quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sedel abre prazo para cidades se candidatarem a sediar etapas dos JEMs

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) abriu oficialmente o prazo para que os municípios maranhenses se candidatem para sediar uma das seis etapas regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão. As cidades-sede serão conhecidas no fim de fevereiro e deverão cumprir as exigências do caderno de encargos da Etapa Regional dos JEMs 2014.

Para se candidatar a sediar uma das seis etapas regionais, os gestores municipais deverão manifestar interesse até o fim do mês de janeiro. No site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br), estão disponíveis os documentos e modelos de ofícios necessários para a solicitação de realização de uma etapa regional.

Dentre as exigências solicitadas pela Sedel para realizar uma etapa regional em um determinado município, estão as condições das praças esportivas, a hospedagem das equipes participantes na etapa e o atendimento hospitalar caso necessário, por exemplo. Estas são algumas das solicitações importantes que estão presentes no caderno de encargos para que as etapas regionais ocorram da melhor maneira possível.

“Queremos realizar uma grande competição em 2014. Por isso, estamos desde cedo nos mobilizando para definirmos o quanto antes as cidades-sede das etapas regionais. Agora, temos que organizar estes pontos importantes com as cidades interessadas em receber os JEMs para que tudo seja feito dentro do que esperamos para obtermos sucesso. Esta é uma característica desta administração da Sedel para fortalecer o desporto escolar no Estado. É preciso que nos preocupemos com cada detalhe da nossa principal competição estudantil”, declarou o secretário-adjunto de Desporto Escolar e diretor geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.

Além do início do prazo para que as cidades se candidatem as etapas regionais dos JEMs 2014, também está aberto o prazo de adesão dos municípios para a participação na próxima edição dos jogos escolares. O termo de adesão municipal está disponível no site da Sedel e é fundamental para a confirmação das cidades no evento esportivo.

“Em 2014, as disputas dos JEMs irão começar no fim de março com a realização da Etapa Metropolitana/Municipal. Tivemos que antecipar o começo da competição devido à realização da Copa do Mundo, que influenciou no calendário escolar. Tivemos que nos adaptar a este fato para que os JEMs consiga crescer ainda mais em quantidade de municípios, escolas e atletas participando da próxima edição”, finalizou Alim Maluf Neto.

JEMs 2014

A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. No próximo ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.

Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.

As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual.

A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.

No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível todo o cronograma dos JEMs 2014. Para ter acesso basta acessar o endereço www.esporteelazer.ma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário