terça-feira, 7 de maio de 2013

Conferências intermunicipais discutem investimentos em educação

 Parte dos recursos do petróleo dos royalties do pré-sal deve ser destinada ao fortalecimento da educação, como pretende a presidente Dilma Rousseff, defendeu, nesta segunda-feira (6), o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, ao abrir mais uma rodada das Conferências Intermunicipais de Educação (Comae) nos municípios de Zé Doca e Governador Nunes Freire. A conferência é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da secretaria-adjunta de Gestão Institucional (Sagi), e o Fórum Estadual de Educação.

Em Zé Doca ele anunciou que a governadora Roseana Sarney obteve a liberação de recursos, junto ao BNDES, para obras de reforma e aquisição do novo acervo de 102 bibliotecas dos Faróis da Educação e a construção novas escolas, acrescentando que o município de Araguanã será um dos contemplados com um prédio de uma escola da rede estadual de ensino.

Falando para mais de 300 pessoas que lotaram o auditório do Centro de Ensino Nelson Pereira de Carvalho, em Zé Doca, o secretário de Educação ressaltou que para elevar os indicadores educacionais, é necessário que a sociedade participe. “A educação não é apenas um dever do Estado, mas um compromisso de todos”, disse.

Segundo ele, os sete eixos discutidos nas conferências integraram o planejamento da Seduc, que tem quatro objetivos que necessitam de diversas ações para serem concretizados. Entre as quais, melhorar o nível de aprendizado no Maranhão, que exige a formação continuada do professor, a melhoria estrutural das escolas e do transporte; universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e combater o analfabetismo.

“Erradicar o analfabetismo é uma das prioridades do governo”, disse, convocando os representantes dos municípios de Zé Doca, Governador Newton Belo, Araguanã, Nova Olinda, Santa Luzia e Presidente Médici a se engajarem nesta luta.

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, explicou que a etapa intermunicipal de Zé Doca e Governador Nunes Freire integra os preparativos da conferêencia estadual, que será realizada em agosto, em São Luís, e faz parte da programação da Convenção Nacional de Educação, prevista para fevereiro do próximo ano.

Ele disse, ainda, que as conferências integram o planejamento estratégico da Seduc, elaborado por orientação da governadora Roseana Sarney, a partir da conclusão do diagnóstico feito pelo Pnud/Mec para promover a melhoria dos indicadores educacionais do maranhense.

Ao saudar a comitiva educacional, o prefeito de Zé Doca, Alberto Carvalho Gomes, reforçou a importância da parceria entre a Seduc e os 18 prefeitos dos municípios da regional, ofertando ensino de qualidade para que eles possam realizar o sonho que só pode ser concretizado através do conhecimento e do saber.

A gestora regional da Seduc de Zé Doca, Filomena de Ribamar Morais, avaliou que os dois dias de conferência serão proveitosos e conclamou os presentes a apresentarem sugestões de forma participativa para fazer o melhor pelo sistema educacional da região.

Governador Nunes Freire

Ao participar da solenidade de abertura da Conferência Intermunicipal de Educação de Governador Nunes Freire, na tarde desta segunda-feira (6), o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, conclamou os prefeitos e secretários de educação para que participem do Plano de Ações Articuladas (PAR), promovido pelo Governo federal.

Falando para cerca de 300 participantes, o secretário destacou a importância do PAR nos municípios e informou que a governadora Roseana Sarney irá solicitar junto à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a liberação de recursos para a educação maranhense junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para aplicação em obras estruturantes do sistema e desenvolvimento de programas educacionais.

Combate ao analfabetismo

Em discursos para os gestores e representantes dos diversos segmentos sociais dos municípios de Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Centro do Guilherme, Maranhãozinho e Centro Novo do Maranhão, Pedro Fernandes detalhou o convênio firmado entre o Governo do Estado e o Movimento de Educação de Base (MEB), coordenado pela Igreja Católica, para combater o analfabetismo em 165 municípios.

“O combate e a erradicação do analfabetismo no Maranhão é uma prioridade do Governo do Estado e uma das metas da Seduc”, afirmou Pedro Fernandes convidando a sociedade, os movimentos evangélicos e todas as organizações a participarem desta luta.

Fonte: www.educacao.ma.gov.br
Edição: Cícero Ferraz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário