sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Magistrados repudiam atitude de prefeito do interior do MA contra juíza

 A juíza Larissa Tupinambá foi assediada sexualmente pelo prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), durante uma audiência no fórum da cidade, nesta quinta-feira (19), é o que afirma a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) por meio de nota enviada à imprensa. O caso ocorreu nesta quinta-feira em Santa Inês, quando o prefeito teria buscado a juíza para tratar de assuntos municipais. 
O G1 entrou em contato com o presidente da Associação Gervásio Protássio dos Santos Júnior por telefone. “Foi um atentado contra o gênero feminino, contra a mulher, mais que um atentado contra os magistrados. Não podemos aceitar um comportamento desses”, declarou o presidente Gervásio Santos.
Por meio de nota, a AMMA repudiou o ocorrido e informou que além de prestar assistência jurídica, vai acompanhar o caso no âmbito da esfera competente. Ainda segundo a nota, já foi instaurado o procedimento para apuração do caso e a Associação espera uma punição rigorosa. Veja a íntegra da nota abaixo.
O prefeito nega acusação de assédio. O G1 entrou em contato com a assessoria do prefeito, que negou o ocorrido.
O G1 tentou contato com a juíza por telefone. O marido dela, Geraldo Castro Sobrinho, secretário de Educação de São Luís, informou que a magistrada não irá se pronunciar sobre o assunto.
Também por telefone, o delegado regional de Santa Inês, Walter Costa, informou que não há registro do caso na Polícia. “Não estou sabendo oficialmente de nada”, completou.

Veja a nota da AMMA na íntegra:

"Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) vem a público repudiar a atitude reprovável, sob todos os aspectos, do Prefeito Municipal de Santa Inês, José Ribamar Alves, que, nesta quinta-feira (19), a pretexto de tratar de assuntos relacionados à municipalidade, procurou a Juíza da 2ª Vara daquela Comarca, Larissa Tupinambá Castro, sendo por ela recebido no seu gabinete, oportunidade em que, ultrapassando todos os limites da ética e da moralidade, assediou a magistrada e, em seguida, segurando-a, à força, desferiu-lhe um beijo, tendo sido imediatamente repelido.
Após a intervenção dos funcionários, alertados pelo pedido de socorro da magistrada, o fato foi levado imediatamente ao conhecimento da autoridade policial que já instaurou o procedimento para apuração da conduta delituosa, com a consequente adoção das demais medidas legais.
Trata-se de questão de gênero, onde a  magistrada foi atingida em sua dignidade, merecendo, a exemplo de situações assemelhadas de que são vítimas inúmeras mulheres, rigorosa punição .
A AMMA se solidariaza com a sua associada Larissa Tupinambá Castro, a quem prestará a assistência jurídica necessária e acompanhará o caso no âmbito da esfera competente."

Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário