segunda-feira, 28 de abril de 2014

PT define coligação com o PMDB e apoio à candidatura de Lobão Filho

 O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, por ampla maioria, que vai manter a aliança com o PMDB no Maranhão. A decisão foi tomada em encontro estadual para definir a tática eleitoral para este ano. Foram 148 votos a favor contra 61 dos delegados que defendiam a candidatura própria do PT. Com a decisão, a legenda entra oficialmente na pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado.
Por dois dias, os delegados do PT se reuniram em um hotel de São Luís para debater a tática eleitoral que o partido deveria seguir nas eleições deste ano. Duas teses estavam sendo defendidas inicialmente: uma de candidatura própria e outra de coligação. Nesta última, havia duas possibilidades, a de aliança com PMDB e a outra com o PCdoB.
No entanto, os defensores da segunda possibilidade dentro da tese de coligação com outro partido não compareceram ao encontro petista - até mesmo porque o PCdoB já está coligado com o PSDB, principal adversário nacional do PT.
Descartada por falta de representantes, os petistas disputaram a preferência pela candidatura própria (defendida principalmente pelo vice-presidente da sigla, Augusto Lobato) ou pela coligação com o PMDB. No fim do último sábado, 26, mais de 56% dos delegados com direito a voto decidiram que o PT no Maranhão irá manter a aliança com o PMDB.
"Fizemos as nossas ações dentro do calendário e uma ampla maioria decidiu que o PT no Maranhão vai manter a aliança com o PMDB. Algo legítimo. Vamos agora iniciar o processo de discussão sobre qual espaço do nosso partido na chapa majoritária do pré-candidato a governador, Lobão Filho", disse Raimundo Monteiro, presidente estadual do PT.
Esse encontro do PT, na verdade, homologa o que foi definido do Processo Eleitoral Direto (PED), quando o comando do partido é escolhido. Após conflitos internos e recursos à direção nacional, a legenda no Maranhão ficou com Raimundo Monteiro na presidência, cujo grupo ficou com 10 dos 260 delegados com direito a voto na definição da tática eleitoral.
Os demais 130 foram definidos pelos outros candidatos derrotados no PED que incluía nomes como o de Rodrigo Comerciário e Raimundo Teixeira, o Mundico Teixeira, que foram candidatos e que, assim como Monteiro, defendiam a aliança com o PMDB.
Isso significou que a tese de manter a aliança com os peemedebistas tinham, além dos 130 delegados de Monteiro, outros delegados de chapas adversárias que queriam a mesma tese. Por isso, mais de 50% decidiu pela aliança com o PMDB.
O resultado do PT do Maranhão vai ao encontro da decisão nacional do partido anunciada em março deste ano, que em nove estados os petistas iriam coligar com o PMDB no pleito de outubro deste ano.

Vice na chapa de Lobão será definido em maio

Com essa decisão do PT, os delegados da legenda voltam a se reunir dia 24 de março para definir quem será o candidato a vice-governador na chapa do senador Lobão Filho. Na disputa estão os ex-secretários estaduais José Antônio Heluy (Trabalho e Emprego) e José Costa (Ciência, Tecnologia e Informação).
Durante o encontro, alguns delegados chegaram a cogitar possibilidade do PT entrar na disputa pelo Senado, no entanto essa tese foi negada pela maioria, deixando definido que o PT indicará o vice-governador na chapa de Lobão Filho.
A previsão era de que mais essa escolha dos petistas fosse logo feita no encontro desse fim de semana. No entanto, devido ao horário e à demora na escolha da tese inicial sobre candidatura própria ou coligação, fez com que essa definição ficasse para o próximo encontro da legenda que ocorrerá no próximo mês.
Entre os indicados para a disputam estão dois ex-secretários da governadora Roseana Sarney. Eles já vinham disputando a indicação com outros dois nomes petistas: Rodrigo Comerciário e José Inácio, ex-presidente do Incra no Maranhão.
"Vamos conversar com os companheiros do nosso partido para que essa definição seja feita com unidade e da melhor forma possível", disse José Antônio Heluy.
Também será definida a composição inicial da chapa para as eleições proporcionais. No encontro deste fim de semana, também ficou definido que o partido não fará composição para as eleições proporcionais. Com isso, o PT vai lançar chapa pura, cuja composição será definida também neste encontro de maio.

Fonte: Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário