segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cubanos chegam para o Mais Médicos no MA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (14), no Hotel Veleiros, em São Luís, o 4º ciclo do Programa Mais Médicos no Maranhão. Ao todo, 22 médicos cubanos estão participando da semana de acolhimento, recebendo informações sobre a realidade dos municípios em que vão trabalhar. “É necessário realizar esse acolhimento, além de mostrar nossa realidade na área da atenção básica”, declarou a coordenadora do Mais Médicos, no Maranhão, Isabel Macedo.
Ela explicou que outros 38 médicos cubanos chegarão a São Luís dia 16 de abril, totalizando 561 profissionais ligados ao programa que irão prestar serviços em municípios do Maranhão. “O 5º ciclo é o último garantindo o preenchimento de todas as vagas que foram disponibilizadas para o estado, beneficiando 185 municípios maranhenses que aderiram ao programa”, revelou.
Os profissionais vão trabalhar nos municípios de Carolina, Chapadinha, Tufilândia, Cajapió, Centro Novo do Maranhão, Buriticupu, Governador Eugênio Barros, Maracaçumé, Guimarães, Araioses, Barra do Corda, Balsas, Itinga, Santa Inês, Davinópolis, Presidente Dutra e Timon.
O médico cubano, Carlos Alberto Curbela disse que espera realizar um bom trabalho no Brasil. “Já trabalhei em outros países como África e Venezuela e espero que a minha experiência ajude a melhorar a saúde da população brasileira, especialmente aqui no Maranhão”, ressaltou.
Para o médico Victor Manuel Velazquez Mirabal, especialista em medicina comunitária e oftalmologia, o Maranhão é um estado que impressiona pela sua extensão territorial. “Estou impressionado com o tamanho do estado e espero que minha experiência em diversas missões como no Paquistão, Venezuela e Bolívia possa ajudar. Temos grande afinidade com os brasileiros, adoramos as novelas brasileiras e é um sonho trabalhar aqui”, declarou.
Durante três dias os médicos cubanos vão receber orientações sobre a Política Nacional de Atenção Básica – Estratégia do Maranhão; Situação de Saúde no Estado – vigilância epidemiológica; vigilância ambiental; vigilância sanitária e vigilância do trabalhador; Curso Especialização/UNASUS e Telessaude Brasil Redes; e Assistência Farmacêutica.

Fonte: Blog do Zeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário