terça-feira, 7 de maio de 2013

Reunião no Maranhão termina com polêmica sobre oito times em 2014

Federação recebeu na noite desta segunda-feira os clubes da séries A e B,mas pouca coisa ficou decidida, pois a redução na Série A gerou discussão
Propostas e discussões sobre os próximos três campeonatos da Federação Maranhense de Futebol (FMF), incluindo a Série A do Estadual de 2014. No entanto, pouco ficou decidido depois que uma polêmica tomou conta da reunião. A sala do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) foi que serviu para o encontro dos representantes de clubes e dirigentes da FMF, na noite desta segunda-feira.

A ideia do presidente da FMF, Antônio Américo, compartilhada pelo presidente do Sampaio, Sérgio Frota, é de diminuir o número de times do Campeonato Maranhense de dez para oito times com a justificativa de diminuir despesas dos clubes.
Por outro lado, o diretor de Competições, Antônio Henrique de Moraes Rego, sugeriu um campeonato com dez times, mas com fórmula de disputa dividindo os times em dois grupos, o que elimina pouco mais de 30 jogos em relação à fórmula adota este ano. O diretor de futebol do Moto, Waldemir Rosa ‘Dadá’, defendeu a ideia do diretor.
Com dez times na Série A de 2014, três sobem da Série B deste ano. Contudo, com oito times a Série B fica com apenas uma vaga e isso não agradou aos times que estão na seletiva e na Série B.
Após a discussão, a FMF achou por bem marcar outra reunião. Se só times da Série A ou todos, incluindo a Série B, vão votar, também vai ser decidido pela federação.
Série B está marcada para começar no dia 4 de agosto e terminar em setembro. A seletiva, que classifica dois times para esta Série B, deve começar em junho e terminar em julho.
- Temos o Campeonato Brasileiro nas Séries C e D, aos domingos, com a participação de Sampaio e Maranhão. Então estamos estudando as datas ainda para conciliar os interesses da FMF e da CBF – disse o diretor de Competições, Antônio Henrique de Moraes Rego.
Fórmula de disputa
Antes da interrupção da reunião, a FMF ainda fez proposta para a Segundinha. Sobre a seletiva da Série B seria em turno único com jogos de ida e volta. Os dois melhores terão vaga assegurada na Série B.
Na divisão de acesso, os seis times serão divididos em dois grupos. São Três em cada chave, que vão jogar só em ida e os dois melhores passam para a segunda fase. Nesta, um grupo único com quatro times terá jogos em ida e volta e os três melhores serão os times garantidos na Primeira Divisão.
Estão na seletiva de acesso à Série B cinco times: Timonense, Araioses, Itapecuruense, Santa Inês e Babaçu. Na fase que é considerada a competição propriamente dita já estão Moto Club, JV Lideral, Expressinho e Sabiá. Dois da seletiva vão subir e fazer um campeonato com seis times.
Contudo para que todos estes times sejam confirmados, a FMF aguarda a regularização da situação de todos.
- Todas as equipes estão com pendências. Por isso, não garantimos que vamos ter seis times na Série B ou até mesmo cinco na seletiva. Se for preciso mudar a fórmula de disputa, nós vamos mudar – disse o diretor de Competições.
Alguns clubes foram notificados logo após a reunião e tem agora dez dias para começarem atualizarem suas situações.
Série A de 2014
A FMF sugeriu também o início da Série A do Campeonato Maranhense para o dia 13 de janeiro e a conclusão no dia 1º de maio. A fórmula de disputa também divide os times em dois grupos e classifica quatro equipes para a semifinal. No segundo turno, os times jogariam contra os adversários do grupo oposto.
Sobre a seletiva do segundo semestre, que vale uma vaga para a Copa do Brasil, nada chegou a ser discutido. Contudo, a FMF sugeriu para o campeonato começar no dia 29 de setembro e terminar em 24 de novembro
Fonte: Imirante Esportes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário