cruzeiro x Real Madri

Domingo (02.06.2013)
14:00 - Flamengo x Boa Vista
16:00 - NOEC x Juventus

A equipe do MEC volta a jogar somente no dia 08 de junho contra a equipe do Cruzeiro.

Edição: Cícero Ferraz



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prorrogada Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

SÃO LUÍS - A II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que terminaria nesta sexta-feira (31), foi prorrogada pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) para até o dia 10 de junho. O prazo foi estendido em consequência da dificuldade dos criadores em adquirirem as vacinas nas revendas agropecuárias. Após o término da campanha, as vacinas somente poderão ser comercializadas mediante apresentação de autorização emitida pelas Unidades Veterinárias Locais e Escritórios de Atendimento à Comunidade da Aged.
Além de ganhar um prazo de mais 10 dias para vacinar o seu rebanho, o criador maranhense terá até o dia 17 de junho para comprovar a vacinação nos escritórios do órgão onde sua propriedade é cadastrada. É preciso que ele leve a nota fiscal de compra da vacina.
O diretor geral da Aged, Fernando Lima, explicou que já foi enviado um ofício para a Central de Selagem de Vacinas, que é administrada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), solicitando que priorizassem a quantidade de vacinas enviadas para o Maranhão, tendo em vista que a demanda não está sendo atendida. "Acreditamos que o prazo seja suficiente para abastecimento das revendas agropecuárias e, também, para manter o excelente índice de cobertura vacinal alcançado nas últimas campanhas", avaliou Fernando Lima.
Até esta quarta-feira (29), já foram comercializadas 6.837.350 doses de vacinas no Maranhão. No entanto, o Estado comercializa o medicamento também para os criadores do Tocantins e Pará, que já adquiriram cerca de dois milhões de doses de vacinas.
Com a imunização de 97% do rebanho maranhense de bovinos e bubalinos na campanha de vacinação, realizada em novembro de 2011, o estado bateu o recorde do índice de vacinação dos últimos 10 anos.
O mesmo percentual de vacinação foi alcançado em junho e julho de 2012. Em novembro e dezembro do mesmo ano, o índice de cobertura vacinal foi de 96,38%, considerando excelente, levando em consideração a estiagem que atingiu o Maranhão, dificultando o manejo dos animais.
Zona Livre
Os criadores maranhenses vivem a expectativa do Maranhão ser classificado nacionalmente pelo Mapa, em junho deste ano, como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação. A classificação internacional, emitida pela Organização Internacional de Episotias (OIE) está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2014.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, ressaltou que esse novo status sanitário é fruto de um intenso trabalho do Governo do Estado, que realizou uma série de ações para atender todos os critérios estabelecidos pelo Mapa. "O Maranhão foi o estado que atingiu a melhor nota na auditoria realizada em oito estados que pleiteiam a nova classificação e fomos o primeiro a concluir a sorologia do rebanho, que constatou a inexistência de circulação do vírus da aftosa", exemplificou Cláudio Azevedo. "Fizemos a nossa parte. Agora é a vez do Ministério assinar a portaria da nova classificação", acrescentou ele.
Além do Maranhão, a nova classificação vai valer também para os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Pará, que, juntos, possuem um rebanho de aproximadamente 22 milhões de animais.
De acordo com dados da Aged, o rebanho maranhense de bovídeos é de 7.480.370 animais, representando o segundo maior rebanho de bovinos do Nordeste e o terceiro de bubalinos do Brasil.
O Maranhão possui 81.747 propriedades rurais que exploram a pecuária bovina e/ou bubalina, com predominância de gado de corte, mas que ao longo dos últimos anos vêm se destacando também pela produção leiteira, produzindo cerca de 360 milhões de litros de leite por ano.
Fonte: Imirante

Estatuto do Educador: acordo assinado

Júlio Pinheiro e Fábio Gondim assinando o acordo

O Governo do Maranhão e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) assinaram o acordo judicial referente ao Estatuto do Magistério. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), no fim da manhã desta quarta (29), e o fechamento do acordo foi autorizado oficialmente, na tarde da terça-feira (28), pela governadora Roseana Sarney.
Devidamente sinalizado pelo titular da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), Fábio Gondim; pelo presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro; e pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel, o acordo judicial do Estatuto foi protocolado no Tribunal de Justiça. Na segunda-feira (3), o projeto de lei do Estatuto do Magistério será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado.
Sobre a negociação da proposta, o titular da Segep, Fábio Gondim diz tratar-se “de uma negociação muito difícil, porque são sempre volumes bastante expressivos de recursos e um cunho social enorme. Não se pode deixar de atender, de um lado, porque têm 29 mil professores esperando e merecendo isso. E, de outro lado, não podemos, simplesmente, a guisa de atender uma categoria, colocar em risco outros investimentos que o Estado precisa fazer. Contudo, foi uma negociação facilitada pelo fato de o Sindicato ter sempre se portado de uma forma muito ordeira, com críticas construtivas e demandas ponderadas, o que possibilitou o diálogo”.
Além do atendimento de demandas como pagamentos de progressões, promoções e titulações atrasadas, descompressão da tabela de correções, e criação de mais três gratificações, Fábio Gondim destaca outros dois projetos de lei que também seguem para aprovação na Assembleia Legislativa. “São relativos aos funcionários de escolas. Um, criando a categoria de Apoio à Educação, agora, com tabela remuneratória própria. E outro, criando as gratificações para os servidores de apoio que já estão trabalhando na Educação e fizeram os cursos da Área 21 do MEC. Esses servidores também vão ter uma gratificação específica nos termos do que preconiza o Ministério da Educação”.
Gondim tranquiliza a categoria dos professores, quanto ao encaminhamento e a aprovação do projeto de lei do Estatuto na Assembleia. “Não vejo nenhum motivo para o projeto não ser aprovado. Fica para nós uma sensação boa, de dever cumprido”, concluiu o secretário.

Fonte: Blog do Jorge Aragão
 

MP declara ilegal exoneração de servidores aprovados em concurso

Município tem prazo de 10 dias para recolocar servidores nos seus antigos locais de trabalho
 SÃO LUÍS - Em Bom Jardim (a 283 km de São Luís), a Justiça deferiu liminar, a pedido do Ministério Público, para declarar a ilegalidade de decreto da prefeita Lidiane Leite da Silva, assinado no dia 3 de janeiro de 2013, que tornou nulas as nomeações dos excedentes do concurso público homologado em novembro de 2011.
Datada do dia 23 de maio, a sentença da juíza Denise Pedrosa Torres, que está respondendo pela comarca, estabelece prazo de 10 dias para que o município cumpra a decisão, restabelecendo as nomeações realizadas e tornando válidos os respectivos termos de posse e exercício dos concursados.
A Prefeitura deverá, ainda, recolocar todos os nomeados em seus respectivos locais de trabalho anteriormente ocupados. Em caso de descumprimento da decisão judicial, o município pagará multa no valor de R$ 1 mil por dia, e a gestora será responsabilizada por ato improbidade administrativa.
Na justificativa do pedido de anulação do ato da prefeita, a promotora de justiça da comarca de Bom Jardim, Cristiane dos Santos Donatini, descartou os argumentos apresentados pelo município de que as nomeações teriam desrespeitado a Lei Eleitoral, no item que estabelece o período em que tal procedimento é vedado, e também a Lei de Responsabilidade Fiscal, porque tais atos causariam impactos financeiros acima do que é permitido pelo dispositivo legal.
A representante do Ministério Público demonstrou que a própria lei eleitoral permite a nomeação dos aprovados em concurso público homologado até o início do prazo que vai dos três meses anteriores à eleição até a posse dos eleitos. No caso em questão, o concurso foi homologado em novembro de 2011 e a eleição ocorreu em outubro de 2012. A nomeação dos excedentes pela gestão anterior foi efetuada em dezembro de 2012.
No que se refere à Lei de Responsabilidade Fiscal, a representante ministerial juntou aos autos a declaração do gestor, à época da aprovação da lei, que a criação de tais cargos teria adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual, além de revelar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro que aquela lei teria no exercício em que deveria entrar em vigor, estando em conformidade com a LRF.
Contratações irregulares
A alegação do Município de Bom Jardim de que suas finanças seriam prejudicadas, caso fosse obrigado a nomear todos aqueles excedentes, também foi rebatida. Foi demonstrada pelo MP a existência de contratações irregulares no âmbito da administração municipal, o que inclusive motivou o ajuizamento de uma Ação Civil Pública apenas questionando tais situações.
Segundo a promotora de justiça apurou em inquérito civil, os servidores em questão foram contratados, conforme seus próprios depoimentos prestados na Promotoria, apenas verbalmente. Eles ocupam cargos de motorista, vigias, agentes administrativos, professores, entre outros.
"Com a comprovação de que há servidores contratados pela Prefeitura de Bom Jardim, inclusive para ocupar cargo que deveria ser preenchido com os aprovados não classificados no concurso público de 2011 (excedentes), está demonstrado que há necessidade, para a prestação dos serviços públicos municipais a contento, da nomeação dos excedentes prejudicados pelo Decreto nº 03/2013", justificou a representante, do MP, para pedir a anulação do ato da prefeita de Bom Jardim.
Fonte: Imirante
 

Marcelo Filho inicia curso de arbitragem em Nova Olinda

Na noite desta terça-feira (28), foi iniciado o curso para árbitros, assistentes e professores de educação física na sede da Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão.
O instrutor e ex-árbitro Marcelo Nunes Filho fará até a próxima quinta-feira (30) uma revisão das 17 regras em aulas teóricas e práticas. Cerca de 30 pessoas estão participando das atividades no sede da Câmara e no estádio municipal Mangueirão.
O trabalho com os árbitros e assistentes visa garantir uma melhor qualidade nas arbitragens das competições locais.

Edição: Cícero Ferraz


Governo e sindicato assinam acordo sobre Estatuto do Educador

Com a homologação do acordo, nesta quarta-feira (29), chega ao fim a greve dos professores no Maranhão.
 SÃO LUÍS - O governo do Estado e o sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) devem firmar um acordo judicial referente ao Estatuto do Educador. O documento será assinado nesta quarta-feira (29) e deve pôr fim à greve dos professores. No mesmo dia, será protocolado no Tribunal de Justiça e encaminhado à Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (3).
Veja a nota na íntegra
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informa que a governadora Roseana Sarney assinou, no fim da tarde desta terça-feira (28), a autorização para que seja homologado um acordo judicial relativo ao Estatuto do Educador.
Na manhã desta quarta-feira (29), o acordo será assinado pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel; pelo secretário de Gestão e Previdência, Fabio Godim; e por representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma). À tarde, o documento será protocolado no Tribunal de Justiça.
Na segunda-feira (3), o governo encaminhará o Projeto de Lei do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa do Maranhão.
As informações são da Secom do governo do Estado.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Everton Goiano não é mais o técnico do Sampaio Corrêa

SÃO LUÍS – Depois de 25 jogos, três eliminações e cinco meses no comando, o técnico Everton Goiano foi demitido, nesta segunda-feira (27), do cargo de treinador do Sampaio Corrêa. Everton não resistiu à perda do título do segundo turno do Campeonato Maranhense, no último domingo (26), após um empate em 2 a 2 contra o rival Maranhão Atlético.
Everton Goiano, de 48 anos, foi contratado pelo Sampaio no início da temporada para substituir Flávio Araújo, campeão maranhense e do Campeonato Brasileiro Série D pelo clube, que foi contratado pelo Remo (PA). Com boas passagens pelo Rio Branco (AC) e pelo Mixto (MT), Everton chegou com o objetivo de manter a boa fase vivida pelo Tricolor em 2012 e levar o Tricolor ao título estadual.
Entretanto, o novo técnico fracassou: mesmo com um aproveitamento de 65,3% em 25 jogos, o Sampaio não conseguiu chegar às finais do primeiro turno para o Bacabal, foi eliminado em casa pelo Campinense (PB) na primeira fase da Copa do Brasil e perdeu a decisão do returno para o Maranhão Atlético, que tirou as chances do clube de conquistar o tetracampeonato maranhense.
Novo treinador será ‘linha dura’, diz presidente
Com a demissão de Everton, o Sampaio agora corre contra o tempo para fechar com um novo comandante, já que o clube fará sua estreia no Campeonato Brasileiro Série C neste domingo (2), contra o Brasiliense, no estádio Castelão. O presidente Sérgio Frota, em entrevista ao site oficial do Sampaio, informou que já negocia com três treinadores e que o acerto deverá ser feito nesta terça-feira (28). “Vou trazer um treinador competente e disciplinador”, afirmou o mandatário tricolor.
O favorito da torcida é justamente o antecessor de Everton Goiano, Flávio Araújo, que foi demitido do Remo após fracassar na disputa do Campeonato Paraense e na missão de classificar o Leão para a Série D.
Fonte: Imirante
 

25 homens são resgatados de trabalho análogo à escravidão no Arraial da Lagoa

São Luis - Na tarde desta segunda-feira (27), uma operação do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio da Polícia Federal, resultou no resgate de 25 pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos. Os trabalhadores foram submetidos a condições análogas à de escravidão nas obras de construção das barracas do Arraial da Lagoa, no bairro do Renascença - área nobre de São Luís.

Dentre as irregularidades identificadas, destacam-se o não fornecimento de água potável para beber e de equipamentos de proteção individual (EPI´s) aos trabalhadores; alojamentos em péssimas condições; instalações sanitárias improvisadas; desrespeito às normas de higiene, saúde e segurança do trabalho e ausência de vestiário.

Nenhum funcionário possuía a carteira de trabalho assinada. Muitos deles dormiam nas barracas de palha do arraial e estavam expostos a intempéries e sem qualquer segurança. A maioria dos trabalhadores veio da cidade de Penalva - localizada a 254 km da capital maranhense.

Diante do cenário, a procuradora do Trabalho, Anya Gadelha, notificou todos os envolvidos no caso (Governo do Estado, empresa Carmel Construções, Administração da Lagoa da Jansen e São Luís Convention & Visitors Bureau). Os auditores fiscais do Trabalho, José Antonio Borba e Maria da Graça Everton, embargaram a obra, emitiram autos de infração e resgataram os trabalhadores.

Na quarta-feira (29), haverá uma audiência na sede do MPT-MA, às 10h, para que os trabalhadores resgatados recebam todas as verbas rescisórias e para que seja firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). "Caso não haja acordo, poderemos instaurar uma Ação Civil Pública", ressaltou a procuradora Anya Gadelha.

Fonte: O Imparcial
Edição: Cícero Ferraz 

Curso de arbitragem começa hoje em Nova Olinda do Maranhão

(Imagens da internet)

O instrutor da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marcelo Nunes Filho, iniciará às 19:00 horas o curso para árbitros, assistentes e professores de educação física de Nova Olinda do Maranhão e de outros municípios vizinhos. As aulas serão teóricas e práticas, realizadas no prédio da Câmara Municipal e no estádio municipal Mangueirão.
O Departamento Municipal de Esportes (DME), promove o curso visando uma melhor qualificação do quadro de árbitros e assistentes que vão trabalhar nas competições locais.
Não haverá cobranças de taxas de inscrições, os interessados em participar do curso devem comparecer à Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão, localizada na Rua das Neves, centro ou entrar em contato com Douglas Sousa Lima (98) 8844-2913 ou com Valber (98)8838-3928.

Edição: Cícero Ferraz

I Bacabal Open de Tênis, Nova Olinda vence em várias categorias

(Pódio da categoria Mirim, todos os atletas de Nova Olinda)

SÃO LUÍS - A primeira edição do Bacabal Open de Tênis divulgou nesta segunda-feira (27) a lista de seus vencedores. O evento inédito na cidade reuniu cerca de 102 tenistas, consolidando a cidade como o primeiro pólo mesatenista do Estado. O torneio foi dividido em dois módulos: a competição adulta e a competição escolar.
Na primeira, realizada no sábado (25), quatro categorias, todas no masculino, teve bons resultados. O destaque fica para a agremiação Pendragon, que foi campeão em todas as categorias do módulo adulto.
Já na competição escolar, que ocorreu no domingo (26), foram seis categorias, incluindo, dessa vez, o feminino. O destaque entre os escolares ficou com os mesatenistas de Nova Olinda do Maranhão, que faturou o campeonato em três categorias, duas no masculino e uma no feminino.
(Infantil Masculino)
Em mais uma competição os meninos e meninas do Projeto Inclusiva de Tênis de Mesa que é dirigida pelo Professor Marcelo Ferreiro obtiveram êxito com mais três vitórias. A próxima competição será a fase local dos jogos escolares de Nova Olinda do Maranhão programado para o mês de junho. Para o JEMs essa modalidade é a grande esperança de medalhas na fase regional e estadual. 
(Juvenil Feminino)
Confira a lista dos melhores colocados por competição e categoria:
Dia 25/maio/2013 – (Competição Adulta)
Categoria Adulto Masculino
Campeão - Luis Magno Ferreira (Pendragon)
Vice-campeão - Joelbert Ronald Cruz (Bacabal - MA)
3º lugar - Edilson Oliveira - Bacabal - MA
Categoria Sênior Masculino
Campeão - Vitor Augusto Alves (Pendragon)
Vice-campeão - Manoel Cabral Jorge (MAC/Pendragon)
3º lugar - Índerson Moraes de Melo (Pendragon)
Categoria Veteranos Masculino
Campeão - Pedro da Silva Araújo (Pendragon)
Vice-campeão - Jorge Luis Ferreira (Tupan/Pendragon)
3º lugar - Emídio Moraes da Costa (Bacabal - MA)
Categoria Rating – (Por Nível Técnico)
Campeão - Vitor Augusto Alves (Pendragon)
Vice-campeão – Luis Magno Ferreira (Pendragon)
3º lugar – Manoel Cabral Jorge (MAC/Pendragon)
Dia 26/maio/2013 – (Competição Escolar)
Categoria Mirim Masculino
Campeão – Luis Eduardo Santos (Nova Olinda - MA)
Vice-campeão – Wanderson Carvalho de Freitas (Nova Olinda - MA)
3º lugar – Francisco Guilherme Rodrigues – Nova Olinda - MA
Categoria Mirim Feminino
Campeã - Ana Beatriz Rosa Sousa (SESI/Bacabal - MA)
Vice-campeã – Yngrid Andrade Costa (SESI/Bacabal - MA)
3º lugar – Aigo Mireia Costa Sousa (Educator)
Categoria Infantil Masculino
Campeão – Eduardo Furtado Sousa (Nova Olinda - MA)
Vice-campeão – Gean Marques de Andrade (Nova Olinda - MA)
3º lugar - Gleydson Huan Lopes (Nova Olinda – MA)
Categoria Infantil Feminino
Campeã - Thalya Sousa Lima (BatistaI/Bacabal - MA)
Vice-campeã – Thais Sousa Lima (Batista/Bacabal - MA)
3º lugar – Eline Duarte Feitosa (Reis Magos/Bacabal - MA)
Categoria Juvenil Masculino
Campeão – Rodrigo Azevedo Pereira (Manoel Beckman/Pendragon)
Vice-campeão - Gustavo Rodrigues Cruz (Nova Olinda - MA)
3º lugar – Ariel Policarpo Lima (Manoel Beckman/Pendragon)
Categoria Juvenil Feminino
Campeã – Daniella da Silva Nunes (Nova Olinda - MA)
Vice-campeã – Anna Caroline Santos (Reis Magos/Bacabal - MA)
(Diretores, professores e os campeões)
 *Com informações da FMTM/ Imirante
*Fotos: Marcelo Ferreiro
Edição: Cícero Ferraz

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Maranhão Atlético é campeão do returno após empate contra Sampaio

Maranhão teve os dois gols marcados pelo atacante Casagrande, ainda no primeiro tempo. Célio Codó chegou a empatar para o Sampaio
São Luis - Maranhão é o campeão do segundo turno do Campeonato Maranhense. O título foi conquistado após o empate por 2 a 2, neste domingo, no Estádio Castelão. No primeiro jogo, o MAC venceu por 1 a 0, e levou a vantagem de jogar pelo empate para a segunda partida.
Os gols do Maranhão foram marcados por Casagrande, ainda no primeiro tempo. O Sampaio empatou no segundo tempo com dois gols de Célio Codó.

Com o resultado, o MAC está na decisão do campeonato e vai decidir o título contra o Imperatriz, que foi campeão do primeiro turno.
A mudança de estádio foi devido ao gramado do Nhozinho Santos que está fechado para reformas no gramado.
As decisões do Estadual estão definidas para os dias 5 e 12 de junho. O primeiro jogo será em Imperatriz e a final está marcada para São Luís.

jogo
 
O MAC começou melhor a partida tanto que foi o primeiro a fazer gol no jogo. Casagrande, aos dez minutos do primeiro tempo, foi o responsável por fazer o gol atleticano.
O atacante estava mesmo focado no jogo, tanto que aproveitou bem o melhor momento de seu time na partida e aos 39 minutos do primeiro tempo marcou o segundo do time.
O Sampaio teve que esperar o fim do primeiro tempo para traçar uma nova estratégia e voltou bem melhor no segundo tempo. Algumas alterações foram feitas, entre elas a entrada de Célio Codó no lugar de Tiago Cavalcanti.
Pimentinha jogou muito no segundo tempo. Habilidoso, deixou companheiros em boa situação de gol e ainda sofreu pênalti. Célio Codó fez, de pênalti, aos dez minutos do segundo tempo.
O Tricolor cresceu bastante na partida e o empate chegou, com a mesma dupla. Pimentinha fez boa jogada e Codó marcou aos 21 minutos.
O Sampaio precisava de mais um gol para vencer e ser o campeão, mas o MAC segurou o placar até o fim do jogo. O árbitro anunciou quatro minutos de acréscimo, mas terminou o jogo aos 48 minutos.
Paulo Sérgio (Sampaio) e Hiltinho (MAC) ainda foram expulsos após iniciarem uma briga.

Fonte: G1 Maranhão
 
 

Futebol Regional: Resultados do final de semana

No futebol da região do Alto Turi neste final de semana foram realizados os jogos das semifinais da Copa da BR 316, a final da Copa Regional de Veteranos e o amistoso em preparação para a Taça Cidade 2013.

Amistoso

A equipe do NOEC fez seu primeiro jogo do ano neste sábado contra a equipe do Santa Inês Sub 19. A equipe do NOEC que estréia dia 02 de junho na Taça Cidade contra o Juventus, ficou no empate em 1 x 1 contra a locomotiva do vale.

NOEC 1 x 1 Santa Inês

Semifinal da Copa da BR 316

O Guarany de Junco do Maranhão é o segundo finalista da Copa da BR 316, venceu neste último sábado (25) por 4 x 0 a equipe do Flamengo de Maracaçumé.

Final da Copa da BR 

01.06.2013
Governador Nunes Freira
MAC  x Guarany do Junco

Final da Copa Regional de Veteranos

A equipe da Caxiense de Santa Inês sagrou-se campeã da Copa Regional de Veteranos 2013. A equipe local goleou por 4 x 1 a equipe de Araguanã neste domingo (26) pela manhã no campo do Barradiço. Com melhor elenco a Caxiense não deu chances para Araguanã.

Caxiense 4 x 1 Araguanã

Curso de Arbitragem

Começa amanhã terça-feira (28), o curso para árbitros, assistentes e professores de educação física em Nova Olinda do Maranhão. O curso será ministrado pelo instrutor da FMF/CBF Marcelo Filho. As aulas teóricas serão realizadas na Câmara Municipal e aulas práticas no estádio Mangueirão.

Edição: Cícero Ferraz

Inscrições para o Enem terminam nesta segunda-feira

A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões.

BRASÍLIA - Terminam nesta segunda-feira (27), às 23h59, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição e ainda não pagaram têm até quarta-feira (29) para fazê-lo. A inscrição só será confirmada após o pagamento. Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões se inscreveram até esta sexta-feira (24). A expectativa é que o número de candidatos ultrapasse 6 milhões.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.
O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo endereço site dohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.
Após a confirmação da inscrição - com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção -, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.
O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Imirante