sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Centro Educacional João Paulo I, está entre os simifinalistas do Brasil nas Olimpiadas de Lingua Portuguesa na categoria "Memórias".

A Escola da Rede Municipal de Educação tem uma aluna classificada entre as semifinalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

                                                       (Raynan e Maria de Jesus)

O Centro Educacional João Paulo I, e toda população do município de Nova Olinda do Maranhão estão novamente de parabéns. Após ter alcançado antecipadamente todas as metas do IDEB para 2011, a escola agora comemora a classificação para a semifinal das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Veja como tudo aconteceu: Ao término das oficinas para a produção dos textos que foram desenvolvidos no prédio da própria escola com todos os alunos que compõem o corpo discente desta instituição de ensino, os textos foram selecionados pelos professores de ´Língua Portuguesa da escola e enviados à Secretaria Municipal de Educação que junto a uma comissão julgadora, selecionou e classificou as melhores produções textuais e consequentemente as enviou a uma comissão estadual que também julgou e classificou os melhores textos a nível regional.

Então, veio a grande conquista, dia 22 de Outubro a professora Maria de Jesus Costa, recebe a grande noticia que sua aluna Raynan Rodrigues da 6ª / 7º Ano do Ensino Fundamental, está classificada nas olimpíadas na categoria "memorias". (a olimpíada está dividida em quatro categorias, todos tem seu publico alvo, e lugares distintos para reunirem seus semifinalistas).

O texto produzido pela aluna Raynan Rodrigues, sob a orientação da professora Maria de Jesus, tem como titulo ''Reflexões da vida" e relata a historia de vida de uma antiga moradora da cidade, a srª Maria Oneide Azevedo.

Após a noticia as mesma se preparam para embarcar no próximo dia 09 de Novembro para Belo Horizonte no estado de Minas Gerais, onde irão se encontrar todos os semifinalistas do Brasil na categoria "memória," para participarem de novas oficinas, receberem as premiações, e quem sabe chegar até a grande final que será realizada dia 29 de Novembro de 2010 em Brasília- DF.

A direção.

Texto: Reflexões da Vida

A minha infância foi muito boa. Eu brincava com os meus amigos e éramos muito unidos uns com os outros, não havia briga entre nós e carregávamos no rosto e no caloroso coração, a alegria e emoção de sermos crianças.

As atividades que nós realizávamos para ajudar nossa família era pisar arroz, quebrar coco, colher milho e pescar. Cada um de nós tinha que dar sua parcela de contribuição para ajudar nosso sustento da família. Fazer o que? não tínhamos escolha. Os instrumentos que nós usávamos para realizar os nossos trabalhos eram: a pesada" mão- de- pilão" feita com madeira grossa e roliça para pilar o arroz, os machados e os anzóis.

Eu me lembro de uma passagem marcante na minha vida e na vida do povo dessa cidade: foi o dia em que entraram os primeiros caminhões e carros. Isso aconteceu no dia 26 de Outubro de 1966. Foi um momento de alegria e admiração, pois até então, existiam apenas veredas feitas pelos próprios moradores daqui. Nesse momento, as pessoas saiam de suas humildes casas de taipa e colocavam-se em pé, com as mais diversas expressões estampadas em seus rostos: surpresa, emoção e até mesmo medo, pois algumas acreditavam, diante do imenso barulho, que aquele seria o fim do mundo.

Passados alguns dias, veio a comprovação do medo e do desespero pois vários madeireiros invadiram a mata e começaram a derrubar árvores com seus motores-serra. Então, num dia nublado e triste, cortaram uma árvore que caiu sobre a cabeça de um dos moradores do lugar, deixando todos profundamente tristes e enlutados.

Hoje Nova Olinda do Maranhão não é mais a mesma, muitas coisas mudaram, principalmente as casas que são a maioria de alvenaria e também as ruas que são asfaltadas. As pessoas também mudaram muito no modo de se vestirem e de falarem.

Hoje, fico imaginando como seria a vida dos moradores se as coisas não fosse tão modernas e acho que as pessoas estão mais desumanas, o convívio não tem muita importância para elas.

Nós da equipe da Rádio Ieshuá FM e do JORNAL ELETRÔNICO, parabenizamos aos diretores, professores e todos que fazem um grande trabalho no CE João Paulo I. A conquista de Raynan Rodrigues é de suma importância para Nova Olinda do Maranhão, e isso mostra que temos grandes talentos jovens em nossa cidade.

Texto baseado na história de Maria Oneide Azevedo.

Fonte: BLOG DO JOÃO PAULO I (http://cejpaulo.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário