domingo, 10 de abril de 2016

Governo do Estado divulga cronograma dos cursos que serão ofertados pelo Iema em 2016

 O Governo do Estado inicia a partir de maio os cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e oficinas que estão sendo ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). O cronograma de cursos  contempla todas as regiões do Estado e será executado ao longo de 2016. Ao todo são 62 cursos entre técnicos, de Formação Inicial e Continua e oficinas. Os editais de inscrição estão abertos até o dia 19 de abril no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço www.secti.ma.gov.br onde também pode ser acessado o Cronograma de início de todos os cursos por município.
“Temos um cronograma extenso de cursos contemplando jovens e adultos de todas as regiões do Estado. Em alguns municípios eles começam já a partir de maio e, em outros, somente em agosto de forma que iremos ofertar os cursos durante todo este ano atendendo as demandas existentes de formação profissional dos jovens e adultos, tendo em vista sua inserção no mercado de trabalho”, disse o secretário da Secti, Jhonatan Almada.
Entre os municípios que oferecerão cursos e oficinas já a partir de maio estão Açailândia (Gestão de Cooperativa e Empreendedorismo Solidário e Inglês Básico), Caxias (Agente Comunitário), Codó (Gestão de Cooperativa e Empreendedor Solidário), Carolina (Inglês e Guia de Turismo), Imperatriz (Desenvolvedor de Aplicativos Web, Inglês Básico), Pedreiras (Gestão de Cooperativismo e Empreendedorismo Solidário e Inglês Básico, São José de Ribamar (Agricultura Orgânica e Inglês)  e São Luís.
Em São Luís os cursos serão realizados nas Unidades Vocacionais Estaleiro Escola e Praia Grande. No Estaleiro iniciam em maio os cursos de Construção de Embarcações Tradicionais, Educação Ambiental, Logística Portuária e as oficinais de Reaproveitamento de Madeira, Reciclagem de Papel, Biojóias, Cerâmica e Modelismo Naval. Na Unidade da Praia Grande acontece também a partir de maio os cursos de Produção Cultural, Inglês Instrumental, voltado para a área de Turismo, e as oficinas de Dança Popular Maranhense, Produção Artesanal de Cerveja e Capacitação para Taxista.
Os cursos serão realizados também pelo Iema nos municípios de Amarante, Balsas, Barreirinhas, Coroatá, Governador Edson Lobão, Santa Luzia do Paruá, Timon e Turiaçu, mas nestes só a partir do mês de agosto.
Fonte:SECTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário