quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Horário de verão começa à 0h deste domingo, em três regiões

O Maranhão está fora do horário de verão, mas alguns serviços terão horários modificados.

SÃO LUÍS – Começa, neste domingo (17), o horário de verão, em três regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal. Os relógios deverão ser adiantados, nessas regiões, uma hora, até o dia 20 de fevereiro de 2011. O Maranhão, mais uma vez, fica fora do horário de verão, mas a rotina e alguns serviços terão horários modificados, e, assim, precisam da atenção da população.

Bancos irã antecipar o horário de atendimento antecipado no Estado – das 9h às 15h. Passageiros da aviação civil, também, deverão ficar atentos aos horários de embarque, que seguem o horário local, determinado na própria passagem aérea. Quem participa de concurso público, também, deve tomar cuidado: os horários de aplicação de provas, geralmente, costumam seguir o horário de Brasília. Para evitar problemas, os candidatos devem consultar os editais e chegar com bastante antecedência ao local de prova.

Já no segundo turno das eleições, que ocorre no próximo dia 31 de outubro, os eleitores que, no Maranhão, voltam às urnas para eleger o próximo presidente da República, devem observar observar o horário de votação, que segue o horário local, das 7h às 17h.

Economia

A medida visa à economia de energia no período em que os dias são mais longos, devido à translação da Terra. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), atualmente há vários países que fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles, estão os países integrantes da União Europeia, Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

No Brasil, o horário de verão é adotado desde 1932. Por meio do Decreto Presidencial nº 6.558/2008, a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Este ano, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a expectativa é que haja uma redução de demanda de cerca de 2,5 mil megawatts (MW) no horário de pico.

Fonte: http://www.imirante.com.br/ (Edição: Cícero Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário