segunda-feira, 7 de abril de 2014

Luís Fernando não é mais candidato do grupo Sarney ao Governo do MA

O ex-secretário de Estado de Infraestrutura Luis Fernando Silva não é mais o candidato do grupo Sarney para disputar o Governo do Maranhão. A desistência aconteceu depois de uma conversa de Luís Fernando com Roseana Sarney em meio ao anúncio da governadora de que permaneceria até o final do seu mandato. Luís Fernando desapareceu, tirou o celular da área e até a noite deste domingo (6) estava inacessível.

A informação foi confirmada por fontes consultadas pelo Jornal Pequeno, dando conta de que o nome mais forte dentro do grupo para substituir Luís Fernando é o do senador e empresário Edinho Lobão, filho do ministro Edison Lobão, das Minas e Energia. No sábado, inclusive, ainda no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia, Edinho recebeu um telefonema do senador José Sarney, não se sabendo, a princípio, sobre o que trataram.
Especulações – Já na noite de sábado, eram muitas as especulações a respeito da desistência de Luís Fernando, da motivação da sua atitude e do seu provável substituto Edinho Lobão. Nos bastidores, comenta-se que Luis Fernando acreditava que o único cenário viável para permanecer na disputa seria a eleição de forma indireta na Assembleia Legislativa.
Como não houve acordo entre os deputados estaduais da base aliada e o Executivo, a eleição indireta foi descartada e o projeto do grupo da governadora Roseana Sarney alterado. Tanto que a própria governadora abriu mão da disputa para o Senado e decidiu permanecer no Governo.
Em contato com o jornalista Diego Emir, o senador e presidente do PMDB, João Alberto, informou todo o enredo que se desenrola desde a noite de sábado (5). “O Luís Fernando procurou a Roseana e disse que a permanência dela no governo não ajudaria ele em sua campanha. Luís Fernando desejava uma dobradinha com a Roseana na eleição, mas infelizmente ele reavaliou e desistiu da candidatura”.
Também a Diego Emir, João Alberto disse que o nome do candidato do grupo deve ser anunciado nesta segunda-feira (7) e que os últimos detalhes ainda estão sendo acertados com aliados do grupo.
Sobre a possibilidade de Luís Fernando voltar atrás e ser mantido como candidato do grupo, o senador respondeu: “A esta altura é muito difícil falar que possa ter uma reviravolta, o Luís Fernando renunciou a sua candidatura”.
Ao longo do dia, reuniões ocorreram na casa do ministro Edison Lobão (PMDB), para que um nome de consenso fosse encontrado. O senador João Alberto disse que não há a menor possibilidade deles dois serem o candidato e que o nome mais forte do grupo agora é o de Lobão Filho.
Uma fonte do grupo consultada pelo Jornal Pequeno garante que Roseana Sarney teria ficado magoada ao saber que partiu do pai, José Sarney, e dos irmãos Fernando e Zequinha o incentivo para que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, resistisse ao plano de Roseana e do seu secretário de Saúde, Ricardo Murad, de fazer Luís Fernando governador do Estado, mediante eleição indireta no Plenário da Assembleia Legislativa.
Quando Roseana conseguiu convencer o então vice-governador Washington Oliveira a aceitar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ela contava com o apoio do marido, Jorge Murad, e a ideia da eleição indireta era abraçada também pelo cunhado, Ricardo Murad.
Mas Roseana não contava que o pai e os dois irmãos trabalhavam para minar o plano da eleição indireta na Assembleia. Comenta-se, nos bastidores, que Sarney nunca acreditou nas chances de Luís Fernando tornar-se sucessor de Roseana. Por conta disto, acontece um fato inédito no Maranhão: a desistência em 24 horas de um candidato que buscou se viabilizar durante dois anos, surgindo daí o nome de Edinho, que nunca disputou uma eleição.
Surgiu na manhã deste domingo a informação de que, logo no início desta semana, deve sair o anúncio oficial do nome de Edinho como substituto de Luís Fernando na candidatura ao governo do Estado.
Outra informação importante colhida pelo JP: a cúpula do grupo Sarney estaria de posse de uma pesquisa interna que coloca Edinho Lobão alguns pontos à frente de Roberto Rocha (PSB) e de Gastão Vieira (PMDB), numa eventual disputa ao Senado.
Segundo esta mesma pesquisa, o nome Lobão é fortemente destacado nas faixas do eleitorado consultadas na pesquisa, daí surgindo a ideia de lançar o nome de Edinho como candidato a governador, na sucessão de Roseana. O próprio senador José Sarney teria sondado por telefone o possível futuro candidato, sábado à noite, no hospital em que Edinho se encontra internado em São Paulo.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário