sábado, 31 de outubro de 2015

Manifestantes incendeiam delegacia de Igarapé do Meio

Desde as 10h deste sábado dezenas de manifestantes interditaram a BR-222, próximo a cidade de Igarapé do Meio em pelo menos quatro pontos.
A revolta dos populares foi mediante um cumprimento de ordem de reintegração de posse ainda na tarde de ontem. De acordo com os manifestantes a policia militar teria excedido no uso da força e várias pessoas acabaram sendo detidas.
Inconformados com a ação da polícia militar a população tocou fogo em galhos de árvores bloqueando a rodovia. Agora, por volta das 14h incendiaram a delegacia do município.
Os manifestantes depredaram também a Câmara de Vereadores e se concentram agora na porta da prefeitura municipal e deram o prazo máximo até as 15h para invadir a casa do prefeito Raimundinho caso as pessoas detidas não forem soltas.
Blog do Luís Cardoso.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MA é 2º em ranking de casamentos na infância e na adolescência

O Maranhão é o 2º Estado em maior número de casamentos na infância e na adolescência, de acordo com pesquisa feita pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) Plan Brasil Internacional e Instituto Promundo, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Os números referem-se a casamentos entre crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. O estado maranhese possui 83.584 uniões do tipo, atrás apenas do Pará, com 99.482. O Brasil é o quarto país do ranking, atrás apenas da Índia (1º), Bangladesh (2º) e Nigéria (3º).
O local escolhido para a pesquisa em São Luís foi a Área Itaqui-Bacanga, considerada uma das mais populosas da capital maranhense.O estudo durou quatro meses e, além dos números, revelam um perfil social que parece invisível.
"No Brasil, o fenômeno é mais ligado na adolescência mesmo. Então, meninas com menos de 18 anos. Pra nós, é importante não fechar os olhos. Esse fenômeno existe e, para nós, a coisa mais importante, é que exista informação e formação sobre isso, sobretudo para as meninas poderem entender que existem outros caminhos na vida. De repente, uma opção diferente do casamento que pode ser continuar os estudos, pensar um futuro, uma autonomia, uma realização de pessoas", disse o diretor de Programas da Pan, Luca Sinesi.
Fuga
O que leva meninas tão jovens a casar tão cedo? As ONGs acreditam que os motivos sejam fuga da pobreza, expectativa de liberdade, falta de qualidade na educação, busca de liberdade sexual e até uma gravidez indesejada.

Diante de fatores como esses o casamento surge como único caminho a seguir. E assim elas vão pulando etapas da vida, viram esposas, donas de casa, mães. A adolescência fica perdida no tempo, irrecuperável.
"Essas normas que fazem com que as meninas pensem que casar e ser mãe são o principal objetivo de vida precisam ser questionadas, pra que essas meninas entendam que a escola, que a profissão, que outros caminhos são fundamentais pra vida dela também. É muito importantes questionar as normas de masculinidade. Por que que esses homens estão escolhendo casar com meninas mais novas? Por que que esses homens olham o corpo de uma menina jovem como o corpo ideal, o corpo desejável? Porque isso dá status, porque isso faz com que eles se sintam mais poderosos, porque eles querem ter o controle sobre uma pessoa sem autonomia", diz a integrante do Instituto Promundo, Letícia Serafim.
A dona de casa Lohana Vilar, de 19 anos, conta que casou a primeira vez aos 16 e hoje tem duas filhas pequenas. "Quando eu casei a primeira vez eu tinha 16 anos. Eu que tinha que lavar, eu que tinha que cozinhar, então não tinha minha mãe, não tinha minha avó pra fazer aquilo por mim, quem tinha que fazer era eu. Depois veio a filha e aí interferiu na minha faculdade, interferiu em um emprego porque eu não podia deixar ela, uma bebezinha de colo, pra ir estudar, ir trabalhar", conta.
É com um olhar no passado que Lohana começa a entender não só o que não viveu, mas também os sonhos que ainda pode construir. "O sonho continua. Continua assim, porque eu tenho eles [os filhos], então eu tenho que dar um futuro melhor pra eles. Apesar de eu ter me adiantado com muita coisa, então eu não quero que eles sofram as consequências do que eu fiz no ontem. Tenho que pensar no meu futuro e no futuro deles também", acredita.
G1 Maranhão

Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro.
Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.
Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira(28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016.
A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014. 

Agência Brasil

Governo aumenta taxa de juros máxima de crédito consignado de aposentados

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social vão pagar mais caro por empréstimos consignados. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nessa quinta-feira (29), as novas taxas limites de crédito consignado. Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34%. Para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sai de 3,06% para 3,36%. A mudança passará a valer somente com a publicação no Diário Oficial da União, nos próximos dias.
Segundo o Ministério da Previdência Social, desde maio passado, o conselho já debatia o aumento dos juros. As instituições financeiras pleiteavam taxa limite de 2,48% para o empréstimo pessoal e 3,49% para a modalidade cartão de crédito, mas segundo o ministério, essa proposta não foi aceita.
No último dia 22, o Diário Oficial da União publicou a lei que amplia o limite de renda que pode ser comprometido com crédito consignado, descontado em folha de pagamento. O limite passou de 30% para 35%. O percentual adicional de 5% só pode ser destinado para pagar dívidas de cartão de crédito ou para saque por meio de cartão.

Agência Brasil

Justiça afasta prefeito Rochinha, de Balsas

O afastamento será por um período de 90 dias, em virtude de o gestor não ter cumprido a decisão judicial da Ação Civil Pública que visa à conservação da Aérea de Preservação Permanente do Rio Balsas (APP).
A decisão, também, determina que Ministério Público do Maranhão (MP-MA) investigue um possível caso de Improbidade Administrativa.
De acordo com a Justiça de Balsas, o prefeito Luiz Rocha Filho não pode realizar nenhuma atividade do cargo durante o afastamento. Em caso de desobediência no período ele será multado em R$ 5.000,00.
Com o afastamento, o presidente da Câmara de Vereadores deve dá posse ao vice-prefeito. A medida visa evitar que a cidade não fique sem gestor municipal.
A Vara da Justiça de Balsas, também, destacou que o prefeito pode recorrer a decisão.
Fonte: Jornal Pequeno

Dr. Elson Ramos é o novo delegado regional de Zé Doca

Do Blog do Maycon Alves
Está confirmado. Dr. Elson Ramos do Nascimento é o novo delegado regional de Zé Doca. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 29, pelo próprio delegado após conversa com o titular do blog.
De acordo com as informações, o novo delegado regional se apresentará na terça-feira, 3 de novembro, na 8ª Delegacia Regional de Zé Doca, onde também já atuou como investigador, antes de ser nomeado a delegado em 2014.
Vale ainda lembrar que Elson Ramos, que é natural de Governador Nunes Freire, também atuou como delegado titular da delegacia de Godofredo Viana alguns meses, antes ser transferido para comandar a regional de Barra do Corda em fevereiro deste ano.
Apesar do curto período que passou na regional de Barra do Corda, Dr. Elson Ramos, é elogiado pela população daquela cidade e também pelos municípios de Grajaú, Arame, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão e Formosa da Serra Negra que compõe a regional, por desbaratar quadrilhas de roubos de veículos e combate os crimes de pistolagem na região.
Elson Ramos substituirá o delegado Henrique Mesquita que foi transferido para comandar a regional de Rosário, após ter realizado um excelente trabalho a frente da regional de Zé Doca.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

“Temos que buscar um controle da imprensa”, sugere prefeito em São Luís

O prefeito de Buriti Bravo, Cid Costa (PTB), partiu para cima da imprensa, hoje (29), ao discursar durante a abertura da I Marcha Municipalista do Maranhão, evento realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em São Luís.
No seu pronunciamento, o gestor disse que repórteres, “muitas vezes”, protegem-se com um discurso de volta da censura para atacar políticos e sugeriu que se controle a atividade jornalística.
“Nós temos que buscar um controle da imprensa, para que ela possa agir com mais responsabilidade e justiça para com todos nós, principalmente nós prefeitos, que deixamos as nossas vidas para cuidar dos nosso municípios”, disse o abnegado prefeito.
Para ele, é ao citar censura para se proteger desse controle que jornalistas e blogueiros promovem injustiças contras personalidades públicas.
“Muitas vezes, a maioria desses repórteres, inclusive de rede nacional, ficam se escondendo por trás de uma manta (sic) da volta da censura, para estar travando (sic) notícias que denegrem (sic) a imagem sem a mínima responsabilidade de um cidadão que passa sua vida pautada na justiça e na responsabilidade”, comentou.
Não foi bem isso
Em contato com o Blog do Gilberto Léda, Cid Costa jurou que não defendeu a volta da censura e que estava se referindo apenas “à parte da imprensa que age com irresponsabilidade”.
Ele reafirmou a necessidade de controle, “nesses casos”, mas se negou a citar os nomes dos jornalistas ou blogueiros a quem acusa de denegrir a sua imagem ou a de outros políticos maranhenses.
“Não quero gerar polêmica”, justificou-se.
Fonte: Blog do Gilberto Lêda.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Governo do Maranhão lança o programa "Mais Bolsa Escola"

 O governador Flávio Dino apresentou, nesta segunda-feira (26), no auditório da Fiema, em São Luís, o Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) para integrantes da Rede de Educação da Região Metropolitana de São Luís. O programa será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e atenderá a 1 milhão de crianças e jovens do estado.
A solenidade foi direcionada aos professores e gestores de escolas das redes estadual e municipal, representantes das Unidades Regionais de Educação (URE) do Maranhão e de instituições e órgãos ligados à área educacional.
O objetivo é ampliar a divulgação do programa, a fim de que a comunidade escolar participe da execução do Bolsa Escola, levando conhecimento e informações aos beneficiários.
Durante o evento, governador Flávio Dino afirmou que o Bolsa Escola representará um benefício inovador e que vai cumprir com o compromisso do Governo do Estado em garantir mais dignidade para a população que ainda vive na extrema pobreza.
“Nós acreditamos que o benefício concedido pelo Bolsa Escola vai melhorar as condições dos alunos ao frequentar a sala de aula e, por isso, influenciar positivamente na qualidade do processo de aprendizagem, possibilitando o progresso dos indicadores educacionais do nosso estado”, enfatizou o governador.

Programa

O Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) vai funcionar como um complemento de renda para as famílias maranhenses, a partir da transferência direta do valor de R$ 46,00 por filho, na idade entre 04 e 17 anos, desde que estejam regularmente matriculados em escolas públicas, inscritas no Cadastro Único e tenham renda mensal por pessoa da família de até R$ 154,00.
O repasse acontecerá no mês de janeiro, a partir de 2016, por meio de um cartão do tipo débito, que será aceito em estabelecimentos comerciais cadastrados para participarem do Programa Bolsa Escola. Ao todo, serão R$ 72 milhões de reais investidos anualmente pelo Governo do Maranhão.
O secretário de estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, responsável por gerir a execução do Bolsa Escola, afirmou que o programa trará benefícios para as famílias maranhenses que mais precisam e influenciará na economia de todo o estado.
“O Bolsa Escola tem dois eixos fundamentais. O primeiro é responsável por resgatar a dignidade das nossas crianças e jovens, devolvendo alegria e ânimo para frequentarem a escola e contribuindo para a redução do abandono e da evasão escolar. E, o segundo, é o eixo econômico, já que por meio do programa, cerca de R$ 60 milhões circularão nos comércios maranhenses, inclusive nos pequenos negócios”, destacou Neto Evangelista.
Todos os empreendimentos comerciais interessados em se credenciar para comercializarem os produtos do Programa Bolsa Escola devem acessar o endereço eletrônico www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br e preencher o formulário de credenciamento.
Para fazer o credenciamento presencialmente, o interessado deve procurar a sede da Sedes (Rua do Giz, nº 214, Centro Histórico, em São Luís). Para participar, o estabelecimento deve estar localizado em municípios maranhenses, possuir documentação fiscal e jurídica em conformidade com a legislação estadual, ter capacidade de atendimento da demanda provável e disponibilizar de máquinas de cartão de débito. Além disso, a empresa deve facilitar o acesso às informações solicitadas pela equipe gestora do programa e ter, no mínimo, um ano de funcionamento.
O secretário municipal de Educação de São Luís e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MA), Geraldo Castro, destacou a influência do programa na educação dos maranhenses. “O Bolsa Escola trabalha três composições essenciais para o desenvolvimento do Maranhão: é um instrumento concreto de resolução de problemas utilizando a política pública da educação; fomentará a economia; e possibilitará a fiscalização real da compra local e direta e realizará o sonho antigo de crianças e adolescentes de baixa renda, que é ter o seu próprio material escolar. Um avanço para o nosso Estado”.
Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; o vice-presidente da Federação das Industrias do Estado do Maranhão (Fiema), Claudio Azevedo; a coordenadora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Maranhão, Eliana Almeida; os secretários de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim e de Trabalho, Julião Amim; além de vereadores, gestores e representantes das Unidades Regionais de Educação (URE).

Caravana

A cerimônia de apresentação do Bolsa Escola marcou o lançamento da Caravana Bolsa Escola, uma iniciativa de ampla divulgação do inovador programa do Governo do Estado e que irá passar por todas as 18 Unidades Regionais de Educação (URE) até o dia 17 de novembro.
A Caravana vai mobilizar os gestores e as comunidades escolares, além de profissionais da assistência social e da saúde, que lidam com a população maranhense, nas zonas urbana e rural, para contribuir com o repasse de informações sobre o programa estadual. Esta semana, os municípios de Pinheiro, Arari, Zé Doca, Pindaré-Mirim, São João dos Patos e Balsas receberão o secretário Neto Evangelista, e as equipes técnicas.
Neto Evangelista alertou que, no contexto de divulgação e execução do Programa, o apoio dos profissionais dos municípios é fundamental para que os beneficiários conheçam seus direitos e contribuam ativamente para o seu correto funcionamento. “Os gestores e técnicos dos municípios, que estão em contato direto com as crianças e jovens beneficiadas, têm o papel essencial de nos ajudar na ampla divulgação do programa e, sobretudo, na fiscalização para que o recurso seja aplicado corretamente”, frisou.

Fonte: www.ma.gov.br


Enem 2015: gabarito oficial


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)

G1 Maranhão

Promotoria realiza atendimento amanhã em Nova Olinda do Maranhão

Nesta quinta-feira (29), a Promotoria de Santa Luzia do Paruá (Ministério Público) em mais uma ação de descentralização dos atendimentos ao público, fará novamente atendimentos na cidade de Nova Olinda do Maranhão das 08:00 às 16:00 horas no prédio da Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão.
O promotor Dr. Hagamenon de Jesus Azevedo e sua equipe farão atendimentos ao público de Nova Olinda do Maranhão. Dr. Hagamenon de Jesus Azevedo vem realizando atendimento na sede da promotoria e também nos municípios de Santa Luzia do Paruá e Presidente Médici. A ação visa garantir maior acesso dos cidadãos ao Ministério Público.

Atendimento ao público

Data: 29.10.2015
Horário: 08:00 às 16:00 horas
Local: Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão

Deputado Josimar de Maranhãozinho esclarece tudo sobre incidente em avião

(Imagem de arquivo)

O deputado estadual Josimar de Maranhãozinho se pronunciou no início da noite de hoje, após um incidente ocorrido com ele e a esposa, Detinha, prefeita do município de Centro do Guilherme.
O casal sofreu um grande susto nesta terça-feira (27) quando decolou numa aeronave de Zé Doca com destino à São Luís. O piloto do avião enfrentou problemas após o trem de pouso quebrar por conta de um choque com um animal na pista.
Mesmo com a dificuldade no freio e aeronave saindo da pista, o piloto conseguiu decolar sem que houvesse maiores prejuízos ou alguém ficasse ferido. Por sorte e experiência do piloto, tudo não passou de um grande susto e todos passam bem.
O deputado agradeceu a todos os maranhenses pela preocupação e esclareceu sobre o incidente.
Fonte: Blog do Maycon Alves

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bancários encerram greve e retornam ao trabalho no Maranhão

 Após 21 dias, o Sindicato dos Bancários do Maranhão decidiu pelo fim parcial da greve da categoria que fechou quase 85% das agências em todo o estado. No Maranhão, ao todo são 5,1 mil bancários e 360 agências. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (26), após assembleia realizada na sede do sindicato no Centro de São Luís.

Apenas as agências do Banco do Nordeste e Banco da Amazônia continuam em greve no estado. Uma nova assembleia foi marcada para definir o futuro da greve destes bancos. Os demais bancos devem voltar a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (27).
“Nós decidimos rejeitar as propostas que foram apresentadas pelos bancos, por se tratar de propostas insatisfatórias e que não avançam em uma série de itens. No entanto, diante do quadro nacional de assembleias, que ocorreu em todo o país nesta segunda-feira (26), onde a maioria decidiu pelo retorno ao trabalho, a categoria aqui no Maranhão decidiu fazer o mesmo nos bancos privados, Caixa e Banco do Brasil”, afirmou o presidente do sindicato no Maranhão Eloy Natan.

A maioria da categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Negociações
Os bancários deflagraram a greve no último dia 6 de outubro. A categoria reivindica reajuste salarial de 16% com piso de R$ 3.299,66. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a apresentar uma proposta de reajuste de 5,5%, com piso de R$ 1.321,26 a R$ 2.560,23, mas foi rejeitada pela categoria nas assembleias durante a primeira semana.

Outras propostas chegaram a ser feitas. A última ocorreu nesta sexta-feira (23), quando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

G1 Maranhão

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Centro do Totô e Quadra Betel farão final da Copa Rural de Araguanã

(Equipe do Centro do Totô)

As equipes do Centro do Totô e Quadra Betel garantiram vagas na grande final da Copa Rural de Araguanã 2015.
Nas partidas de volta das semifinais da Copa Rural de Araguanã realizadas neste final de semana as equipes do Centro do Totô e Quadra Betel passaram para a final da competição. As equipes do Centro do Totô e Quadra Jericó empataram 0 x 0 no sábado (24) e no domingo (25) a Quadra Betel ficou também no 0 x 0 contra a equipe do Núcleo CC.
(Quadra Betel)

A final será realizada no próximo sábado (31) no campo da Quadra Boa Esperança. A competição tem a organização do professor Welio e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Prefeitura de Araguanã.

Fonte: Wagner Lima

MAC vence, é campeão e garante a volta ao Campeonato Maranhense

Após uma temporada longe da elite do futebol maranhense, o MAC está de volta à Primeira Divisão do Estado. Com o triunfo por 2 a 0 diante do Marília na tarde deste domingo, a equipe atleticana precisou de pouco tempo para garantir o título da Segundinha.
Apesar da vantagem construída após a vitória por 2 a 0 fora de casa, em apenas 20 minutos de jogo, Elton e Curuca marcaram os gols para garantir a conquista atleticana. Com o vice-campeonato, o Marília permanece na Série B do Maranhense e voltará a tentar o acesso em 2016.

O jogo

Logo nos primeiros minutos do jogo, Junior Chicão teve boa chance, mas mandou pela linha de fundo. O MAC respondeu em um contra-ataque aos 13 minutos, que terminou e Elton abriu o placar para a equipe atleticana. Com alta intensidade, aos 18 minutos foi a vez de Curuca aproveitar o rebote e marcar o segundo para o time atleticano.
Com o 2 a 0 no placar, o MAC passou a administrar a partida, apesar do pouco tempo. Além da desvantagem no marcador, a equipe de Imperatriz ainda perdeu o volante Otávio expulso, após receber o segundo cartão amarelo.
Logo no início do segundo tempo, o MAC também ficou com um a menos, após a expulsão direta do atacante Paulo César. O Marília até tentou pressionar, mas Junior Chicão não acertou as finalizações, facilitando a vida para o goleiro Pablo.
Somente após os 30 minutos, o MAC voltou a mostrar força ofensiva. Buscando ataques, principalmente pela direita, o time atleticano tentava ampliar, mas mesmo sem conseguir, foi o suficiente para assegurar o retorno à elite do futebol maranhense. 

G1 Maranhão

Rapidinhas da política local

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Os vereadores de Nova Olinda do Maranhão foram convocados para uma sessão extraordinária para a manhã desta segunda-feira (26). Os parlamentares apreciarão o projeto do executivo que criará a escola de música de Nova Olinda do Maranhão.

ELEIÇÕES 2016

No último sábado (24), a senhora Iracy Mendonça Weba, esposa do Deputado Estadual Hemetério Weba (PV) comemorou aniversário, reunindo amigos e lideranças políticas de Nova Olinda e do estado do Maranhão. Estiveram presentes os deputados Sarney Filho, Adriano Sarney e André Fufuca. 
Iracy Weba afirmou durante as comemorações sua pré-candidatura ao poder executivo municipal nas eleições de 2016.


ELEIÇÕES NO PT DE NOVA OLINDA

Neste domingo (25) foi realizada a eleição do Diretório Municipal e Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Nova Olinda do Maranhão.
A eleição ocorreu na sede da Câmara Municipal durante todo o domingo. A sigla em Nova Olinda do Maranhão conta com os vereadores Belimário Cabral e Herbeth dos Santos (Betinho).





Vereadores de Nova Olinda do Maranhão terão audiência com o secretário estadual de segurança nos próximos dias

(Imagem de arquivo)

O presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda do Maranhão, vereador José Alberto Lopes Sousa (Zé Alberto) do PMDB, esteve na última sexta-feira (23) na Secretaria Estadual de Segurança, onde fez o requerimento para uma audiência coletiva entre os vereadores de Nova Olinda do Maranhão e secretário da pasta Jeferson Portela nos próximos dias.
O presidente da Câmara disse a nossa reportagem que o encontro ocorrerá nos próximos e que sua intenção e levar os onze (11) membros do legislativo municipal.
"Essa onda de assaltos e outros tipos de crimes nos preocupa muito, pois nossa cidade não pode aceitar passivamente o crescimento de alguns crimes" disse o presidente da Câmara Municipal.
Os vereadores de Nova Olinda do Maranhão farão os seguintes pedidos:

- Instalação da Delegacia da Polícia Civil e lotação de um delegado.
- Aumento no efetivo da Polícia Militar.
- Viatura nova.

Vamos aguardar que o secretário de segurança possa nos garantir esses benefícios, pois o nosso município possui uma população de mais de 20 mil habitantes e ainda não tem uma delegacia. Contaremos com a sensibilidade do Dr. Jeferson Portela, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

domingo, 25 de outubro de 2015

ENEM 2015: Candidatos aprovam tema da redação e avaliam matemática como prova mais difícil

O "bicho-papão" da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano foi a matemática. A redação que, nesta edição, teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, agradou e tranquilizou o segundo dia de provas para grande parte dos candidatos.

Raquel Xavier, 20 anos, que quer cursar Turismo na Universidade de Brasília (UnB), disse que o dia de prova hoje foi “mais cansativo”, mas disse estar confiante no resultado e acha que será suficiente para ingressar na faculdade. “O que mais pegou foi matemática, mais do que a redação que teve um tema bem atual. Acho que vai dar para entrar”, disse.

“Matemática foi o mais complicado por questões de matérias mais antigas. Para quem terminou o ensino médio há mais tempo, como eu, isto complica. Mas fiz uma boa prova”, avaliou Renan Henrique de Souza Sena, 22 anos.

Com ar de decepção, Renata Bittencourt Ponte, 20 anos, acabou sendo vítima do nervosismo. Ela se dedicou às questões de matemática e perdeu a noção de tempo para as outras provas. “Perdi muito tempo na prova de matemática e, sem querer, não olhei para cima [cronômetro atualizado pelos fiscais de prova nas salas] para ver o tempo que ainda tinha. Como a moça falou que a gente já podia sair com a prova [tempo mínimo definido para os candidatos possam levar as questões para casa] minha impressão é que faltavam só duas horas para acabar. Acabei fazendo rápido e quando entreguei vi que ainda dava tempo de fazer com calma”, lamentou.

Renata está no segundo ano de curso preparatório para o vestibular e quer estudar Medicina. Segundo ela, as universidades que lideram sua lista são particulares e não seriam beneficiadas pelo Enem. Ainda assim, não esconde a frustração. “A sensação é que tive um semestre desperdiçado por causa de falta de atenção”, disse.

Enquanto muitos candidatos redobram a atenção para as notas do exame deste ano, Rafael Ferreira Martins, 16 anos, que ainda está cursando o segundo ano do ensino médio, fez o Enem apenas como um teste. E a sensação do estudante, que é campeão de robótica e pretende ingressar em uma faculdade de Astronomia, é que a prova ficou abaixo da expectativa. “Foi uma prova bastante tranquila, mas ineficiente para decidir se uma pessoa está ou não apta para entrar numa universidade. Não abrange os temas da sociedade brasileira no atual momento. É uma prova bastante superficial. A redação, sim. De uma forma super sisuda, ela apresentou um pouco do que a sociedade brasileira vem vivendo. Tirando a redação, a prova como um todo foi uma grande decepção”, avaliou
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a candidata Brenda Evangelista 22 anos, diz que citou um exemplo familiar na redação. Ela acredita que o tema escolhido pode ter efeito pedagógico para os estudantes. “Existem muitas pessoas ignorantes nesse assunto. E é bom ver o que está acontecendo hoje em dia para que o futuro melhore”.

O motorista de ônibus Albano de Viveiros, 53 anos, fez o Enem pela primeira vez e que cursar história, disse que a prova de matemática foi a mais complicada do dia.  “Chutei tudo o que podia”, confessou.
Já para a estudante Carolina Jonas, 18 anos, a maior dificuldade foi a prova de português. “Era muito texto, muito grande, tem uma hora que você não consegue mais ler, sua cabeça vai se confundindo toda. Não é difícil, a prova é cansativa”, ponderou.
Balanço
Neste domingo, segundo dia de provas do Enem, além da redação, os alunos tiveram cinco horas e meia para resolver 45 questões de linguagens e códigos e 45 de matemática. Os portões para entrar nos locais de prova fecharam às 13h, no horário de Brasília.
No caso da redação, para que tenham alguma chance, os candidatos precisam escrever mais de sete linhas e não fugir do tema proposto nem fazer brincadeira ou deboche com o tema. A estrutura deve ser dissertativo-argumentativa, com exposição de argumentos sobre o tema, em que serão analisadas consistência e coerência.
O Ministério da Educação estabelece cinco competências a serem analisadas e cada uma tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos. Para definir a nota da redação, são considerados critérios como domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fará um balanço dos dois dias do exame em entrevista coletiva às 19h. Ontem (24), Mercadante classificou o sábado como um dia “tranquilo” de prova. Segundo dados do MEC,  364 candidatos foram eliminados, sendo que 330 dos casos ocorreram em função de porte de equipamentos inadequados e 34 foram identificados com objetos proibidos pelos detectores de metal. A abstenção ficou em 25,31%, menor do que a registrado em 2014.

Caiu no Enem

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.
O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.
Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook  ou pelo Twitter.
O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Fonte: Agência Brasil

PM é assassinado em Barra do Corda

Um policial militar foi assassinado com um tiro no peito, na madrugada deste domingo (25), em Barra do Corda, no Maranhão.O crime ocorreu por volta das 3h.
O soldado, identificado como Dantas, pertencia ao 5° Batalhão da PM em Barra do Corda. Ele estava em uma festa com um amigo quando foi executado.
Informações de testemunhas dão conta de que o assassino atirou à queima roupa. Não houve qualquer discussão.
O amigo do policial também chegou a ser atingido no braço.Dois suspeitos foram presos. A polícia já investiga o crime.
Fonte: Blog do Gilberto Lêda

Atenção! Para preencher 1.230 vagas, Seduc - MA contrata organizadora de Concurso

Do Portal PCI Concursos.
No Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contrata empresa para realizar Concurso Público que prevê 1.230 vagas de Professor.
A empresa selecionada, a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento, da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), será responsável pela prestação de serviços técnicos especializados de organização e realização de concurso de provas e títulos.
Em janeiro deste ano, foi realizado Processo Seletivo com 959 vagas para docentes, com salários de R$ 725,50 a R$ 950,00.
Acesse o extrato do contrato disponível e nosso site com outras informações.
Clique no link abaixo e veja o resumo do contrato no Diário Oficial do Maranhão.

Sampaio Corrêa vence Paysandu em jogo decisivo na Série B

São Luís - Um jogo disputado do início ao fim com marcação forte de ambos os times e muitas chances de gol, mas apenas um jogador soube aproveitá-las. O Sampaio venceu o Paysandu, por 2 a 0, na noite deste sábado, no Castelão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Os gols foram de Jheimy. Um no primeiro tempo, aos 25 minutos, e o segundo aos 50 do segundo tempo.
Com o resultado, o Sampaio chegou aos 50 pontos com esperanças ainda de retornar ao G-4. O Paysandu ficou com os 49 pontos. O Bahia é o quarto colocado com 54 pontos.
O próximo jogo do Sampaio está marcado para o próximo sábado às 21h, contra o ABC, no Frasqueirão. O Paysandu enfrenta o CRB, no Mangueirão, às 17h30 também do próximo sábado. Os horários são alinhados com Brasília.
O jogo
A partida começou com domínio do Sampaio, mas Paysandu ia com perigo com jogadas explorando as laterais, principalmente à direita com Pikachu.
Aos 14 minutos melhor chance do início do jogo com Jheimy. Edgar deu passe, mas Emerson fez boa defesa na primeira tentativa do Sampaio.
Aos 23 minutos, Wellington Júnior recebeu a bola perto da pequena área e no chute forte o goleiro do Sampaio, Rodrigo, fez boa defesa.
Mas o primeiro gol do jogo foi do Sampaio, aos 25 minutos. Raí cobrou escanteio, Diones tentou de cabeça, Edgar não conseguiu dominar e a bola sobrou para Jheimy chutar forte e fazer o primeiro gol do confronto.
O segundo tempo começou com chute forte de Edgar e mais uma bela defesa de Emerson evitando o segundo gol do Sampaio.
No lance seguinte, Wellington quase faz o gol para o Paysandu em mais uma jogada de Pikachu. Damião conseguiu colocar a bola para fora.
Aos 12, Edgar perdeu mais uma chance para o Sampaio depois de jogada de Henrique e Nadson.
Aos 23 minutos mais uma jogada de Edgar. Ele avançou pela esquerda e cruzou para Henrique, que bateu na pequena área para Emerson defender com os pés.
A jogada mais clara de gol do Paysandu foi aos 36 minutos com Wellington, que cabeceou e a bola bateu no travessão e depois na linha, mas não entrou no gol.
Aos 39 minutos o Sampaio também colocou uma bola no travessão com Válber, que chutou sem marcação após receber passe do volante Dê.
Já nos acréscimos, Jheimy ganhou a disputa com a defesa do Paysandu e bateu forte e rasteiro, aos 50 minutos, para fazer o segundo gol do Sampaio. No lance seguinte Nádson recebeu bom passe de Henrique e perdeu a grande chance de fazer o terceiro gol. Foi o último lance da partida.
G1 Maranhão

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

País fecha 95 mil emprego em setembro, o pior resultado para o mês desde 1992

Pelo sexto mês seguido, o país demitiu mais do que contratou. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (23) pelo Ministério do Trabalho, a economia brasileira fechou 95.602 vagas formais de emprego em setembro. O resultado é o pior para o mês desde 1992, quando começou a série histórica.
O Caged registra as contratações e as demissões de postos com carteira assinada em todo o país. Com o resultado de setembro, o país acumula o fechamento de 657.761 postos em 2015. O resultado é o primeiro negativo para os nove primeiros meses do ano desde o início da série histórica divulgada pelo Ministério do Trabalho, em 2002.
Nos últimos 12 meses até setembro, o país fechou 1.238.628 postos de trabalho. Os números dos nove primeiros meses do ano e do acumulado de 12 meses levam em conta a série ajustada, quando o Ministério do Trabalho analisa as declarações enviadas fora do prazo. Nessa modalidade, os saldos de janeiro a agosto são contabilizados com ajuste, mas o mês de setembro ainda está sem ajuste.
A retração no número de empregos formais em setembro fez o número de trabalhadores com carteira assinada recuar. Em setembro de 2014, havia 41,78 milhões de pessoas com emprego formal no país. O total caiu para 41,09 milhões em setembro deste ano.
Os setores da economia que mais demitiram em setembro foram o de serviços, com o fechamento de 33.535 postos de trabalho, e da construção civil (-28.221). Em terceiro lugar, vem o comércio, que fechou 17.253 vagas. No acumulado em 12 meses, a indústria de transformação lidera as demissões, com o fechamento de 515.516 postos, seguida pela construção civil (-426.746) e os serviços (-150.012).
Por regiões, a retração das vagas formais concentrou-se no Sudeste em setembro, com o fechamento de 88.204 vagas, seguido do Sul (-21.088), Centro-Oeste (-8.958) e Norte (-3.470).
Somente o Nordeste registrou aumento no nível de emprego, com a criação de 26.118 postos no mês passado. Nos últimos 12 meses, todas as regiões demitiram mais do que contrataram. O Sudeste lidera o fechamento de vagas, com 725.081 empregos a menos, seguido pelo Nordeste (-186.994) e pelo Sul (-173.789).

Agência Brasil